Era uma vez uma escola

O ano letivo começou com o Colégio Guiomar Muniz Pereira fechado. Sem nenhum comunicado oficial à comunidade, ou qualquer ato formal, o estabelecimento encerra as atividades  depois de uma bonita história de relação com o bairro que durou mais de quatro décadas, educando gerações. Marisa Salles (foto)que foi professora e  coordenador por vários anos, não consegue conter as lagrimas ao recordar o auge da escola. Lembra, ainda emocionada, a algazarra dos alunos, as festas de São João, as feiras de ciência e a integração  com a comunidade. Mesmo aposentada e afastada da funçao disse que a noticia  teve para ela o mesmo impacto da perda de um ente querido. E ela,que contou tantas histórias com final feliz para as crianças, agora, inclui no repertoria ,mais uma, que embora com um bonito enredo, não terminou tão bem como os contos de fada.
O Guiomar Pereira se instalou no Rio Vermelho na década de 60, em um casarão da Rua Almirante Barroso, onde hoje funciona uma agência de publicidade. Os alunos do curso infantil usavam fardas tipo marinheiro, com um bonezinho na cabeça que os diferenciava das demais séries. Logo o Colégio, conduzido com  rigor e disciplina, mas também com muito amor e dedicação por dona Valdete,  caiu no gosto dos moradores e em pouco tempo teve que se mudar para atender à grande demanda de alunos. Passou então a funcionar em um bonito casarão de dois andares que ficava do lado do mar, no local onde hoje estão as quadras esportivas da Rua da Paciência. Com as obras de ampliação da avenida na década de 70, todas as casas do lado do mar foram demolidas. A direção Guiomar adquiriu um terreno em frente ao antigo prédio onde foi construída a nova escola, local em que funcionou até o ano passado. De acordo com informações o encerramento das atividades foi em decorrência da grande  inadimplência e a redução do número de alunos. O prédio já foi vendido, mas ainda não há noticias qual a utilização que será dada.
Tópicos:

Postar um comentário

8 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Realmente é muito Triste.Fui aluno do Guiomar foram anos maravilhosos da minha vida.
    Marisa, D.Valdete,Edson o Diretor carrasco, professor(a) Pascoal,Hilmaria,Mara,Lucia,D. Meire da cantina e varias pessoas maravilhosas que passaram por lá.

    LUTO TOTAL.

    RIRV

    ResponderExcluir
  2. QUEREMOS O GUIOMAR...MARISA VOLTA PARA LÁ.
    ESSA ESCOLA NÃO PODE ACABAR.

    ResponderExcluir
  3. O GUIOMAR NUNCA DEVERIA ACABAR, POIS D. VALDETTE FOI UMA MÃE PARA TODOS, E ELES ESQUECERAM DE AJUDA-LÁ PARA QUE ISSO NÃO ACONTECESSE.
    MEU CORAÇÃO ESTÁ MUITO TRISTE, JAMAIS ESQUECEREI ESSA MULHER TÃO FORTE E MARAVILHOSA QUE FOI MINHA QUERIDA VBM.
    TE AMO MUITO.

    ResponderExcluir
  4. Como é bom ler tantas palavras elogiosas. Como é bom saber do encanto e amor que envolve a todos que fizeram, e sempre farão parte desta história.
    Como ex-aluno e ex-colaborador que cresceu naquele lar, me entristece muito essa perda. Mas tenho muito orgulho do nobre trabalho ali realizado por todos os já citados e muitos outros, e da boa convivência que com eles tive por vários anos. E me alegro acima de tudo quando vejo que minha vovó Valdette - a responsável por tudo - é muuuito mais forte do que pode aparentar, e esbanja sabedoria e lucidez! Valeu!!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito triste com a noticia do encerramento das atividades do Guiomar.o bairro realmente perdeu uma de suas referências, não sei se D. Valdete está morando no mesmo lugar. Por meio desse blog que prestar a ela minha solidariedade e agradecimento, obrigada Dedete!

    ResponderExcluir
  6. Retornei à Salvador para fazer uma prova de concurso público e ao passar no Rio Vermelho, o choque.O prédio com faixa anunciando venda e uma janela no alto a balançar com o vento me transportou imediatamente para os bons momentos que vivi alí de 1979 a 1981. Pena que não tenho fotografias do colégio e quero saber notícias do professor de Ciências, o Edson, que depois viria a ser diretor da escola, professor João de técnicas Comerciais e Conceição de História. Teve o Mário de Matemática e Roberto de Inglês. Que fim levou essa gente? e a Lisiane...?

    ResponderExcluir
  7. Muito triste, estive no Rio Vermelho e quando vi o prédio a venda fiquei muito triste, Dna Valdete um amor Mariza um carinho e doloroso eu como ex aluno ver o fim duma história tão linda de educação e dedicação. Muito triste eternamente sera lembrada Dna Valdete pelo seu sorriso sua dedicação e sua história bjs Mariza com carinho Rafael Nogueira

    ResponderExcluir
  8. Muito triste sem palavras eu ex estudante. Lembro do sorriso i alegria de Dna Valdete, Marisa dedicada pro Gal dentre outros, uma perda histórica duma escola i do seu fundador. Muito muito triste

    ResponderExcluir