Hoje é o Dia Mundial sem Carro

Hoje é dia de deixar o carro em casa e  andar a pé ou de biclicleta , è o Dia Mundial Sem Carro. Eu como só ando mesmo a pé, não vou mudar a rotina. Em Brasília, o senador Eduardo Suplicy, foi para o Congresso de bicicleta, em Salvador  o vereador Gilmar Santiago  aderiu ao movimento e fez o percurso entre a sua residência, no bairro Luiz Anselmo, e a Câmara Municipal de Salvador  à pé, gastando cerca de duas horas. Suando bastante, ainda um pouco cansado, o petista considerou a experiência altamente positiva e lamentou que tão poucos motoristas tenham aderido à campanha em Salvador.

O Dia Mundial sem Carro começou na França, em 1997 e, desde 2000, vem sendo realizado em diversos países do mundo, sempre no dia 22 de setembro. O objetivo principal é estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa

 Para comemorar a data, diversas atividades estão sendo realizadas  em Salvador, como palestras, seminários e mesas-redondas. Os sistemas cicloviários serão debatidos hoje, a partir das 17h, no Auditório Mastaba da Faculdade de Arquitetura da UFBA; haverá intervenções artísticas na sede do Conselho Regional de Psicologia (Federçao), durante todo o dia; e às 19h, com saída prevista do Dique do Tororó haverá passeio de bicicleta organizada pelo Movimento Bicicletada/Massa crítica.

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. A minha contribuição, já estou dando. Não é que não tenha carro , mas o meu UNO fica, permanentemente , parado na frente de casa enquanto rodo pela cidade em ônibus, sempre no sentido contrário ao do horário de pico. Isso, já venho fazendo há muito tempo e acho muito conveniente não me envolver no tráfego, nos engarrafamentos, não depender de estacionamentos e, não me indispor com flanelinhas, etc. principalmente, voltar atrás para ir " pegar o carro "... Eu tenho, na verdade, uma condição especial. O que posso dizer é que, quém puder dar uma aliviada no trâsito , pode e deve dar...Um sacrifíciozinho não faz mal a ninguém !

    ResponderExcluir
  2. to indo pra faculdade de arquitetura e urbanismo da ufba de bicicleta e depois vamos para o dique fazer a bicicletada salvador massa critica

    ResponderExcluir