Já vai tarde

Por João Brasil
Passei exatamente às 14 h pela quadra aqui da Paciência, e estão retirando as esculturas de Bel Borba. É bom porque estava exalando um mau cheiro, fora o acúmulo de ferrugem...

Postar um comentário

17 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Considero Bel Borba,um artista criativo e maravilhosamente popular, no meu conceito, a arte tem sua maior visibilidade e expressão é realmente nas ruas, onde o povo pode ter a oportunidade de admirar e se manifestar. Se fosse eu um artista, certamente que faria o mesmo, o belo, não é exclusividade dos poucos, o deleite de adimira-las, independe da condição social ou mesmo da volumosa conta bancaria, diconheço pela minha ignorância, um artista que tenha nascido abastardo, Van Goog por exmplo morreu louco e na mais extrema miséria, A sensibilidade não tem sobrenome. Bel Borba realiza suas obras com inspiração e igualmente sensibilidade, todavia, em relação a estas esculturas supracitadas, em se tratando de matéria prima organica viva, ecologicamente não seria recomendavel expô-las in natura, pois configura-se uma agressão a preservação da biodiversidade, assim sendo, não seria politicamente correto, mas, certamente não era esse seu intuito, pois se formos interpretar o significado dessa palavra, veremos que "Biodiversidade" significa exatamente; "DIVERSIDADE DA NATUREZA VIVA", de modo que, na nossa interpretação, o seu propósito foi exatamente trazer a natureza viva para sua obra. Com todo respeito e estima que tenho a João, discordo quando diz "JÁ VAI TARDE". A arte, seja ela de que maneira for, é sobretudo a arte.

    ResponderExcluir
  2. João, a sua felicidade, infelizmente, não está sendo, ainda, completa. O Bel só retirou , hoje, uma peça mariscada. A " mascara" ficou com as que estavam anteriormente no passeio. Ainda há mau cheiro no local.

    ResponderExcluir
  3. Vamos esperar então que retornem amanhã para retirá-la, visto que, pelo que deu pra perceber o caminhão não comportava todas ao mesmo tempo, no momento só estavam colocando uma das "mariscadas" e já tinham outra em cima. É bom que fique claro que não somos contra a arte, no entanto, neste caso deveriam estar com a sua "manutenção" atualizada.

    Abraços......

    ResponderExcluir
  4. Também considero Bel um artista criativo, mas não quer dizer que tenho que gostar de tudo o que ele faz. O que para uns pode ser arte, para outros não representa absolutamente nada. Prefiro ficar e admirar as obras de arte de rua de Pasquale de Chirico, mas nem por isso vou desmerecer os que gostam de outrar formas .No caso em questão, as da quadra, acho um horror. Mas tem gente que gosta.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Branco e a todos.

    Bonitas palavras, também como você, sou a favor das artes, seja ela qual for,no entanto, sou um mero apreciador deste blog, o qual é de uma grande valia principalmente para a população do bairro, e apenas informei o fato que estava acontecendo com às obras, quanto ao título, "JÁ VAI TARDE", não o coloquei, com a palavra, Carmela.

    ResponderExcluir
  6. João, o titulo é de minha inteira responsabilidade e expressa um sentimento que infelizmente não se concretizou, três peças continuam no mesmo lugar,mas como disse no comentário anterior, tem quem goste.

    ResponderExcluir
  7. Felizmente as outras ainda estão presentes. Arte não tem necessariamente que agradar ou decorar um ambiente ou uma rua, tem que provocar, tem que desestabilizar.

    O mal cheiro em pouco tempo desaparecerá, e se for isso o problema, porque não cobrimos a praia de Santana com cimento, afinal, ela fede, assim como todos os moradores de rua, cães e barcos ali presentes

    Nem sempre a solução mais fácil é a mais adequada a todos

    ResponderExcluir
  8. Essa é uma discussão que nunca acaba. Arte pode ser tudo, mas tem que me dizer alguma coisa e esses que vocês estão falando não me dizem absolutamente nada, portanto, para mim tanto faz tirar como deixar é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  9. Achei aquelas "esculturas" horroroosas. Pra mim já vão tarde mesmo! Um artista, qualquer um, por mais criativo que seja (e Bel Borba o é)não tem o direito de fazer o que quiser nas ruas da cidade APENAS PORQUE É ARTISTA. No ateliê ele pode pintar um quadro ou esculpir uma peça horrível. Vai ficar na galeria ou na sala de algum idiota que o adquira. Tudo bem, são espaços privados. Mas que direito esse artista tem de castigar a cidade, as ruas e parques (que são espaços públicos)com coisas que só ele acha que é arte. BEL BORBA TEM MUITAS CONTRIBUIÇÕES À ESTÉTICA DA CIDADE. Mas aquela "coisa" que enfeia o Rio Vermelho...sinceramente. Não basta o que já fazem para maltratar a beleza do bairro ? Vamos parar com essa ideia maluca de achar que em nome da "arte", tudo pode ser feito... com que é de todos: a cidade

    ResponderExcluir
  10. Para acabar com o mau cheiro ou qualquer outra coisa que seja na Praia de Santana, tem que haver mutirões, faxinaço, desocupação e tudo mais, só que pra tudo isso acontecer, não basta postar no blog suas idéias, seriam mais respeitadas e avaliadas em reuniões em prol do bairro, da qual muitos não comparecem, só fazem criticar. Se nós não cuidarmos do bairro, ficar sentado só esperando os orgãos competentes se pronunciarem, aí sim não vamos a lugar algum e também não se pode omitir a verdadeira situação que o bairro vive, e simplesmente deixar prá lá, brasileiro só toma certa atitudes quando dói no bolso ou é diretamente atingido por situações como esta e/ou parecida. Deixem umas esculturas dessas nas portas de casa de qualquer um, duvido não providenciarem a sua retirada.

    Boa noite......

    ResponderExcluir
  11. Concordo com Jorginho. Bel Borba é um grande artista e tem muito trabalho interessante por aí(ver o monumento à capoeira próximo à praça do Padre) mas não pode sair por ai enchendo o bairro de trambolhos.

    ResponderExcluir
  12. É...os trabalhos expostos pelo Bel Borba serviu para abrir uma polêmica neste blog. No meu entender, como já foi dito em comentário aqui, a arte tem que me transmitir alguma coisa. Eu não enxerguei nada naquelas peças do Bel. No entanto , o problema maior foi uma ideia impensada. Ao trazer as peças do fundo do mar , elas vieram cobertas de cracas com os animaizinhos vivos , coisa que só foi percebida depois que eles começaram a morrer e a apodrecer, quando o forte mau cheiro insuportável se espalhou pelo ambiente. Não fosse isso, teriam ficado ali e ninguém teria dito nada. O problema maior foi mesmo o mau cheiro , porque nunca se viu uma escultura feder . acho que é a primeira vez ! Conheço pessoas que gostaram das peças,não muitas, na verdade, mas eu confesso que, mesmo como trabalho, simplesmente , não me disseram nada. No entanto, como disse o Pino , aquele trabalho feito de cortes nas chapas apresentando os capoeiristas que está no passeio da igreja, perto do ponto de ônibus, é maravilhoso. Tenho uma foto , aliás, diversas , daquele trabalho , que até coloquei no meu Blog do Pasquale , que transmitem a sensação dos movimentos da luta . Esse sim, me disse muita coisa...

    ResponderExcluir
  13. No entendimento de Ma e Vanda, a vida dever ser ceifada para que a arte(ou artista) se expresse.

    É só crucificar ou enforcar alguns seres humanos em praça pública, tem também os campos de concetração alemães, Auschwitz é um exemplo.

    Mas se as Senhoras preferirem é só dar um pulinho em alguns bairros bairro da paz, palafitas, calafate, alto do cabrito, sussuarana e alguns outros lugares aqui de Salvador que verão muita arte.

    A tortura e o sofrimento humano. "Isso sim deve ser arte para vocês".

    Destruição da vida seja humana ou não, em minha opinião, não é arte.

    ResponderExcluir
  14. Essa de tirar as peças de dentro d'água que já estavam sevindo de habitat a centenas de seres vivos, e consequentemente, matando-os foi uma tremenda bola fora de Bel, independente disso colocar peças permanentemente no espaço público sem ouvir a opinião do público tambem não é uma postura democrática, queria sugerir a Bel Borba que após colocar as peças fizesse uma enquete para ouvir a opinião do povo e se fosse favorável deixar as peças no local, senão retirar as mesmas.

    ResponderExcluir
  15. Para acabar com o mau cheiro ou qualquer outra coisa que seja na Praia de Santana, tem que haver mutirões, faxinaço, desocupação e tudo mais, só que pra tudo isso acontecer, não basta postar no blog suas idéias, seriam mais respeitadas e avaliadas em reuniões em prol do bairro, da qual muitos não comparecem...

    É verdade. Este texto parcial é do amigo João e está nesta postagem ,
    com quém concordo totalmente . Esse negócio de as pessoas participarem do blog limitando-se as colocações apenas
    de comentários , não leva a nada . É apenas uma brincadeira estilo ping-pong só que no caso , a bolinha são os comentários... As ações têm que partir dos jovens ,
    pois é a eles que o mundo está sendo entregue. No meu caso, não podem contar comigo para ações que envolvam esforço físico. Até mesmo andar na areia fofa da praia não posso mais . Canso com pouca coisa . Eu sim, com a minha idade, beirando 80 anos e sob controle médico , sou obrigado a restringir a minha participação apenas ao que já venho fazendo . A moçada , essa , tem mesmo é que fazer mais força e comentar menos...se desejar um bairro que ofereça melhores condições de vida !

    Co, o prefeito que temos e a cidade e o bairro como estão...

    ResponderExcluir
  16. É verdade Sarnelli, "uma andorinha só não faz verão", precisamos mais de participações em todos os sentidos, se quisermos chegar a algum lugar. Amanhã discutiremos mais sobre issso....

    ResponderExcluir