Gil está certo, o Haiti e aqui mesmo

Adoro o Centro Histórico de Salvador. Confesso que gostaria de freqüentar mais vezes principalmente aos domingos e feriados, andar pela rua Chile,  mergulhar na história. Porém sempre que faço isso retorno triste e envergonhada. A sensação é que essa é uma cidade sem governo, insegura e abandonada. Hoje à tarde, depois de passar alguns dias de molho em casa por causa do tal rotavirus, meu filho praticamente me arrastou para dar uma volta no centro. A indisposição era tanta que nem tive vontade de pegar a maquina digital, ainda bem, pois me poupei de registra e mostrar as imagens que vi. Com o tempo nublado o cenário do centro era ainda mais deprimente. A Avenida Sete e Rua Carlos Gomes pareciam um grande lixão. Sob as marquises dezenas de famílias de sem tetos deitadas em camas improvisadas de papelão, usando as grades dos edifícios como varais para secar seus trapos coloridos, crianças mijando e fazendo outras necessidades fisiológicas nas esquinas. O Haiti é mesmo aqui. Na Praça Municipal, onde estão os prédios dos poderes Executivo e Legislativo, o guardião Thomé de Souza e um dos cartões postais mais conhecidos, o Elevador Lacerda, pedintes, muitos pedintes, a maioria crianças e idosos estendendo as mãos exibindo unhas imensas e imundas, marcas da situação de absoluta miséria em que sobrevivem. Na Praça da Sé alguns turistas dividiam os olhares entra a arquitetura do Corredor da Misericórdia, com seus bonitos casarões recém recuperados e o assedio de dezenas de vendedores de fitinhas e outras bugigangas, aos quis se misturavam adolescente visivelmente drogados com roupas sujas e mijadas. O retrato de uma cidade imunda e pobre, muito pobre. Da Cruz Caída o olhar se perde na bela baia de todos os Santos, única, um espetáculo da natureza. O pensamento alcança o horizonte e vem o questionamento: essa cidade merece ser tratada dessa maneira? O pior é que ainda tem uns caras de pau que querem me convencer que está tudo bem. Vão catar coquinhos e me deixem em paz!
Tópicos:

Postar um comentário

7 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Alguém devolva minha Capital Barroca de volta! e rápido!

    ResponderExcluir
  2. Olha Carmela, obrigada, você expressou nesse comentário exatamente o que sinto quando me atrevo a visitar o centro histórico aos domingos.è mesmo uma trsiteza, os museus, as igrejas fechadas~. As poucas opçãos ficam por conta de uns bares sujos que atendem pessimamente, ou de restaurante carissimos com atendimeto sofrivel. O Espaço cultural Unibanco é legal mas com a degradação do centro não sei se vai durar muito tempo A Cubana, onde tem aqueles bolinhos de arroz que tanto gosto, o atendimento é muito ruim, o cliente fica cercado por garotos e garotas pedindo esmola olhnado para você com um cara que deixa qualquer um constringida ,como se estivesse praticando uma coisa errada diante daquela miséria toda, eu desisto! Não sou uma pessoa muito viajada, mas nos poucos lugares que já andei, inclusive na América do Sul, em nenhum vi isso, O centro antigo é tratado como uma joia, já aqui.....

    ResponderExcluir
  3. Interessante como são as coisas ! Cheguei da rua com a intenção de propor uma nova enquete à Carmela e, de fato, já lhe mandei um mail com a minha idéia. A enquete seria : " O que você acha de Salvador sob a atual administração ? " No entanto, parece que , com a postagem de Carmela , já começam a surgir os comentários . Carmela , você foi recisa ao descrever a situação nos mínimos detalhes. Aliás , acho que suas palavras surgiram do fundo do coração num verdadeiro desabafo ! Vamos deixar esta postagem valendo como uma enquete. Pessoal , se manifeste !

    ResponderExcluir
  4. Deveriam inserir na região do Pelourinho um CAM - Centro Administrativo Municipal. Acredito que os comerciantes teriam movimento durante o ano inteiro,afastaria a mendicância e o turista seria melhor assistido.

    ResponderExcluir
  5. verdade... infelizmente a impressao que temos é que o Centro historico da cidade que fica ao lado da câmara , da prefeitura esta as moscas. Sempre passo por ali, é incrivel o numero de pedintes, de moradores de ruas, de cachorros, de sujeira... E estamos falando do CENTRO da cidade, onde todos passam e todos vêm, mas poucos fazem alguma coisa. Lastimável.

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente esta é a nossa realidade, não só no centro histórico, que, até na porta do IPAC vê-se dogrados, fezes humanas etc.
    Neste roteiro turistico o visitante não pode deixar de conhecer, o plano inclinado e os prédios próximos, abandonados e invadidos por sem teto.

    ResponderExcluir
  7. POK , você fala do Plano Inclinado Gonçalves , mais conhecido como o " Plano Inclinado " . Concordo em gênero, número e grau. Pense só na situação em que se encontra o " ELEVADOR DO TABOÃO , " que seria mais uma curiosidade turística, mas, do jeito que está ...
    É... a cidade não merece o que estão fazendo com ela. Eu nunca me esqueço de que criaram um cartão postal negativo para a cidade de Salvador , sinto vergonha : um sanitário a ceu aberto , diversas vezes denunciado aqui, que serve a motoristas, cobradores , fiscais ,despachantes de empresas de ônibus de todas as linhas que fazem o ponto final naquela pracinha entre a rua Chile e Rua da Ajuda... e quém mais necessitar. É ali que os turistas desembarcam. Um mau cheiro tremendo que, por si só , chama àtenção . Um demérito para a cidade e, pior , a menos de 200 metros do palácio Tomé de Souza, pertinho do Palácio Rio Braco, do Lacerda e da própria Câmara Municipal !Os técnicos, os experts, da prefeitura , bolaram um terminal de ônibus em pleno Centro Histórico , e não tiveram a habilidade de dotá-lo do mínimo indispensável...

    Falando do Centro Histórico, em postagem neste blog, a Carmela descreveu , em detalhes , as mzelas da área.Não faltou nada !

    Será que o prefeito não tem olfato ? Os vereadores ? Será que acham que é isto mesmo ?

    Definitivamente, Salvador não merece o que estão fazendo com ela , repito e protesto !

    ResponderExcluir