Em parte o Prefeito está certo

O prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) deu uma verdadeira bronca nos moradores de Salvador e donos de revendas de carros, ontem, ao ser entrevistado pelo apresentador Mário Kertész, da Rádio Metrópole, atribuindo à má educação das pessoas o acúmulo de lixo e as pichações de monumentos da cidade; e às concessionárias de automóveis o caos do trânsito da capital baiana.  Informa o Jornal A Tarde( veja matéria aqui)

João Henrique demonstrou muita irritação com o que qualificou de “má educação das pessoas” que não deixam a cidade limpa mesmo com as constantes varrições que, segundo ele, são promovidas pela prefeitura. “Agora no verão, na região do Farol e do Porto da Barra, a gente está fazendo de dez a 12 varrições por dia; o mesmo no Centro Histórico. Quer dizer, por mais que a gente limpe as pessoas não se cansam de jogar o lixo nas ruas. Há que se levar em conta também isso. Nós temos aí uma demanda infinita, é o tempo todo varrendo”, disse, criticando também pichadores e vândalos que atacam monumentos e destroem as papeleiras de lixo da capital baiana.

A teoria do prefeito para esses atos é a seguinte: “As pessoas parece que têm prazer de praticar vandalismo na cidade. Muitos dos nossos habitantes não amam a cidade em que moram”. O prefeito também reclamou de “um jornal”, cujo nome não disse, que ficaria “procurando diariamente uma coisa para bater na prefeitura”, mas disse que isso “faz parte da democracia”.

O prefeito dirigiu uma de suas maiores críticas às concessionárias de veículos que estariam, segundo ele, contribuindo para o caos do trânsito de Salvador ao vender carros sem entrada, em 80 prestações, e a prefeitura “que se dane”. Disse que isso “é um absurdo” e contou que nas cidades da Itália, “a prefeitura é que autoriza” essa venda.
Comentário do Blog- O prefeito só esqueceu de dizer que o sistema  de transporte coletivo na Itália é integrado por metrô, trens, ônibus, bondinhos e funciona muito bem. Os horários são cumpridos rigorosamente e quando há um atraso eventual, as empresas pedem desculpa aos passageiros. Além disso, as ruas são conservadissimas, não se permite estacionamentos nos passeios e o  uso de “lambretas” e bicicletas nas cidades históricas é estimulado. Outro detalhe é o investimento em novas rodovias que se observa em toda a Itália com aplicação de asfalto que deixa as pistas semelhantes a um tapete.

Postar um comentário

7 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. A Senhora esqueceu que na Itália nenhum político declarou que a verba da educação e saúde foram desviadas para o cumprimento de contratos referentes a festa momesca. EU me lembro disso. Se não lembram, cliquem nos links abaixo.
    Solução de um país de primeiro mundo para resolver um de terceiro? Só serve para eleger seus parentes em mais um ano eleitoral.

    http://www.atarde.com.br/audios/index.jsf?id=1073646

    http://www.atarde.com.br/imprimir.jsf?id=1073749

    http://www.bahianoticias.com.br/noticias/noticia/2009/02/13/34306,jh-da-tiro-no-pe-com-declaracoes-sobre-carnaval.html

    ResponderExcluir
  2. e mais:

    ele esquece que transporte coletivo ou individual leve (bicicleta) bom existe se, e somente se, se restringe fisicamente o uso de automoveis.

    como? diminuind vaga pra estacionamento. NAO fazendo avenidas. Ampliando calçadas.


    Nenhuma administracao municipal eh mais carrofila e carrocentrica do que a de JH. Nem Sampa!

    e ai ele vem dizer que tem "muito carro porque as concessionarias vendem"?!

    me poupe!

    é como Kassab dizendo que São Paulo alaga porque chove.

    Que chove, e que se vende carro, todo mundo sabe. Cabe ao poder publico municipal dar conta de, chovendo, nao alagar, e de vendendo carro estes serem pouco usados.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com quase tudo que consta da bronca do Prefeito João Henrique.Tem absoluta razão , quando reclama da falta de educação e de amor do povo pela sua cidade ,pelos seus monumentos , o que são coisas que não se pode negar. Afinal, os lugares mais limpos, não são os que mais se varrem e sim aqueles que menos se sujam....
    Espero que o desabafo do Prefeito cause o efeito desejado. Vamos contribuir, minha gente !

    Salvador merece o carinho de todos nós !

    ResponderExcluir
  4. Realmente não se pode negar que grande parte dos habitantes de Salvador sempre foi e parece que continuará sendo incivilizada. Joga-se tudo que não presta na rua inclusive fezes e urina. Acho que não tem jeito mesmo.Diferente de outras cidades que conheço.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com Lucas. Não mencionei a parte relativa às concessionárias de veículos, porque a considerei uma piada, não merecedora de atenção.Imaginem: as culpadas pelos engarrafamentos de Salvador, são as concessionárias que vendem carros demais !... Não dá para acreditar numa bobagem dessa. E o nó de todos os dias e todas as horas, Sr. Prefeito,na Mariquita, não tem solução (interrogação).Pode se preparar, Senhor Prefeito, para ver, a cada dia, mais veiculos circulando pelas ruas de Salvador.

    ResponderExcluir
  6. Quando o Prefeito diz que o povo não tem educação eu concordo, mas quero saber o que ele está fazendo para mudar isso.Na minha opinião primeiro tem que melhor o serviço de limpeza, segundo melhor o ensino porque educação é tudo, depois fazer campanhas educativas e estruturar a prefeitura para ter capacidade de fiscalizar e punir principalmente os bares e resturantes que jogam o lixo na rua sem nenhuma procupação com o horário de coleta como acontece aqui no Rio Vermelho, mas a muta tem que ser também para os moradores, ai tudo bem, dá até para multar, agora sair multando pessoas pela rua, isso acho uma piada.Se não tem capacidade para cumprir as leis existentes por que criar outras?

    ResponderExcluir
  7. O pior prefeito é que a maioria desses mal-educados votou no senhor, ou o senhor acha que seria eleito e reeleito numa cidade onde o povo fosse educado?

    ResponderExcluir