Pânico na rua Maracás

Moradores do prédio Vela Branca, na rua Maracás, viveram ontem(16) momentos de tensão com mais um assalto, situação que vem se tornando corriqueiro no local. Três jovens, um rapaz e duas moças, conversavam na porta do prédio, por volta das 21h, quando foram abordados por quatro homens armados. Eles renderam o grupo e levaram carro do rapaz e os pertences de uma das moças. De acordo com uma moradora que assistiu o assalto os homens subiram a ladeira a pé e se aproximaram do grupo com armas em punho roubaram o carro e saíram em disparada. Segundo ela os assaltos já estão se tornando rotina em toda a área. A policia está informada da situação mas não se vê  nenhuma ronda para inibir a bandidágem. Ao que tudo indica, o tal programa de ronda nos bairro 24h só funciona mesmo na propaganda oficial.
Tópicos:

Postar um comentário

12 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. o Ronda Nos Bairros funciona bem sim. Mas não há tal programa no Rio Vermelho.

    o programa se concentra, corretamente, nos bairros mais pobres e realmente violentos.

    ResponderExcluir
  2. Violência hoje está em toda a parte com mais ou menos intensidade. A promessa que ficou no ar durante toda a campanha foi implantar o programa em todos os bairros, mas nem mesmo onde foi implantado o projeto piloto em Tancredo Neves, onde se registra um dos maiores índices de criminalidade da grande Salvador, o programa está funcionando satisfatoriamente porque tem ruas onde os carros da policia nem entram.

    ResponderExcluir
  3. Lucas poderia citar alguns bairros favorecidos como exemplo de bom funcionamento?

    Agora, se quiser me dizer que o embate nas ruas Soteropolitanas(políciaxbandidos)é resultado da ronda, não precisa perder seu tempo.

    E mais, o que adianta ronda, policiamento ostensivo, repressivo, dedicação de seus profissionais se nossa justiça não funciona em prol da sociedade?
    Na minha ótica a justiça brasileira me parece mais uma empresa com fins lucrativos, eu explico:

    Trâmites na justiça e na polícia não avançam se não houver motivação pecuniária paralela para seus agentes. Posso relatar alguns: já vi solicitação de verba para combustível de viatura para se resolver um assalto seguido de ameaça; já vi reconhecimento de detidos ser adiado por não haver serventuário capaz; já vi devolução de carros apreendidos mediante um valor previamente combinado; já vi magistrado ser pago por sentença; já vi policial portando arma sem munição; já vi coletes a prova de balas com validade vencida e/ou inadequado; já vi na prisão de uma quadrilha dois deles por terem condições financeiras e políticas serem liberados como inocentes e os outros dois pagaram tudo e mais um pouco para a justiça; já vi promotor, candidato a prefeito e juiz planejarem e vencerem eleições etc.

    E outra caro Lucas, como algo pode funcionar bem se notoriamente não há efetivo, treinamento, equipamentos, manutenção, remuneração adequados à demanda?

    Acho que você quis dizer foi, é mais um paliativo.

    Temos que começar mudando nossa cultura. Temos que dizer não para política da reação e sim para política da prevenção.

    1. No serviço de saúde de emergência pública você só é atendido imediatamente se chega com risco de morte. Quando consegue ser atendido.

    2. Ronda policial no bairro só é viável e correto se os indíces de criminalidade são altíssimos.

    Sendo assim ressuscitem Nero.

    ResponderExcluir
  4. Não foi apenas na rua Maracás ! Esta manhã , por volta das 6 horas, aconteceu na av.juracy Magalhães Jr., lado do canal que vai no sentido da sinaleira da rua Cons. Pedro Luiz. Um meliante tentou tomar o carro de um aluno da academia que existe naquela rua. Houve reação , o cara ( o bandido ) levou um tiro na cabeça e aconteceu toda aquela confusão de policia, Samu e até bombeiros... O Samu levou o assaltante baleado e quem atirou, só Deus sabe onde está, porque arrancou com o carro em disparada...Claro que naquele horário havia pouca gente na rua...Isto, foi aqui no Parque ! Portanto , o perigo está em todas as partes, onde menos se espera, sem marcar dia nem hora...

    ResponderExcluir
  5. Além de tudo está sendo falado aqui, existe o fato da classe média querer que a Polícia resolva tudo sem ser molestada. Assaltos existem no Rio Vermelho aos montes, mas a maioria não chega ao conhecimento da polícia porque os assaltados não vão à delegacia relatar o ocorrido, e aí a polícia pensa que tudo por aqui está correndo às mil maravilhas e desloca os policiais para outros locais onde a violência, aparentemente, é maior.

    ResponderExcluir
  6. Tá certo que enfrentar delegacia é uma chatice, mas hoje já possível registrar queixa pela internet também. Não entendo como um assaltado não presta queixa. Isso é o mesmo que colaborar com os criminosos.

    ResponderExcluir
  7. Aparentemente tudo esta muito bem pelo Rio Vermelho não vejo ninguém se quixado de nada. Se não fosse esse blog que uma vez ou outra informa um probleminha aqui e outro ali, diria que vocês estão vivendo em um paraiso.E até mesmo nesse blog a participação das pessoas se esgota nos comentários não vejo ninguem informando nada de errado nas ruas onde moram, mais uma evidência que está tudo bem por ai. Problema mesmo nos temos aqui na Barra, basta fazer uma pesquisa nos jornais para verificar. Se comparar o que sai sobre a Barra e o Rio Vermelho dá prá perceber que vocês são mesmo sortudos.Sugiro até mudarem o enfoque desse blog para divulgar apenas as programações dos bares e restuarantes e todo obá-obá que é onde está a badalação e o charme desse bairro.

    ResponderExcluir
  8. Você está certa viu Vanessa, se a avaliação é essa vou pensar em sua sugestão.Esse "mundinho" do faz de conta “do "deixa como está para ver como vai ficar" está atraindo cada dia mais adeptos.Então vamos nessa!

    ResponderExcluir
  9. ai ó:

    http://www.samuelcelestino.com.br/noticias/noticia/2009/11/19/51680,gangue-dos-gra-finos-pode-ser-solta.html

    ResponderExcluir
  10. Eita Baêa porreta.
    Rac será que a matéria abaixo é sobre o que você tá falando?

    http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1286937

    ResponderExcluir
  11. Estou com o que diz Vanessa.A participação de muitos adeptos do Blog se resume, apenas, a comentários e nada mais. Na verdade, o Blog necessita de matéria, porque não é possível que só a sua titular se esforce para colocar alguma coisa no ar. Com certeza, não estamos vivendo no paraíso. Coisas acontecem, que não são transformadas em notícias pelos leitores. A principal função do blog é divulgar notícias, esperando que algum responsável as leia e tome providências. Não é função do blog resolver problemas e sim, apenas, divulgá-los. Assim sendo, é preciso que , além de comentar, opinar, os moradores fiscalizem os seus pedaços e que passem matérias para a divulgação. O blog necessita de colaboradores e que estes passem as suas observações e mesmo artigos, se possível, acompanhados de fotos . O blog, que está cada dia melhor, ficará melhor ainda se houver maior participação dos moradores do bairro , não apenas através de comentários, mas encaminhando informações e artigos. Do jeito que a coisa está, estamos mesmo dando a impressão de que, por aqui, estamos vivendo numa ilha de tranquilidade, quando não é verdade...O importante é que todos estejam de olho e que coloquem a boca no trombone ( através do blog ), como está nos ensinando o pessoal da Barra.
    Antes de encerrar, quero deixar claro que não tenho procuração alguma para defender o blog, mas, esta, é a minha opinião!

    ResponderExcluir
  12. Muito bom esse seu comentário Sarnelli, é isso mesmo.Nossa proposta é discutir o bairro e seus problemas, mas isso só vai acontecer com a participação dos moradores informando o que acontece em suas ruas, de bom o ruim, sim, porque o Blog também quer divulgar coisas boas, alías, o ideal que que tivessemos apenas boas notícias para propagar.

    ResponderExcluir