Guerreiras meninas baianas

Essa é a realidade do país que vai sediar a Copa e as Olimpíadas
Raiana (13) Campeã Pan Americana e Bi-campeã baiana de Karatê. Daiane (11) Vice-campeã brasileira, Campeã do Norte e Nordeste e Tri-campeã baiana. As duas moram na periferia de Salvador e são treinadas pelo professor Marcos Lourenço em um Centro Social Urbano, no bairro da Liberdade. As pequenas campeãs tem tudo para se transformar em esperança de medalhas para o Brasil nas Olimpíadas de 2016, exceto apoio oficial e patrocínio. Mesmo assim, nessa terça-feira seguem de ônibus para a Paraíba, onde participam do Campeonato Brasileiro Interestilo. Conheci essas duas pequenas atletas hoje Ã  noite em um Shopping de Salvador onde exibiam no pescoço com muito orgulho as inúmeras medalhas e as fotos das competições vencidas.Mas  não estavam dando autógrafos e nem recebendo cumprimentos, circulavam entre as mesas arrecadando dinheiro para garantir a alimentação durante viagem. As passagens e hospedagem já haviam conseguido, mas faltavam recursos para assegurar o que todo atleta precisa, uma boa alimentação. Fiquei arrasada e ao mesmo tempo retada com a situação. Lembrei da euforia do Presidente Lula quando a cidade do Rio de Janeiro foi anunciada como sede das Olimpíadas. Será que da mesmo para vibrar quando nossos pequenos atletas quase que precisam mendigar para participar das competições dentro do próprio país? Isso é uma vergonha.
Fala-se em bilhões de recursos para preparar as cidades onde tanto os jogos da Copa 2014 como as Olimpíadas 2016 serão realizadas, mas quanto mesmo será investido em nossos jovens atletas  para garantir a participação deles em condições de competição? Já passou da hora de se pensar nisso. Será que essa turma acredita que um atleta se forma da noite para o dia? Quantas Raiana e Daiane devem existir por essas periferias, país à fora esperando por apoio oficial,  patrocínio? Até porque, apesar de todas as dificuldades, garra , esperança e determinação não faltam  a essas meninas e meninos do Brasil.

Postar um comentário

20 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. E ainda tem gente que nos chama de pessimistas.
    Parabéns ao blog por desnudar mais esta realidade cruel.
    Mas quem sabe...as olimpiadas e a copa do mundo estão chegando e todos nossos problemas serão resolvidos. Esta é a promessa. hehehehehe
    ÀS GUERREIRAS, não tenho dúvida de suas vitórias, determinação e garra vocês já demonstram que tem, tragam mais este ouro para nossa sofrida e humilhada Bahia.
    Torço por vocês...oss

    ResponderExcluir
  2. Ponto para o Blog, mais uma boa postagem.É assim mesmo, o que o cidadão comum vê como simples atletas andando pelo shopping, o jornalista enxerga uma história de vida , e que história!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para Raina e Daiane. Parabéns também para o mestre Marcos Lourenço, que com a motivação do Karatê realiza um belo trabalho social e forma cidadãos. Na verdade é de indignar como o Governo da Bahia trata o esporte baiano. O governo não tem uma política pública clara para o esporte baiano, ainda trata o esporte como brincadeira, só se pensa no futebol profissional, as instalações desportivas estão obsoletas, as federações vivendo dos abnegados e as empresas privadas não são estimuladas ao patrocínio. Além disso a falta de uma cultura esportiva, do apoio e da responsabilidade social. Os nossos campeões olímpicos estão por toda a Bahia, falta apenas um pequeno incentivo e uma política pública para o esporte baiano. É bom lembrar que o esporte é um instrumento importantíssimo para educar pessoas, promover ascensão social e formar cidadãos brasileiros participativos e comprometidos.

    ResponderExcluir
  4. Lamentavelmente vivemos o Brasil de Alice nos país das olimpíadas. Não vivemos mais uma desigualdade, mas um verdadeiro abismo social. Nenhum outro país do mundo ostenta a capacidade de produzir, num único ano, aproximadamente 7 mil supermilionários e, ao mesmo tempo, ver a massa de excluídos do sistema econômico avançar para cerca de um terço da população. A máxima de que as olimpíadas vão colocar o Brasil no palco das decisões mundiais é um ato de ingenuidade. Parabéns a Carmela pela inicitaiva solidária.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Carmela. Cada dia que passa fico mais fã desse blog, um verdadeiro jornal eletrônico. Por onde anda, com sua maquininha, ela flagra denúncias e personagens. Esse caso das meninas é um grande exemplo e temos o dever de divulgar ao máximo. Quem sabe assim algum empresário ou político resolve se solidarizar e apoiar essas atletas?
    Boa sorte às nossas guerreiras adolescentes e à nossa guerreira Carmela

    ResponderExcluir
  6. Pois é, minha amiga, e pensar que se gasta cifras de seis dígitos (ou mais) neste país apenas para se satisfazer a própria vaidade... E pensar que se joga no ralo cifras milionárias com trens da alegria e passagens aéreas para mulher, nora, sogra e afins de nossos gestores e representantes nas diversas instâncias do Poder Legislativo...Gostaria de dizer às meninas guerreiras que sonhem e acreditem, mas não tenho coragem. Estou quase perdendo a esperança em dias melhores neste país. Parabéns, Carmelita, por este soco no estômago. Como jornalistas, é só o que podemos fazer.

    ResponderExcluir
  7. Baiano você me fez lembrar o humorista Lilico, ele entrava em cena tocando um tambor e usava essa expressão “Tá bonito isso” e complementava: “Vamos acabar com esse negócio”.

    ResponderExcluir
  8. Situação lamentável, vergonhosa mesmo! Mas que tem de ser denunciada, sempre! Salvador em particular e a Bahia como um todo não podem se render ao descaso, e exemplos de luta como o dessas meninas têm de ser divulgados. Outra notícia terrível na área de esportes: com o fechamento para reforma da Fonte-Nova, Salvador corre o risco de perder a única piscina olímpica que lhe resta! Estamos dando para trás mesmo?

    ResponderExcluir
  9. Eu vi!!! estava presente neste dia e fiquei indignado em saber que temos jovens atletas que não recebem o patrocínio para representar o nosso estado .Fico feliz, porque mesmo assim, não desistem dos seus sonhos.Eu também fui um atleta, e por conta deste descaso, desistir por não ter recebido o apoio e incentivo do estado para participar de competições. Sucesso as guerreiras...

    ResponderExcluir
  10. Pois é Vitor, por conta desse descaso a Bahia perdeu a oportunidade de ter um excelente atleta. Você poderia sem dúvida ser uma estrela do basquete, que sabe nacional.Tomara que com a perspectiva das Olimpíadas essas meninas tenham melhor sorte.

    ResponderExcluir
  11. Olá Jaciara, muito bom ver você por aqui, aproveito a oportunidade para convidar a todos a visitarem o seu blog que é excelente. Seu comentário é perfeito, realmente o que me deixa mais angustiada é exatamente o destino dado aos recursos do pais, é essa farra incontida com o dinheiro público, que parece não ter fim. É a artimanha utilizada para justificar todo tipo de bandalheira, como se estivessem tratando com um bando de idiotas é a falência da moralidade pública, é a conivência da sociedade que parece conformada com tudo isso.

    ResponderExcluir
  12. Carmela parabéns ao Blog do RV que nos traz mais um furo jornalístico. Eu fico me perguntando cadê os jornais desta terra que não conseguem perceber situações como essa, e cobrar das autoridades?!?! Desses a gente já não pode esperar muita coisa. Isso sim Carmela é jornalismo, e não a reprodução de releases que hj acontece nos grandes veículos. Enquanto essas guerreiras meninas lutam para viver dignamente com sua atividade esportiva, lutamos nós para combater a criminalidade e o sub-mundo das drogas, com as cracolândias da vida. Triste Bahia de Todos Nós!!!

    ResponderExcluir
  13. Simplesmente revoltante. E pensar que pagam salários e patrocínios milionários para um monte de babacas correrem atrás de uma bola, enquanto um professor e um médico mal ganham mil reais.

    ResponderExcluir
  14. Interessante conhecer a história dessas atletas, quase que anônima para a gente, e com garra e perseverança estao galagando seus caminhos. Infelizmente o Governo investe tão pouco em Esporte e Lazer, por que será? Provavelmente porque construir escolas e quadras de esportes não dão votos...

    ResponderExcluir
  15. Eu fico até sem saber o que dizer diante de um fato desse. Se houvesse mais apoio ao esperte seguramente teriamos menos problemas com crianças envolvidas com o trafico.Provalemente se gastaria menos nesses programas do que com a munutenção de presos nessas cadeias imundas.

    ResponderExcluir
  16. Parabens às colocações do prof. Helio Campos Xaréu. Entre tantas observações procedentes quero destacar a falta de motivação e iniciativa da juventude atual. Há 40 anos um grupo de jovens, com faixa de idade de 18 anos, fundou, aqui no Rio Vermelho, o Clube de Praia Avenida que sem patrocínio de ninguém tinha equipes de atletismo, futebol de praia, futebol de salão, polo aquártico voley masculino e feminino disputando os campeoanatos baiano das categorias . Nesse grupo estava o professor Hélio e este modesto escriba.

    ResponderExcluir
  17. eu sou a garota da foto mas ganhei duas medalhas de 2 e 3 na minha categorias muito obrigada pelo apoio.............

    ResponderExcluir
  18. Olá Carmela tudo bem,sou mãe de uma daquela meninas que estvam pedindo no Salvador shoping, Raiane a Karateca Campeã Pan-Americana lembra? Mandei um comentário depois da viagem à João Pessoa falando das medalhas que ambas ganharam e não vi o recado no blog o que houve? Bem queria saber de vc se é verdade que uma menina karateca ganhou um patrocínio este ano e se tem relação com a reportagem que seu blog fez? por favor me responda por esse e-mail ta bom? Um abraço.
    sandra-cobra@hotmail.com ou 88635405.

    ResponderExcluir