Ainda sobre a violência

O governador Jaques Wagner aproveitou a edição desta semana de seu programa de rádio para convocar a sociedade a colaborar com o Estado na difusão de uma política de paz e solidariedade, uma ação conjunta com o governo para se atingir mais rapidamente o objetivo de enfrentar a violência. Para ele, é preciso “fortalecer os laços de família e os valores do humanismo dentro da nossa sociedade”.

 O governador Jaques Wagner disse que a entrega das 307 viaturas  ontem é mais um passo do trabalho de recuperação da capacidade da estrutura de segurança pública no estado. “Já compramos carros no ano passado e agora estamos entregando um novo lote de veículos para capital e para o interior. Já contratamos mais policiais, delegados, escrivão, agentes. Portanto, fortalecendo a capacidade da nossa Polícia Militar – a polícia presencial e repressiva –, da Polícia Civil e da Polícia Técnica – na área da investigação”.

Para Wagner, nesse caminho, a cada dia mais, será vencida a batalha contra o crime e oferecida à população de Salvador e de toda a Bahia uma sociedade de paz e de tranquilidade. Ainda sobre segurança pública, o governador diz que a entrega do novo IML de Santo Amaro é mais um passo na renovação da estrutura da Segurança Pública no estado da Bahia.(informa Agecom).

Comentário do Blog: Como é mesmo essa ação conjunta com o governo?
Tópicos:

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. "Bairro dos crimes

    A fama de localidade pacata e segura do Rio Vermelho foi bastante abalada na década de 50. Vários crimes impressionaram a população de Salvador, que passou a chamar o Rio Vermelho de “bairro dos crimes”. O primeiro, conhecido como o “crime da Rua Jequié” aconteceu nos primeiros anos da década de 50, quando o jornalista e advogado Jorge Teixeira de Carvalho foi abatido a tiros no então recém-construído Parque Cruz Aguiar. O segundo assassinato ocorreu em 04 de dezembro de 1955 e foi chamado de “crime do Frazer cinzento”. O motorista profissional Osvaldo Aurélio de Santana, o Vavá, foi encontrado morto dentro de seu carro, um Frazer, na Rua Macaúbas, também chamada de Rua do Motorista.

    Diversos jovens da área passaram a ser apontados como suspeitos pelo crime, mas o verdadeiro culpado nunca foi encontrado. Meses depois, um novo assassinato ocorreu no extinto Cine Rio Vermelho. Em uma sessão vespertina, no escritório do cinema, foi morto a tiros o baleiro Júlio José Novais, de 16 anos. O gerente do estabelecimento, Demócrito de Queiroz, matou o garoto após uma discussão sobre a suspeita de que Júlio havia roubado um outro ponto comercial da localidade. O autor do disparo diz que o crime foi acidental e o garoto, dias depois, foi atestado como inocente pelo roubo a ele atribuído. Depois de um jejum de 11 anos, aconteceu o “Crime de Natal”. Na véspera do festejo natalino, um guarda-civil matou um funcionário público em frente ao Bar Santa Bárbara, hoje inexistente.

    O mais famoso dos crimes, no entanto, ocorreu em 1977. O embaixador haitiano Delorme Mehú foi brutalmente assassinado em uma das suas constantes passagens por Salvador. Adepto do candomblé, o político do Haiti mantinha um romance com uma advogada baiana e, sempre que possível vinha de Brasília para o Rio Vermelho. Na época do crime, Delorme estava planejando um golpe de Estado contra o sanguinário Baby Doc, ditador do Haiti. Certo dia recebeu dois tiros à queima roupa em frente a um bar. Geraldo Pereira dos Santos e seu cúmplice, Israel Mota Silva, foram presos em flagrante na rodoviária, quando tentavam fugir. O motivo do crime foi político e os dois presos apontaram o primeiro-secretário da Embaixada do Haiti no Brasil, Louis Robert Mackenzie, como o mandante."

    Trecho extraído de:

    http://ibahia.globo.com/sosevenabahia/riovermelho.asp

    ResponderExcluir
  2. Vou continuar não acreditando nas promessas de políticos, prin cipalmente em ano de eleições, afinal já ouvimos coisa igual diversas vezes , e nada melhorou .Pelo contrário, sempre foi de mal a pior...
    Cada qual que se cuide, tomando os maiores cuidados possiveis, inclusive apelando para o seu Santo protetor , na esperança de que não esteja em dia de folga...

    ResponderExcluir