Uma proposta de unidade em favor do bairro



Fazes nos cantos próximo ao local onde vedem peixe
Assunto recorrente nesse Blog é situação da Praia de Sant’Anna, e entorno. Já está virando mantra de tanta repetição, mas não dá para deixar esse tema  de lado. Nós só vamos parar de bater nessa mesma tecla quando a Prefeitura resolver interferir com seriedade no problema. 

A praia se transformou em  um local místico de reverência à rainha das águas,.Não precisa ser dia 2 de fevereiro para homenagear Iemanjá, durante todo o ano tem oferenda no mar. Pessoas vindas de todos os cantos cumprem o ritual de fé, depositando presentes e gerando renda para os pescadores que são requisitados para levar os balaios repletos de flores e mimos para o alto mar. Por essas características e pela localização da gruta de Iemanjá na Casa do Peso,o local Ã© ponto de atração de turistas e deveria  receber atenção especial do Poder Público. Mas não é isso que acontece, a única intervenção se dá por meio da Limpurb que tenta, mas não consegue manter o local limpo, porque a quantidade de gente sujando é infinitamente maior. A peixaria que funciona no local, se houvesse seriedade nas ações da fiscalização, já estaria fechada dada às precárias condições de higiene.


Oferenda todos os dias
A parte do fundo da Casa é usada como sanitário, fezes ficam expostas além do feder de urina e do esgoto que continua escorrendo na areia da Praia, e não me  venha a Embasa dizer que é água pluvial, porque não cola mesmo. As vísceras dos peixes são retiradas no chão e lá ficam, atraindo cachorros, gatos e pombos. Na areia da praia barcos continuam servindo de moradia, e os ocupantes criam cachorros, galinhas, preparam alimentos e fazem as necessidades fisiológicas, tudo no mesmo lugar. Se uma pessoa tenta descer até a beira do mar é recepcionada por cachorros latindo e só os donos conseguem fazê-los parar.



Na praia a bagunça continua
Muitas sugestões já foram apresentadas  nesse Blog para tentar solucionar ou minimizar os problemas. Mas o nosso entendimento é que  somente com uma mobilização envolvendo todas as entidades ,associações e grupos interessados em melhorar a vida do bairro, conseguiremos  pressionar o Poder Público para dar  uma nova cara a Praia de Sant”Anna e entorno. 


Postar um comentário

13 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Acho sua proposta interessante mas duvido muito que obtenha sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Não faço parte de nenhum grupo nem associação mas estou disposto a ajudar.

    ResponderExcluir
  3. A sujeira é um dos menores problemas que acontece naquele entorno, situações de extrema gravidade é de total conhecimento de todos aqueles que deveriam ter a responsabilidade de solucioná-las, pois, para isso que foram depositados pelos eleitores, seus votos de credibilidade. Na verdade, o que está faltando é vergonha na cara, tanto deles, bem como nossa, na medida que assistimos mansos e inertes, salve as raras exceções. Em outros tempos, iríamos a porta destes, esbravejar e cobrar soluções de forma enérgica, e até mesmo partir para o confronto. Perdemos todos, o significado da luta pelos direitos sociais e da cidadania. É uma pena, o pior é que nos consideramos politizados. Nos bairros da periferia, onde a cobrança do IPTU, (quando arrecadam), é infinitamente menor, quando eles se sentem aviltados, vão as ruas em passeatas e queimam pneus obstruindo os acessos, gritando por providências, mobilizando-se.Talvez, seja o que necessitamos fazer também...

    ResponderExcluir
  4. Há muito tempo, mesmo antes da fundação AMARV, por um grupo moradores e amigos do Rio Vermelho, do qual fiz parte, que temos como objetivo a amizade e o bem estar do nosso querido bairro.
    Mesmo fazendo parte atualmente de uma outra associação continuo com o mesmo proposito.
    Infelizmente, as disputas politicas, as vaidades pessoais, o poder (?) veem separandos amigos antigos, colocando as necessidades do nosso bairro em plano inferior, dando margem aos aproveitadores de plantão que nada teem haver com a nossa história.
    Acho válida, e muito importante, uma nova tomada de posição da comunidade do Rio Vermelho,no intuito de tentar junto aos poderes
    governarmentais as soloções dos
    problemas, básicos do nosso bairro.
    O RIO VERMELHO ACIMA DE TUDO.

    ResponderExcluir
  5. É isso mesmo, Carmela. Temos de insistir sempre, por uma moblização que resulte em ações concretas. Vamos conclamar todas as entidades e pessoas interessadas, sem distinção, para uma REUNIÃO GERAL. Quem estiver legitimamente engajado na defesa do Rio Vermelho, certamente não se omitirá. Sugiro promover esse encontro na Biblioteca Juracy Magalhães na manhã do próximo sábado. Conte comigo !

    ResponderExcluir
  6. Vamos entrar em contato com a Bibloteca para verificar se tem disponiblidade de espaço para o próximo sábado.Acho que está na hora de partirmos para ações mais comcretas.

    ResponderExcluir
  7. A Biblioteca não funciona dia de Sábado o que vai tornar o encontro lá muito difícil. Proponho um encontro no próximo domingo às 9 horas na própria Casa do Peso, (acredito que Branco disponibilazará algumas cadeiras).

    ResponderExcluir
  8. Quero fazer um adendo tambem ao comentário de Maurício, não é preciso pertencer a nenhum grupo ou assocação para participar.

    ResponderExcluir
  9. A idéia da Casa do Peso é boa, todavia, para uma discursão mais consistente, alguns podem requerer maior comodidade. Se não houver possibilidade de acesso a Biblioteca, sugerimos o "Café Portela" que além de possuir um amplo auditório, acreditamos que seu proprietário terá o maior prazer de disponibilizá-lo!

    ResponderExcluir
  10. Nunca tivemos situação igual na praia de Santana desse jeito, pelo menos que eu lembre. É um absurdo deixar acontecer isso num bairro como nosso, inadimissível, turista atravessa pra contemplar um por do sol, ver o mar e se depara com este absurdo na praia, se deixar vão levantar parede e tudo mais, vão transformar a "favela praiana" em um "sítio", isso mesmo, já temso galinhas, pintos, cachorros, árvores e outras "plantações" proibidas..fora a promiscuidade. Quanto a imundice,se for de pescador, tem que haver punição, ou seja, se for credenciado, desfiliação no ato, brasileiro só pára com certos hábitos, quando sentem no bolso. Será que fazem isso na porta de casa??????

    ResponderExcluir
  11. Só para esclarecer, a Bibioteca funciona sábado sim,no período da manhã. inclusive já noticiamos isso no Blog. O problema é saber se o espaço está disponível no próximo sábado. Sarnelli que anda por lá todos os dias, poderia ver isso amanhã.

    ResponderExcluir
  12. Se a Biblioteca funciona dia de sábado acredito que não há lugar melhor para o encontro

    ResponderExcluir