Não ao Carnaval, coluna Tempo Presente-Jornal A Tarde

Não ao Carnaval. Na audiência pública realizada na noite de anteontem no salão paroquial da Igreja de Santana para discutir um provável novo circuito do Carnaval, o Caramuru, no Rio Vermelho, os vereadores, liderados pelo presidente da Câmara, Pedro Godinho (PMDB), e o presidente da Saltur ouviram um sonoro não. As lideranças bradaram que querem é solução para lixo, buracos, trânsito e segurança

Ou seja, querem que resolvam os problemas já existentes e não que arranjem mais. Assim, democraticamente selaram o destino do Circuito Caramuru: arquivo.
Tópicos:

Postar um comentário

7 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. RIO VERMELHO - O CARNAVAL POR DECRETO DE PAULINHO BOCA E GEREBA
    CIRCUITO CARAMURU - PARTE 1
    Ontem a noite, 08/06, aconteceu uma audiência pública para discutir a criação de um circuito oficial de carnaval no Rio Vermelho. Na verdade, o projeto já havia sido aprovado pela Câmera Municipal. Os três vereadores que apresentaram e aprovaram o projeto (Olívia Santana, Aladilce Souza e Pedro Godinho) esclareceram a história toda para o público. Vamos lá: Segundo os vereadores, a iniciativa foi dos músicos PAULINHO BOCA DE CANTOR e GEREBA (francamente, rapazes, que pisada de bola!!!), que em 2011, criaram, à revelia do desejo dos moradores do Rio Vermelho, um evento de carnaval no bairro - até então tudo bem, era apenas mais um dos poucos eventos informais que acontecem no carnaval do red River. Durante o evento, Gereba e Paulinho Boca homenageram artistas e politicos locais, inclusive as vereadoras Olívia e Aladilce. Depois do carnaval, Paulinho Boca e Gereba apresentaram aos vereadores um projeto de criação de um circuito oficial de carnaval no Rio Vermelho, que prontamente compraram a ideia (será que a homenagem recebida influenciou a decisão das vereadoras em apoiar o projeto?). Questionados pelos vereadores sobre a aprovação da comunidade local, os músicos revelaram o apoio de duas entidades: o Conselho de Cultura e Turismo do Rio Vermelho (nunca ouvi falar) e a Central das Entidades do Rio Vermelho (durante a audiência ficou claro que essa Central representa 11 entidades totalmente desconhecidas pela comunidade local, deixando a suspeita de se tratar de entidades fantasmas). (continua...)

    ResponderExcluir
  2. CIRCUITO CARAMURU - PARTE 2

    O legal é que ficou claro que ninguém é contra o carnaval e sim contra o modelo OFICIAL de carnaval e contra o CARNAVAL POR DECRETO. Destaque negativo para o discurso do secretário da Saltur, Cláudio Tinoco, que mesmo depois da comunidade local ter se manifestado contra, o cara queria nos convencer que seria bom para o Rio Vermelho, que não seria um circuito e sim um carnaval de bairro etc e etc. Ao ser questionado se a Saltur poderia apoiar as manifestações informais que já existem no carnaval do Rio Vermelho, ele quase insinuou que esse apoio estaria atrelado à oficialização do circuito. Um mauricinho sem nocão que acredita que o carnaval se resume a cordas, camarotes e troca de favores. Nocão mesmo teve a comunidade do Rio Vermelho em se manifestar contra um CARNAVAL POR DECRETO!!!! Eu me posicionei contra e falei não só em meu nome, mas em nome de cerca de 200 pessoas que gravitam e/ou participam das nossas ações culturais no Rio Vermelho (Balaio de Yemanjá, Curto Circuito, Carrinho multimídia e Garaginha). E quanto ao argumento de que esse projeto seria legal porque gerou matérias nos jornais locais, eu estou trocando festa e manchetes em jornais por saneamento, limpeza, segurança, educação, postos de saúde e um posto decente de coleta seletiva!!!! Valeu Ruy Santana, por ter articulado essa audiência pública. O Red River brocô!!!!!

    ResponderExcluir
  3. JOCA FALOU E DISSE!
    Gostaria de acrescentar mais dois pontos:
    1 - Na boa nota da coluna tempo presente destaque para o trecho:
    "As lideranças (acrescento, os moradores)bradaram que querem é solução para O LIXO, BURACOS,TRÂNSITO E SEGURANÇA (caixa alta por minha conta).
    Ou seja, querem que RESOLVAM OS PROBLEMAS EXISTENTES e não que arranjem mais."
    2 - O blá-blá-blá do carreirista Tinoco que mesmo o partido dele já tendo se retirado do governo se agarra ao cargo como um náufrago a um pedaço de madeira. Ele - que que não aterndeu o pedido da colônia Z-1 e permitiu que o Psirico e os trios elétricos esculhambassem a festa de Yemanjá deste ano veio com um papo furado que a prefeitura planeja o carnaval nos mínimos detelhes. Seu Tinôco a prefeitura é tão "eficiente" qye até hoje não retirou dois blocos de concreto dos passeios da Vila Matos esquecidos ali desde o carnaval. Vá de Catar!

    ResponderExcluir
  4. Que entidades representativas de moradores são essas? nunca ouvi falar delas nesses 42 anos de morada no Rio Vermelho. Nós, moradores, devemos ficar vigilantes a qualquer iniciativa, por menor que seja, de movimento sonoro no período do carnaval. Repetindo, no período do carnaval, de quinta a terça-feira, porque pode alimentar embrião de qualquer proposta de carnaval no Rio Vermelho. Como morador, sou contra circuito de carnaval no nosso bairro. Já ouvimos outras proposta, como carnaval na Avenida Contorno, pode-se aproveitar a Ladeira da Montanha, a Rua J.J. Seabra e Barroquinha. Mudando de assunto, quando vão tirar aquele esgoto que é o rio das Tripas que deságua ali no Largo da Mariquita?

    ResponderExcluir
  5. Rubens, vai resolver quando os moradores deciderem sair de casa e começar a fazer manifestações no meio da rua. Somente assim as autoriades ouvem. Quem pensa que vai acontecer alguma coisa sem pressão, está enganado.

    ResponderExcluir
  6. Aproveitando a pergunta de Rubens, pergunto também se não seria possível fazer a INTERLIGAÇÃO, EMENDA, JUNÇÃO ou algo parecido, com o emissário submarino que foi instalado aqui no bairro, se não me engano em 1975?????
    Existe até hoje no local o monumento, o qual foi apelidado de CHIFRE DO GOVERNADOR na época.
    Aproveitando que realizaram tal obra na Boca do Rio, sei quew recursos não devem ter sobrado, no entanto, aproveitaria os profissionais e máquinas apropriadas para realização desta obra. Se as licitações da vida deixarem, é claro....

    ResponderExcluir
  7. Exatamente, Srª Carmela!! precisamos levar a mais moradores, este canal de comunicação. Assim, teremos chances maiores de êxito em qualquer proposta de melhoria no nosso bairro.

    ResponderExcluir