Quem comandará a Festa de Yemanjá em 2012: A Colônia Z-1 ou a Associação Yemanjá do Rio Vermelho?

Por Pino

Tenho lido nos últimos números do jornal Folha do Rio Vermelho (também conhecido como “Jornal de Ubaldo”) um comunicado ao público de uma certa Associação Yemanjá do Rio Vermelho dizendo que somente ela “se encontra autorizada a tratar de qualquer assunto relacionado com à referida festa”. Gostaria de saber duas coisas:

Essa associação “se encontra autorizada” por quem?

O que a direção da Colônia Z-1 tem a dizer a respeito?

Postar um comentário

12 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Carmela , depois do que aconteceu no último dia 8 , na audiência pública , certas publicações não têm sentido nem valor algum . Aquele oficío tem sido repetido em pelo menos duas edições daquela Folha. Certamente que a comunidade não irá permitir que a festa de Yemanjá aconteça fora do ambiente dos pescadores. Para mim, a situação mudou . A que horas vai ser mesmo a reunião de amanhã na ABAVE ?

    Veja que o telefone que consta da nota do blog não está correto. Tentei ligar e uma voz me informou ; " o número discado não existe " - ...Insisti e foi a mesma coisa !

    ResponderExcluir
  2. Oi Sarnelli, o autor desse post é Pino, mas concordo com ele de que é preciso uma explicação, porque se isso não acontecer, vai se repetir a mesma coisa que aconteceu com os vereadores em relação ao projeto do Carnaval. Os órgãos públicos precisam saber com quem eles tratarão as questões da festa de Iemanjá, se com a Colônia ou a referida Associação.Essa mania de deixar as coisa prá lá é que tem contribuído para criar as distorções que estamos assistindo, e que a vereadora Olívia Santana, com muita propriedade chamou de crise de representatividade no bairro.Não tem nada de pessoal nisso, apenas definir quem realmente tem a competência de falar pela festa de Iemanjá, da mesma forma que precisamos saber quais as associações que falam em nome do bairro. Na minha opinião todas as que estão legalmente constituídas têm essa atribuição desde quando antes de tomar qualquer deliberação em nome do bairro, promova uma ampla reunião para debater o assunto. O que não pode é uma única pessoa se achar no direito de mandar no bairro.

    ResponderExcluir
  3. É exatamente esta a questão, Carmela.
    Até hoje, nunca se disse que não são associações legalmente constituídas. Este detalhe nunca foi posto em dúvida . Estas , porém , para falar em nome da comunidade, precisam conviver com ela e promover reuniões para discussões democráticas , nas quais prevalecerá a opinião da maoria... nesse modelo, nada contra ! Nada de uma pessoa só decidir em nome de todos sem que haja consulta prévia aos moradores do bairro. Tem que ser algo transparente . Se não mudar , vai continuar o mesmo modelo , e não depende de nós...

    ResponderExcluir
  4. Sarnelli:
    Não posso deixar de me pronunciar a respeito do seu comentário. Engana-se quem pensa que naquela audiência foram enterradas as pretensões do “manipulador de entidades”. O cara não sossega. Para uma pessoa normal seria muito simples dizer que apresentou a proposta a pedido de Paulinho e Gereba, mas como os moradores são contra ele retiraria seu apoio. Não é o caso dele. Isso agora virou caso pessoal. Podem até os artistas dizerem que não querem mais, mas ele vai querer que esse carnaval e o circuito Caramuru aconteçam, e vai trabalhar para isso. Quanto às outras entidades que ele manipula, inclusive o jornal que ele escreve, continuam firme e forte. Então não vamos nos iludir nem soltar foguetes (mesmo sendo época de S. João) antes da hora.

    ResponderExcluir
  5. Concordo consigo Pino. Quém foi que disse que eu considero o assunto encerrado ? Sei que muita água vai rolar por baixo dessa ponte. Acho que estamos falando a mesma lingua sem nos entender... Vocês não interpretaram direito o que eu escrevi. Voltem a ler o meu comentário e vejam direito o que e como eu disse. Nós dissemos a mesma coisa , nos espressando de maneiras diferentes. Só isso !

    ResponderExcluir
  6. Correção : onde grafei a palavra espressando, por favor leiam : " expressando "...

    ResponderExcluir
  7. Ok! Sarnelli. Na minha réplica, embora tenha citado seu nome não estava me referindo avocê e sim aos menos avisados que, evidentemente, não é o seu caso.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Carmela,

    Solicitamos que dê a mesma visibilidade ao nosso post, à que foi dada ao post de Pino, ou seja, na página principal do Blog, em decorrencia de alguns leitores não acessarem os comentários.
    Agradecemos antecipadamente!

    ResponderExcluir
  9. Nada mais justo que fique a Colônia Z-1, como organizadora da festa, visto que, ela representa os pescadores e foi por eles que tudo começou, manter a tradição é a coisa mais correta a se fazer. Qualquer outra instituição que venha querer a realizar a festa, vai acabar no propósito da instituição do circuito do Carnaval. Afinal de contas, pra que houve a Audiência????
    Não ficou decidido o que a maioria queria????
    Então, se esta Associação ou qualquer entidade parecida for organizar, vamos voltar a estaca zero..ou seja, vão transpor os malefícios que seria do circuito para a Festa de Yemanjá, como dizem por aí, vamos dar murro em ponta de faca????

    FESTA DE YEMANJÁ = TRADIÇÃO

    Aproveito o ensejo, para lembrar, quem sou eu rsrs, para contratação do(a) artista plástico visando desde já o confeccionamento do Presente Principal e sua armazenagem. Após o 02fev deste ano, com aquela safadeza do artista plástico, opinei por isto tudo acima e também que o Presente Principal ficasse desde à noite anterior,01fev, guardado em local inviolável na Colônia Z-1, onde iria amanhecer já com a alvorada e não teríamos mais problemas com atrasos e desculpas esfarrapadas pelo (i)responsável da obra.
    Não sei se seria possível o acondicionamento dele na Z-1, não custa nada tentar, tempo hábil pra isso é o que não falta.

    ResponderExcluir
  10. puxa pessoal estou sempre acompanhando vcs atraves do blog já que morro na barra, mas confeço que desta vez não estou entendendo muito do asunto em questão, seria possivel me esclarecer melhor? não sei se entendi certo, tem 2 "pessoas" pleiteando fazer a festa de iemanja com interressses diversos no tema? não teria como juntar os esforços para um bem comum ? ou na verdade o que se questiona não é a festa em si mas a visibilidade que ela cria e gera em cima dos organizadores, abraços valéria

    ResponderExcluir
  11. Valeria, a questão é que criaram uma Associação com o intuito de tirar a organização do presente de Iemanjá das mãos da Colônia de Pescadores, que realizam a festa há muitos anos. Isso já vinha sendo engendrado há algum tempo pelo mesmo criador da Central de Entidades mas não emplacou porque a manobra foi denunciada. Esse ano, aproveitaram o problema com a entrega do presente principal (que não chegou à tempo e foi preciso improvisar um de última hora), voltaram à carga, agora oficializando por meio de uma nota a atuação da associação. A questão é saber o que realmente está motivando esse grupo a querer tomar a festa das mãos da Colônia. E baseados em que estão divulgado uma nota pública, afirmando que as únicas pessoas autorizadas a tratar da Festa de Iemanjá, são os diretores da Associação Yemanja do Rio Vermelho? Essas pessoas são autorizadas por quem?

    Para vc e os demais leitores interessados na questão, transcrevo abaixo o teor da nota publicada na Folha do Rio Vermelho, e que está motivando toda essa celeuma.

    Comunicado Público
    A Associação Yemanjá do Rio Vermelho comunica ao público em geral e especialmente ao povo de Iemanjá, à classe empresarial, às autoridades, aos dirigentes de órgão federais, estaduais e municipais e a todos que têm apoiado a famosa Festa de Yemanjá, que se realiza desde 1924, na Praia de Santana, que nenhuma outra entidade se encontra autorizada a tratar de qualquer assunto relacionado com a referida festa, muito menos de tentar captar recursos financeiros para a mesma.
    Informa ainda que únicas pessoas autorizadas a tratar da Festa de Iemanjá em 2012 são os diretores da Associação Yemanjá do Rio Vermelho, abaixo identificados.
    Salvador, 11 de março de 2011-06-15
    Jorge Amorim (Azul)
    Presidente
    Gilson Alves Santos(Comprido)
    Vice-presidente
    Mário Augusto Oliveira Barreto (Mário da Moto)
    Diretor Administrativo
    Jerônimo Oliveira Chadud( Léo)
    Diretor executivo
    Joaquim Manoel dos Santos (Manteiga)
    Diretor de festa
    Valdelice Maria dos Santos (mãe Aice de Oxossi)
    Diretora do Presente Principal.

    Todos que integram a diretoria são identificados na nota como pescadores profissionais

    ResponderExcluir