Caramuru, o Galego Tupinambá

Caramuru, o Galego Tupinambá Dia 21 de setembro (quarta)

Excepcionalmente na Sala Alexandre Robatto- Quartas Baianas

Endereço: Rua General Labatut, 27, subsolo – Barris
Horário 20h
Entrada Franca

Caramuru, o Galego Tupinambá (2010)

Direção: Carlos Pronzato e Lois Pérez Leira
Duração: 55 min.

Documentário

Sinopse - Diogo Alvarez Correa, o Caramuru, chega às costas de Salvador, Bahia (atualmente o bairro do Rio Vermelho), em 1509, logo de sobreviver a um naufrágio, todos seus companheiros morrem em mãos dos Tupinambás. Abateu um pássaro com um tiro certeiro e foi logo chamado de Caramuru, o “homem de fogo”. Mas há outra versão: mulheres indígenas o teriam encontrado escondido nos rochedos e cuidaram dele salvando-lhe a vida. É que a palavra caramuru, em língua Tupi, também significa moréia, o peixe que se esconde nas rochas. Posteriormente Caramuru integra-se na vida dos indígenas e se torna um líder dos tupinambás tomando como esposa a filha do cacique Taparica: Paraguaçu. Em 1549 foi colaborador fundamental do primeiro governador-geral do Brasil colonial, Thomé de Souza, na fundação da cidade de Salvador. Antes, em 1546, após ter se encontrado com Caramuru, o donatário da Capitania de Porto Seguro, Pero do Campo Tourinho, escreveu ao rei de Portugal: “… e ora sou informado por um Diogo Álvares, o Gallego, língua que lá era morador…”. Por causa dessa carta, historiadores espanhóis defendem a origem galega de Caramuru. A partir disto e através de depoimentos de estudiosos e personalidades interessadas no tema, o documentário passa revista ao período histórico da fundação da brasilidade assim como estabelece a origem de Caramuru.

Produzido por Galícia en el Mundo, com apoio do Ministério de Trabajo e Inmigración del Gobierno de España. (Ddivulgação Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb)
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.