A arte imortal de De Chirico - Um desenho do artista

A arte imortal de De Chirico - Um desenho do artista Por Sarnelli

Muito tenho falado sobre os traballhos do Prof. De Chirico, pioneiro dos artista a morar no Rio Vermelho, mas nada tenho dito a respeito dos seus desenhos maravilhosos.

Hoje, estamos(eu e o Blog) colocando no ar apenas uma amostra do que ele era capaz de criar. O original deste desenho faz parte do acervo do Museu Carlos Costa Pinto de Pinho e é um trabalho realizado a crayon (carvão), na Vitória.

Aproveitando a oportunidade , divulgo que a Fundação Gregório de Matos, por meio da Arte do Prof. Argolo e seu ateliê especializado, deu por terminados os trabalhos de recuperação que se faziam necessários no monumento a Castro Alves. O monumento já foi entregue ao público, sem solenidade e discretamente, por causa das disposições eleitorais que não permitem, certas manifestações nesta época.

Ele está lá, imponente e de roupa nova, para baianos e turistas verem. Aliás, esta manhã, dei uma de fotógrafo para diversos turistas que estavam na praça querendo levar as suas próprias imagens junto com a de Antônio de Castro Alves. Um dos nossos mais conhecidos cartões postais está novinho em folha!

Mas a coisa não para aí... É do meu conhecimento que há uma programação que já está sendo posta em ação, para a recuperação e limpeza de todos os monumentos da cidade. Claro que demandará tempo e dinheiro e que a ação só poderá ser desenvolvida obedecendo a uma ordem de prioridade e de disponibilidade. Eu, que tanto tenho cobrado da Fundação, deixo aqui, de público, o meu agradecimento pelo trabalho que está sendo executando e o meu incentivo para que não hajam interrupções danosas ao patrimônio artístico e cultural de Salvador. Considero que a Fundação está iniciando um belíssimo trabalho , dito de passagem , um trabalho que Salvador e seu patrimônio artístico merecem. Sei que será demorado, mas se houver mesmo intenções, sem interrupções, chegaremos lá. Afinal, Salvador tem mesmo um belo e valioso patrimônio artístico a preservar . A cidade é um museu a céu aberto! Isso, sim. A cidade merece!
Tópicos:

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Parabéns Sarnelli por divulgar o trabalho desse genial artista italiano que escolheu Salvador como sua terra e nosso bairro com moradia. O desenho é fantástico!

    ResponderExcluir
  2. Traços de um Mestre. Trabalhos de luz e sombra perfeitos. Com a arte também escrevemos nossa história. Percebam o ar cansado e melancólico da figura. Mas Sarnelli, ainda não agradeça, espere a realização do prometido.

    Perceba que é sempre assim, nossas necessidades são macros, mas as soluções dadas são micros e paliativas, esta é a tônica de nossos gestores e técnicos.
    Sabemos que são a minoria, os que realmente trabalham no serviço público. Apadrinhamentos, favores e dívidas são os requisitos para preenchimento dos cargos.

    O partido dos trabalhadores está ai, mostrando a todos como se faz política no País. Os fatores políticos, econômicos e tecnológicos também contribuíram, para nós, simples mortais, descobrirmos como funciona nossa República. Não adianta culpar e dar nomes aos bois, temos uma sociedade capitalista e decorrente de uma constituição burguesa, escrita pelos monarcas expurgados de sua Pátria que apodera e legitima os abastados à época. Apesar das promulgações e das assembleias constituinte, quem sempre mandou e nomeou foram os burgueses, dependendo da época, barões do café e da cana de açúcar ou os industriais. Ao baixo clero foi conferida a inserção social e criação de novas classes, cada uma há seu tempo.

    Hoje já estamos na 7ª constituição e muito pouco mudou. Se colocarmos uma lupa, perceberemos que NADA mudou. Ainda se faz política como antigamente. O capitalismo com sua premissa básica, o acumulo de recursos, é o que define os bons dos maus; os competentes dos incompetentes; os bonitos dos feios; os inteligentes dos burros.

    Aqui na terrinha maravilhosa, a ideologia é se dar bem, a qualquer custo. Nem que para isso tenhamos que destruir nossa história e apagar nossa arte.

    ResponderExcluir