Alunos da Oswaldo Cruz duplamente prejudicados é o reflexo do caos que se instalou na educação

Os quase 500 alunos da Escola Oswaldo Cruz que há quase três anos recebem aulas em condições inadequadas  no Salão Paroquial da Igreja de Santana e Centro Mário Gusmão ,em Amaraliana,, este ano estão duplamente prejudicados. Com menos de dois meses do inicio do ano letivo já tiveram vários dias da aula suspensas pela falta de vigilantes. Os que estudam nos turnos vespertino e noturno, são  liberados mais cedo, pelo mesmo motivo :  falta de segurança . Agora, a suspensão das aulas acontece por problemas com telhado/infiltração/etc nos dois prédios.   Enquanto  isso a obra do Colégio, na Rua do Meio, se arrasta ,  nem os pilares foram concluidos.

Apesar da situação de caos na educação os dirigentes ainda tem a cara de pau de aparecer na televisão, nos jornais, emissoras de rádio e dizer que está tudo bem, que os problemas estão sendo solucionados. Não é para ser solucionado não, é para não existir. Dinheiro para a educação tem , o que falta é competência administrativa, planejamento, definição de prioridades e vergonha na cara.
Tópicos:

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Salvador é uma cidade linda eu adoro, mas fico constrangida com noticias como essa. Tenho muitas pessoas conhecidas com filhos em escolas públicas e os relatos giram sempre nesse sentido do descaso.

    ResponderExcluir
  2. Vejo nesse Blog um número grande de pessoas comentando sobre tudo, mas quando o assunto tratado é educação poucos se manifestam. Penso que esse é um sintoma de que educação é mesmo um tema de pouco interesse o que justifica o descaso como é tratado.Pessoalmente acho a situação desses alunos uma falta de responsabilidade.

    ResponderExcluir
  3. Mauricio, concordo com vc, realmente o tema educação não sensibiliza. Esses alunos da Oswaldo Cruz estão quase três anos nessa situação, a obra de reconstrução da escola se arrasta mais do que tartaruga e não vejo nenhuma manifestação nos jornais que circulam no bairro, nem mesmo dos pais dos alunos que deveriam estar na rua fazendo barulho por uma solução.Enquanto a população se acomoda o prefeito vai administrando a cidade na base de factoides.

    ResponderExcluir
  4. Mauricio, o assunto educação é importantíssimo e primordial.Não falo apenas da educação que não se recebe nas escolas, uma outra lástima, o nosso ensino público. O particular , custa caro, mas as pessoas ficam cultas, até certo ponto , mas continuam arrogantes e deseducadas civilmente... Você tem razão. Não é somente sobre este tema que as pessoas pouco se manifestam. Há outros. Eu acho que a maioria dos nossos males provém mesmo da falta de educação, em todos os sentidos ( moral e cívica ) , em todos os níveis, e de uma maneira geral, na nossa vida diária, como a questão de jogar o lixo nas ruas, muita bagunça no trânsito provocada por motoristas pretenciosos e arrogantes , por aqueles que fecham cruzamentos, estacionamento de veículos sobre os passeios , desrespeito aos idosos nos transportes coletivos, nas vias públicas onde não se respeitam as faixas de segurança , etc., etc..., Infelizmente, o estágio atual da cultura e da educação do povo de um modo geral é lastimável . Essa falta de educação , se vê em todos os lugares e ela provém de pessoas de todos os níveis sociais e até culturais . Se pudéssemos resolver parte desse problema, acho que teríamos resolvido grande parte de tudo... Hoje, por exemplo, chamei àtenção de uma jovem , provavelmente na faixa dos 20 anos , que estacionou seu veículo com cheiro de fábrica, com duas rodas sobre o passeio, numa área onde há uma placa de estacionamento proibido e numa rua onde só há meia pista para o trânsito nos dois sentidos. Ela olhou-me, fez uma avaliação , se virou e foi assistir a sua aula de decoração...Coisa chique !O detalhe, foi que ela afunilou a rua, porque já havia outro veículo estacionado no outro lado da pista. em paralelo.
    Há poucos dias chamei àtenção de um taxista que estava com o seu veículo estacionado sobre o passeio e com a porta do motorista aberta, da clínica AMO, e ele , simplesmente, achou que estava certo e mandou que eu fosse para casa ler o meu jornal... Legal !
    No meu dia-a-dia faço o que posso, mas sabe o que consigo ? Só aborrecimentos , porque , além da falta de educação, as pessoas só pensam nelas próprias.Vêm em mim um " velho caduco " que não merece atenção...
    Esse tema , realmente, tem sido pouco tocado e somente agora está sendo mais exposto, porque é preciso realmente colocá-lo na pauta dos nossos debates. Eu pouco falava, porque me sentia constrangido em admitir que o povo está, a cada dia , mais deseducado , grosseiro e tudo o mais. Infelizmente.
    Será que temos pela frente um " caso perdido ?" .

    ResponderExcluir