Dica do blog: Aroldo Macedo no Circuito Guitarra Baiana

Com a proposta de revitalizar o conceito e a sonoridade da guitarra baiana, o Circuito Guitarra Baiana prossegue temporada na terça-feira, 10 de agosto, às 20h, no Teatro do Sesi Rio Vermelho. À frente, o grupo Julio Caldas & Choro Rock que, nessa edição, recebe como convidado o guitarrista Aroldo Macedo.

A apresentaçãcontextos sonoros ao repertório que mescla o tradicional do choro com composições novas doo traz novos  grupo. Mais do que um resgate, explica Julio Caldas, trata-se de um projeto que busca mostrar a evolução do instrumento, testando novas possibilidades musicais com ele.

Aroldo Macedo, que divide as atenções da guitarra baiana com o irmão Armandinho na banda Armandinho, Dodô & Osmar, compartilha com o público do Circuito Guitarra Baiana sua larga experiência com o instrumento-símbolo do Carnaval da Bahia. Para enaltecer a guitarrinha e provar que ela “está viva”, o músico criou, em 2004, o Clube da Guitarra Baiana. Desde então, promove encontros itinerantes pautados na guitarra baiana. São muitas histórias a contar e tocar...

O projeto – A guitarra baiana, que ganhou projeção nos anos 70 e quase foi esquecida na década de 90, tem despertado o interesse de artistas jovens ligados ao rock, jazz e música experimental. É dentro desse contexto que nasceu o Circuito Guitarra Baiana. O projeto é fruto da Mostra de Guitarra Baiana e Bandolim pro Abaeté, organizado pelo próprio Julio Caldas. Realizado no verão de 2009/2010, no Parque Metropolitano do Abaeté, o evento contou com presenças ilustres como Luiz Caldas, Jackson Dantas, Ricardo Marques, Alexandre Vargas e Lúcio Ferraz, entre outras feras do instrumento.

Na primeira edição, o artista convidado foi Robertinho Barreto, estudioso da estética musical da guitarra baiana (inicialmente chamada de pau elétrico pelos seus inventores Osmar Macedo e Dodô Nascimento). “Pretendemos trazer de volta esses e outros músicos que possam contar novas experiências sonoras com a guitarra baiana”, afirma Julio.
SERVIÇO:
O que: Circuito Guitarra Baiana
Quem: grupo Julio Caldas & Choro Rock e convidados
Quando: terça-feira, 10 de agosto, às 20h.
Onde: Teatro SESI Rio Vermelho (R. Borges dos Reis, 9, Rio Vermelho. Tel.: 3335 1529)
Quanto: R$20 e R$10
Fonte: Assessoria de Imprensa do evento

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.