Presidente da Colônia de Pesca Z1 diz que problemas na Praia de Santana não podem ser atribuídos aos pescadores

Mais uma vez estão creditando os problemas da Paria de Santana, (sujeira, tráfico de entorpecentes, embarcações em posições irregulares, prostituição, etc.), aos pescadores, o que é um grave engano. Vou tornar a repetir mais uma vez:

a) O problema da ocupação da praia é exclusivamente de moradores sem-teto e traficantes.

b) O problema de acúmulo de sujeira na praia, é responsabilidade dos moradores sem-teto, traficantes, recicladores e pescadores que se deslocam da rampa do mercado modelo, (para capturar agulha, como falei anteriormente), não sendo estes, pescadores da Colonia Z-01.

c) O problema do posicionamento das embarcações, mais de 80% destas, são de pescadores amadores, que eventualmente aparecem para utilizá-las, sobretudo no inverno com o mau tempo, impossibilita que se lancem ao mar, (antes que alguém questione, é previsto no estatuto da entidade a inscrição de pescadores amadores), muitos destes, no caso específico, moradores do bairro. Porém, já as embarcações dos pescadores profissionais são na sua quase totalidade de maior porte, de modo que, pelo seu tamanho e peso, ficam excluídas da possibilidade de reposicionamentos. A propósito Maurício, não faço a menor idéia com quem você conversou, todavia, sua colocação é completamente infundada. Na verdade, nós, (Colonia Z-01 e Amarv), é que estamos encaminhando através da Administradora Regional, (Eliana Mascarenhas), um ofício conjunto ao Prefeito, para, se já não existir, criar uma Portaria determinando o posicionamento dessas embarcações miúdas, (este é o termo), na vertical, escorada na parede. Quanto ao estatuto prever estas colocações meu amigo João, seria no mínimo redundante, pois já existe um estatuto em uma esfera muito superior a nossa que é a nossa Constituição.

Para concluir, todas as ações de limpeza das praias do Rio Vermelho, foram sempre realizadas pela Colônia de Pesca Z-01 conjuntamente com a Amarv e o Blog do Rio Vermelho, (Carmela e Pino), inclusive sempre conclamando os moradores do bairro a se inserirem no contexto, e não da Prefeitura como está sendo colocado. A mesma , está tão somente atendendo uma solicitação das entidades representativas deste bairro, no que agradecemos e muito ao Prefeito João Henrique e a Presidente da LIMPURB, Dra. Ângela.

Postar um comentário

9 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Ok Branco, escalrecido os fatos, no entanto, por eu não ter ciência deste estatuo, por isso mesmo que passei a palvara pra vc, que é a pessoa mais indica para dirimir estas dúvidas e, quanto aos meus comentário, os fiz sabendo que os problemas da praia são ocasionados justamente por esses sem tetos e como falei anteriormente também, seria bom darmos prosseguimento a esta ação da Limpurb, conjuntamente com Amarv e moradores, dentro do possível, para que tenhamos melhor qualidade não só do mar como da areia.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza João, inclusive o novo coordenador da LIMPURB, (LEANDRO), morador do bairro, se comprometeu todo mês realizar uma operação de limpeza dessa praia, vamos aguardar pra ver se é vero ou retórica, de qualquer forma estaremos sempre cobrando as ações, como sempre conjuntamente fazemos no Forum do Rio Vermelho.

    ResponderExcluir
  3. Eu sugeri para Carmela, manter esta discussão na pauta de todas reuniões futuras, até que consigamos liquidar esta questão como um todo, que já é de conhecimento de todos, a praia e entorno.
    É claro que teresmo outros assuntos em paralelo, mas, nunca esquecendo a praia de Santana até obter vitória como foi a questão da aceitaçãoou não do Carnaval aqui no bairro. Se todo mês fizermos algo, nem que seja tirar um entulho aqui, outro ali, conseguiremos que tanto pleiteiamos. A consciência dos pescadores e frequentsdores é de fundamental importância.

    Abraços....

    ResponderExcluir
  4. Conversei com um senhor alto de cabeça branca, não sei lhe dizer o nome dele.

    ResponderExcluir
  5. João vamos continuar insistindo sim na resolução dos problemas da praia de Santana e entorno, unidos tenho certeza que vamos avançar. A informação que tenho é que depois de retirar mais de uma tonelada de lixo da praia, a Limpurb pensa sim em fazer operações constantes no local.

    ResponderExcluir
  6. As melhorias na praia de Santana saltam aos olhos, e isso devem-se, sem dúvida, principalmente, ao presidente atual da colônia Z-1 Marcos Santos Souza, conhecido como Branco. Foi após ele assumir a presidência da Colônia e graças a sua receptividade que conseguimos criar condições para sensibilizar as autoridades para a realização de diversas ações que transformaram a Praia que era um covil de tudo que é ruim para a situação que se encontra a hoje. Ressalte-se o apoio dos Administradores Regionais, o anterior Casqueiro e a atual Eliana que sempre apoiaram nossos pleitos no que tange a praia de Santana.
    Mas eu ainda não estou satisfeito, falta ainda muita coisa a ser resolvida, tanto na praia como no entorno da Colônia - e Branco sabe disso – estamos apenas no início de uma longa travessia

    Nas suas diversas intervenções Branco tem sempre livrado a responsabilidade dos pescadores da Colônia, atribuindo os problemas aos “moradores sem-teto, traficantes, recicladores e pescadores que se deslocam da rampa do mercado modelo,(...) , não sendo estes, pescadores da Colonia Z-01.”

    Eu não penso assim, não concordo com essa omissão dos pescadores da Colônia que querem fazer vistas grossas ao que está acontecendo próximo a eles (que são trabalhadores), aceitando conviver com desocupados e traficantes numa boa. Atualmente, por exemplo, circulam pela Casa do Peso e dormem na Praia duas pessoas envolvidas com tráfico de drogas e que estavam presos há poucos dias, sendo libertados por conta dessa onda de liberalidade da nova lei penal. Os pescadores aceitam esse convívio Nesse aspecto, penso, reside a maior dificuldade em concertar as coisas na Colônia e na Praia.

    ResponderExcluir
  7. É verdade essa questão da permissividade, contudo, quem tem...(sic), tem medo, como diz o adágio popular. Estes trabalhadores,(pescadores), vivem em aréas de comunidades de "extremos conflitos sociais" e sabem muito bem o que acontece, com aqueles que interferem nas atividades destes criminisos, (homicidas e traficantes). Se algum de voces forem mais intrépidos, tentem retirá-los, com certeza a Colônia Z1 ficará agradecida para sempre, inclusive me comprometo de mandar rezar uma missa para resguardar suas almas no paraíso.

    ResponderExcluir
  8. Muito lúcido esse comentário. É o que foi dito no dia da limpeza da Praia. Se os pescadores, que usam a praia tivessem interesse em preservar o local, parte dos problemas estariam solucionados.

    ResponderExcluir
  9. Branco, espero que com o mutirão que virá, possamos tirar mais sujeira e posicionar os barcos, para isso, devemos ter o apoio e ajuda dos pescadores, afinal é desta praia que muitos sobrevivem e concientizá-los da preservação da mesma para o bem estar de todos, inclusive possa ser que alguns tenham até vontade de trazer algum familiar ou amigo, só não os trazem por causa sujeira. Além do mais, ontem quando por lá passei, tinha um senhor de idade trocando o short, sem cueca por baixo, em pleno horário de 10:30 hs da manhã, se ele estivesse com uma neta e alguém fizesse isso, no mínimo ele ia dizer que era um pedófilo. São essas coisas que tem que acabar para que a praia volte a ser frequentada como era antes.

    Bom domingo a todos....

    ResponderExcluir