O prefeito e os passeios de Salvador

O prefeito e os passeios de Salvador
Por Sarnelli

Não é a primeira vez que O prefeito promete fiscalizar isso e aquilo, como não é a primeira vez que promete aplicar multas pesadas aos cidadões infratores. Foram tantas promessas não cumpridas...

Vem ele agora com um “ banho de calçadas “ ( não é banho de tudo ?), sob a alegação de que a cidade é turística . Novidade ! Isto é básico, numa cidade como a nossa. Eu discordo da utilização de pedras portuguesa, sou pelo concreto.. Haja vista a pavimentação do Campo Grande e a troca das pedrinhas nas calçadas da Barra , do Porto até um pouco mais para lá do morro do Christo.Para citar mais alguns exemplo : o passeio desde Amaralina até o antigo Clube português e daí para adiante; os passeios da avenida Manoel Dias da Silva e outros, que, feitos em concreto , cimento, marmorite , dão uma nota especial à paisagem e à segurança das pessoas , que serão eternos.

O investimento é um só e não vai ter essa coisa de ficar tapando buracos e expondo uma população aos perigos de quedas que podem resultar em fraturas de diversas gravidades. É preciso levar em consideração que boa parte da população, os idosos principalmente, são portadores de uma doença silenciosa conhecida como osteoporose , em vários estágios , que enfraquecem os ossos, tornando-os quebradiços ao menor esforço e à uma queda... É claro que os passeio em concreto e em cimento também precisam de manutenção, porém é mínima. 

As pessoas estão abandonando os passeios e indo se arriscar no asfalto ...! 

Promessas nunca faltam, principalmente num ano como o que estamos vivendo . Na verdade , o Sr João Henrique não precisa prometer mais nada , nem criar novas leis . Basta cumprir o que prometeu, usar as leis que já existem e tornar a cidade bonita , confiável, e sobretudo, confortável , não apenas para os turistas , mas e principalmente , para o próprio baiano . 

Tem tantas coisas a serem feitas , que já nos esquecemos de algumas delas. A piada do metrô: a população não tem mais a menor esperança e ainda pergunta: para que , para o que é que aquilo vai servir?Já nem pensa no dinheiro que os trenzinhos , aqueles brinquedinhos , estão engolindo... problemas do trânsito , do lixo , a manutenção do patrimônio público , mictórios a céu aberto , principalmente um no terminal de ônibus da Praça da Sé, pertinho do palácio Tomé de Souza ( sede da prefeitura ), coisas assim . Vou ficando por aqui na esperança de que ocorram ações, pequenas ações, e que aconteça dessa vez , que a fiscalização seja eficaz. Sempre temos probleminhas ... Carros estacionados sobre os passeios... vejam a foto que acompanha esta postagem ! Verifiquem se é possível passar pela área, sem descer para o asfalto, onde os carros chegam em disparada ... 

Uma cidade como Salvador, tem um passado histórico a ser preservado. 

Governar uma cidade como Salvador não é coisa simples. É um belo abacaxi, mas, quem o comprou, que o descasque . É para cumprir essa missão que alguém se candidata. 

Para que o turista veja, e o baiano também , que tal limpar a estátua do Barão do Rio Branco cuja base de granito está cheia de limo? Há quanto tempo ela não vê escova, água e sabão ? E o escravo, que é uma das alegorias na estátua de Castro Alves, o maior cartão postal de Salvador, por que continua sem a mão direita ?Fico só nessas duas , mas tem mais, muito mais... 

Sr. Prefeito, por favor, dá uma volta pela cidade !

Postar um comentário

6 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Muito pertinente esse comentário de Sarnelli, o que a cidade precisa é de menos conversa e mais trabalho, alías, a população já anda com o saco cheio de tanto blábláblá.

    ResponderExcluir
  2. Pelo amor de Deus, limpem as ruas, avenidas, e as estátuas . Tirem os carros da calçada da Ladeira da Barra, os carros sobem em alta velocidade, e nós turistas ou não temos que pedir a Deus que nos proteja, enquanto ohamos para a Bahia de Todos os Santos.
    Adoro o povo Baiano, amo Salvador, mais estou me cansando de mandar e-mails pedindo melhoras,
    AUTORIDADES:
    olhem para o nosso Pelourinho, ajudem as pessoas a pintarem suas casas e comércios.
    Limpem as estátuas que representam o folclore Brasileiro.
    Concordo com a colega muito Bla Bla Bla e pouco fechamento......
    AI MINHA QUERIDA BAHIA, se você soubesse a saudades que tenho...., ah essa saudades danada,
    que me fazia ter orgulho de ver a evolução dessa Capital de todos nós Brasileiros.
    Saudades coisa danada de sentir, mais que eu estou , tô!
    Arlete Travasso

    ResponderExcluir
  3. Eu só queria um Prefeito que olhasse por essa minha cidade, só isso.

    ResponderExcluir
  4. Eu nao me espanto com mais nada.Enquanto a administraçao pública foi hipocritamente voltada para o turista em detrimento de sua populaçao,que vive aqui o ANO TODO,aguentando esses agentes de transito mal treinados,essa demagocia desses vereadores e esse prefeito que nao vou nem comentar mais,vamos continuar com esse descaso culminado com essa populaçao mal educada,egoista,que nao respeita nada,fura fila de tudo e rouba vaga de estacionamento entrando na contra mao,para nao falar de taxistas e motoristas de onibus,enfim,viver em Salvador é muito difícil...Ah e tem os donos da rua autodenominados "guardadores de carros" que colaboram liberando essa cena da foto.Quem me disser que ja viu algum guardador evitar roubo de carro,por favor se habilite e concorra a um carro....rssss.So rindo para nao chorar,Salvador do axé.Falar nisso cade os cantores,artistas de Carnaval,estao nas Bahamas ou nos Carnavais fora de época se enchendo de mais dinheiro enquanto morremos soterrados?

    ResponderExcluir
  5. O Prefeito lembrou uma lei que responsabiliza os proprietários de imóveis privado sobre a manutenção dos passeios em frente a sua propriedade.
    Complementando Trajano e comprovado através da fotografia deste post, nem em nome de Deus a cidadania é exercida, pois a imagem fica em frente ao finado Cine Rio Vermelho adquirido por uma das autodenominadas representante de Deus.
    Mesmo com toda a alta arrecadação, lucro, através de, dízimo, empréstimos, venda sei lá o que, não proporcionam a manutenção do passeio e ainda usam como estacionamento para seus "adeptos", leia-se cliente.

    ResponderExcluir
  6. Orgulhosos da Bahia, notadamente de Salvador , nós o somos . Não nos orgulhamos, claro , dos nossos administradores , que deixam uma cidade como essa totalmente abandonada .Felizmente eles não podem estragar a paisagem com que a natureza nos presenteou. Ou podem ? Quem sabe ? A cidade está , literalmente , à deriva , se movimentando um pouco com o embalo de administrações anteriores mas quando este passar, vai parar mesmo . Tudo foi relegado ao abandono. A moda agora é mexer com os passeios ( só para os turistas ? ). Obrigar os proprietários de imóveis a consertarem os de suas responsabilidades, é uma boa ! Mas a Prefeitura deve dar o exemplo, mostrando como se faz ao vivo e a cores, consertando tudo o que for de área pública, de sua responsabilidade , o que esquivale a dizer, praças calçadões, sem esquecer a manutenção dos monumentos, etc.

    Volto a insistir e a perguntar: por que o escravo que faz parte da alegoria do monumento ao Poeta Maior |Castro Alves está sem a mão direita há muito tempo ? Por que, ainda não foram repostas as letras do nome de D.Pedro Fernando Sardinha ( faltam as letra do nome Fernando e ) ? O busto do primeiro Arcebisto do Brasil está exposto ao público , principalmente aos turistas ( os preferidos do Prefeito ), em plena Praça da Sé , a poucos metros do " ponto zero " da cidade de Salvador, que é a Praça Municipal, ou seja, a praça Tomé de Souza !

    Por que a parte em granito rosa da base do monumento ao Barão do Rio Branco , está tomada pelo limo , em pleno centro histórico ? E aquela mataria no cercado de proteção à figura de D.Pedro IIº, no jardim de Nazareth ? E teria até mais , mas vou ficando por aqui.

    ResponderExcluir