Pesquisa traça perfil do poluidor sonoro em Salvador

Homens com idade entre 26 e 35 anos, moradores dos bairros de Pernambués, Brotas, Cosme de Farias, Pituba, Barra e São Caetano. Esse é o perfil do soteropolitano que mais causa poluição sonora na capital baiana. A informação foi revelada por uma pesquisa realizada este mês pela Gerência de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora (Gefip) da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom).

Ainda de acordo com os dados colhidos, homens de 18 a 25 anos, que moram em Brotas, Pernambués, São Caetano, Bonfim, Pituba, Cajazeiras e Vila Laura, ocupam a segunda posição no ranking dos maiores infratores, correspondendo a 26% do total; em seguida vêm o público masculino na faixa etária de 36 a 45 anos, residentes em Itapuã, Brotas, Trobogy, Cajazeiras, Cosme de Farias e Federação, correspondendo a 23% e, por fim, os acima de 46 anos, moradores das regiões de Brotas, Ribeira, São Caetano, Comércio, Rio Vermelho e Massaranduba, correspondendo a 14% do total.

Outra conclusão da pesquisa foi à média do volume, em decibéis, de emissão sonora pelos poluidores. A maior parte deles liga seus aparelhos eletroacústicos em 87 decibéis. Vale ressaltar que, como estabelece a Lei Municipal de Combate à Poluição Sonora (nº 5.354/98), os limites para utilização de som são de 70 decibéis das 7h às 22h e de 60 decibéis entre 22h e 7h. O levantamento da Gefip aponta também para o fato de que as mulheres somam apenas 10% dos que infringem a lei do silêncio.

A pesquisa resultou da seleção aleatória de 160 infratores de poluição sonora no universo de 455 processos de autos de infrações emitidos em 2010, tendo como base para análise sexo e idade( fonte Secom)

Tópicos:

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Não sei o porquê de se divulgar, em relação à lei do silêncio, que apartir das 22:00hs o permitido são 60 decibeis. Pelo que sei, apartir das 22:00hs é proibido a utilização de qualquer tipo de aparelho sonoro, afinal, na porta de casa mesmo 60 decibeis são o suficiente para acabar com uma boa noite de sono. Além disso, é preciso que as autoridades tenham conhecimento que a poluição sonora em Salvador já se tornou um problema de saude pública. Se eles não sabem do quê estou falando que consultem algum médico para saber quantas doenças uma pessoa pode desenvolver apartir de várias noites mal dormidas...Acho que devemos começar a ter administradores de cidades. Só assim para Salvador melhorar.

    Marco Sarnelli

    ResponderExcluir