Amanhã é dia de festejar Santa Barbara


Essa é a imagem de Santa Barbara do Rio Vermelho
Amanhã é dia de vestir vermelho para homenagear Santa Barba, para os católicos e Iansã, para os seguidores do Candomblé. Muita gente não sabe, mas no Rio Vermelho tem uma pequena capela dedicada à ela, que é a rainha dos vetnso e dos raios. Fica na Mariquita, no morro do Conselho, ao lado do Mercado do Peixe, onde costumam servir um caruru. Este ano, com casa nova a festa deve ser ainda maior.

 A festa de Santa Bárbara existe em Salvador há mais de 300 anos e em dezembro de 2008, por decreto assinado pelo governador Jaques Wagner, foi reconhecida como patrimônio imaterial da Bahia..

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos é que tradicionalmente organiza a festa no Centro Histórico de Salvador. A programação religiosa começa às 5h, com  alvorada e queima de fogos de artifício, às portas da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho, onde às 8h será celebrada missa campal. Em seguida, haverá a procissão com o cortejo saindo do local, percorrerá ruas do Centro Histórico, passará pela sede do Corpo dos Bombeiros, na Ladeira da Praça (Baixa dos Sapateiros), onde Santa Bárbara recebe homenagem, sendo saudada com jatos d'água e toques de sirene.

A capelinha fica na Marquita ao lado do Mercado
Antes de retornar à Igreja da Ordem Terceira do Carmo - já que a igreja do Rosário dos Pretos está em processo de restauração pelo Ipac -, a imagem passa pelo Mercado de Santa Bárbara, onde será servido o tradicional caruru em comemoração à data. Após as comemorações do mercado, os devotos retornam ao Pelourinho para curtir os festejos. Shows e apresentações gratuitas irão agitar os largos, praças e ruas do bairro, com início das apresentações a partir das 14h.

Histórico

Santa Bárbara era natural da Ásia Menor e filha de um senhor muito rico, que, em função da sua extraordinária beleza, a isolou do resto do mundo em uma alta torre com apenas duas janelas. Segundo a liturgia, durante uma viagem do pai, a jovem decidiu ser batizada cristã.

Esta decisão provocou a ira do pai, levando-a fugir, mas acabou denunciada, condenada e executada pelo próprio genitor, que lhe cortou a cabeça com uma espada, no dia 4 de dezembro. Após a execução, o pai teria sido atingido por um raio e Santa Bárbara se tornado um mártir católico.

A imagem de Santa Bárbara foi trazida ao Brasil pelos portugueses ainda no período colonial e passou a ser cultuada no século XVII, quando o casal Francisco do Lago e Andressa de Araújo instituiu o ‘Morgado de Santa Bárbara’, em 1641, em homenagem à filha Francisca. Este Morgado era composto por prédios e capela dedicada à santa, e localizado ao pé da Ladeira da Montanha, transformado-se, com o tempo, em mercado.


Devido a um incêndio no Morgado, em 1898, do qual restaram apenas ruínas e a imagem de Santa Bárbara, ela foi transferida, em 1938, para a Igreja do Corpo Santo. A imagem esteve, ainda, nas igrejas do Paço, da Saúde, no Mercado de Santa Bárbara e, atualmente, encontra-se na Igreja do Rosário dos Pretos. (informação da Secretaria de Cultura)

Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.