Rio Vermelho e Barra são os pontos da cidade com mais focos de mosquitos da dengue

Todos os 12 distritos sanitários de Salvador tiveram aumento no índice de infestação predial para o mosquito da dengue no mês de maio, segundo revelou ontem a coordenadora do programa municipal de combate à dengue, Eliaci Costa, que concluiu, na semana passada, o 2º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2011. Apesar de não revelar os índices de infestação, que devem ser divulgados até o final dessa semana, Eliaci adiantou que o distrito sanitário Barra/Rio Vermelho é o ponto da cidade que apresenta mais quantidade de focos do mosquito, passando, inclusive, o distrito sanitário do Subúrbio. “A chuva deslocou os pontos de maior incidência”. No primeiro LIRAa, de janeiro, o índice de infestação era de 3% nas casas de Salvador, considerado de médio risco. O limite aceito pelo Ministério da Saúde é de 3,9%. Questionada sobre se o índice do segundo levantamento teria ultrapassado esse limite, Eliaci destacou que ainda não pode citar números, mas que a “situação da dengue é de alerta permanente”.( informa o Correio)

Postar um comentário

6 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Nenhuma novidade, basta uma circulada pelo bairro para descobrir os motivos. Hoje pela manhã tinha um caminhão da Limpurb recolhendo entulho em várias esquinas. Pensa que adiante? Os sem educação continuarão descartando os cascalhos na maior cara de pau, no meio da rua.

    ResponderExcluir
  2. É mesmo, o bairro está sujo porque a população não ajuda.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade,pode ser que me engane , não tenho visto o pessoal da dengue por aqui. Posso até acreditar que o Rio Vermelho , junto com a Barra ,sejam os maiores foso de criação do Aedys Egipt , na cidade , mas gostaria de saber onde estão espalhados tais focos. O que eu tenho visto ,, é uma maior ação da prefeitura pelos bairros da periferia, não sei com que constância , mas tenho visto reportagens , sempre da periferia , e nada com relação a Barra e ao Rio Vermelho. Outra coisa que tenho visto, é muita propaganda do Governo do Estado ( sempre paga com o nosso rico dinheirinho ) dizendo que na Bahia tem e ouvido muita gente, encantada por tal propaganda, dizer que vai mudar para a Bahia...
    Mesmo não tendo visto esquipes da dengue por aqui, para mim está sendo uma surpresa tomar conhecimento do fato. No entanto, se assim é, não é o caso de centrar as baterias contra os dois bairros ameaçados ? Estão esperando o que ? Com a palavra quém de direito e obrigação! Sabemos que , o maior trabalho mesmo , é educar o povo. A mesma coisa, o mesmo problema do lixo !

    ResponderExcluir
  4. Hoje pela manhã tinham 2 barcos cheios de águas de chuva, enquanto rolava a entrevista com a Senhora Eliaci, e o repórter nem se dignou a mostrar os mesmos, como se não existissem, como é que vai acabar com os mosquitos, se tem sempre um local para eles estar?
    Só mostram o que acham importante p

    ara eles.
    Solange Talento
    !

    ResponderExcluir
  5. Solange, o problema da dengue, como outros que nos atormentam , passa, também, pela educação...
    No entanto, com o tempo chuvoso , não há como evitar-se a formação de poças e depósitos de água que irão ficar paradas... no caso dos barcos, até que os pescadores voltem ao mar, que está revolto , ou que o sol seque o que puder por aí...
    Enquanto isso temos que nos contentar com a propaganda oficial dos dois governos e a inoperância de uma prefeitura totalmente desgovernada. Parece que toda a administração municipal parou de vez...
    O que vemos mesmo é aquela publicidade constante na TV, que nós mesmos pagamos...
    Essa, infelizmente, é a Salvador de hoje , graças a JH !

    ResponderExcluir
  6. Nesse caso Sarnelli, é só os própios pescadores, donos de barcos menores é claro, de alumínio em geral, emborcar os mesmo de cabeça pra baixo como está postado neste blog, só que teria que ser 100% deles, pelo menos o Aedys Egipt não teriam eles como foco para depósito de seus ovos, quanto menos melhor.

    ResponderExcluir