Quanto tempo tem o Presente de Yemanjá?

A Revista Viver Bahia da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia publicou que a Festa de Yemanjá esse ano completaria 80 anos, a colônia Z-1 baseada nessa informação colocou a data nas camisas que homenageam o presente essa ano. Há controvérsias quanto a essa data. E muitas. O pescador Eustáquio Bernardino de Sena, por exemplo, em entrevista concedida ao jornal Tribuna da Bahia em 14/12/1970 afirma que ele e mais 28 pescadores começaram o ritual do Presente em 1924, então por seu depoimento já teriamos 87 anos e o próximo seria o 88º, mas pode ser que o presente já fosse colocado mesmo antes, em segredo, já que naquela época os adeptos do camdomblé sofriam furiosa perseguição policial. Há questão pois, continua em aberto, trabalho para os historiadores.

Postar um comentário

7 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Na pesquisa que eu fiz no Instituto Histórico, encontrei documentos que datavam 1921 também.
    Mas acredito que de fato não seja fácil especificar o ano exato, pelo menos sabemos que foi na década de 20 do século XX.

    ResponderExcluir
  2. Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

    ResponderExcluir
  3. Não é uma discussão inútil e estéril, é importante chegar o mais próximo possível a data verdadeira, cabe aos jovens historiadores cair em campo e continuar as pesquisas.

    ResponderExcluir
  4. Se for 80 ou 89 ou mesmo 100 anos, o importante que esta festa é sem dúvida, um dos mais importantes conteúdos turísticos da Bahia, e tenho certeza que para alguns de nós aqui do Rio Vermelho, é a Festa mais linda do mundo. SALVE A RAINHA DO MAR !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Quando não se tem uma data precisa toma-se uma como referência levando-se em conta os indicios ou documentos existentes e pelo que se tem de mais palpável os 80 anos de festa em 2011 faz sentido.

    ResponderExcluir
  6. Aos 83 anos, o pescador Esutáquio Bernardino de Sena, um dos fundadores da festa, deu um depoimento ao jornal Tribuna da Bahia, ,publicado na edição de 14 de dezembro de l970.
    " A festa foi feita pela primeira vez, por 29 pescadores, dos quais apenas quatro ainda estão vivos: Eu, Pedro Moita, José Moita e Sibem Moita. Caiu num dia de sábado, 2 de fevereiro de 1924. Saimos às dez horas e às onze estávamos de volta"
    (Livro Dois de Fevereiro no Rio Vermelho do escritor Ubaldo Marques Porto)

    ResponderExcluir
  7. Quando abri o tópico fiz referência justamente a essa entrevista publicada na tribuna e depois copiada por diversas pessoas, mas essa entrevista não pode ser tomada como verdade absoluta, tanto pela idade do depoente que na época tinha 83 anos quanto pela distância no tempo.O sr Eustáquio pode muito bem ter se equivocado, não podemos ns valer da afirmativa de uma só pessoa. Luisa, por exemplo, afirma ter encontrado documentos que davam a origem da festa como 1921, então para mim o ano que se iniciou o presente continua em aberto e poderá ser alvo de novas pesquisas.

    ResponderExcluir