Exposição sobre o Bando Anunciador terá início dia 17 de janeiro na Biblioteca

Exposição sobre o Bando Anunciador terá início dia 17 de janeiro na Biblioteca

Com o objetivo de resgatar e divulgar a história de um dos eventos que mais marcaram o Rio Vermelho, o Bando Anunciador, será aberta na Biblioteca Juracy Magalhães, no próximo dia 17 de janeiro, uma exposição de fotos e registros referentes à festa. A iniciativa de Pino e Gildásio, antigos moradores do bairro e organizadores de um dos últimos destiles, foi de imediato acatada pela Biblioteca .Se alguma ex-rainha ou princesas, ou mesmo qualquer pessoa que fez parte do bando e tenha guardada fotos ou fantasia usada no desfile e quiser colaborar com a iniciativa, pode procurar Maria José na própria Biblioteca. No final da exposição todo o material cedido será devolvido.

Abaixo um breve histórico da origem do Bando extraído do Blog História de Salvador-Cidade Alta e Baixa.

O Bando Anunciador do Rio Vermelho teve origem com os veranistas que tomavam conta do bairro, atraídos pela “águas milagrosas” de suas praias. Sem muito o que fazer nos três meses que durava a permanência no bairro, buscavam as mais diversas formas de divertimento e lazer. Além do banho de mar diário jogavam bola , divertiam-se jogando cartas, gamão e diversas formas de pescarias, desde o uso de redes e tarrafas, além de pescaria nos barcos para buscar no médio alto-mar, peixes maiores como o vermelho.

Nesse último caso, meses antes do inicio do veraneio, preparavam os chamados “pesqueiros” (armações de pau de mangue, latas velhas, folhas de zinco, etc.etc) e com auxílio de pedras muitos pesadas, fundeavam esse conjunto em determinados pontos do mar para que ali se aglomerassem os peixes. Em seguida faziam a chamada “marcação triangular”, tendo como pontos de referência torres de igrejas e outras referências que se destacassem no horizonte.

O almoço não saia antes das duas horas da tarde. Os vermelhos, as tainhas, os siris e os camarões pescados pelos novos “heróis” do mar, precisavam ser preparados com certo cuidado e tempo. Nesse ínterim, rodadas de cervejas eram servidas entre parentes e aderentes, desde que toda a “comunidade” vizinha sempre participava em grande número.

O almoço era servido no gramado em frente de uma das casas, geralmente em baixo de uma árvore de fruta pão ou jaqueira, abundantes naquela época.

Exposição sobre o Bando Anunciador terá início dia 17 de janeiro na Biblioteca

Após os “comes e bebes” começava o carteado que se estendia até o principio da noite. Nesse tempo, era a vez das famílias aderentes gastarem um pouco. Eram servidos petiscos de toda a natureza: camarões empanados, coração de frango, agulhas fritas, pititingas, siris e caudas de lagostas. Depois vinham os doces de todos os tipos desde a famosa ambrosia de leite de cabra até as sofisticadas tortas de chocolate.

Essa era a rotina do dia a dia dos veranistas das duas localidades e se não bastasse andavam inventando festas de todas as maneiras e uma delas envolvia toda a gente do local. Era o “Bando Anunciador do Rio Vermelho”.

Desfilava 15 dias antes do Carnaval “anunciando” a grande festa de Momo. Na verdade, contudo, era como que uma despedida do veraneio que se encerrava poucos dias adiante. Em suma, uma forma sutil de driblar a saudade que já tomava o coração dos dias extraordinários, belos e divertidos que viveram.

Carros alegóricos, mascarados, confetes e serpentinhas compunham a festa. Músicos profissionais eram contratados para as orquestras que puxavam o bando, apenas com um detalhe: a percussão era executada pelos próprios veranistas que treinavam noites seguidas para não desafinar.

Outro detalhe: os tamborins e os tambores eram fabricados pelos próprios veranistas, esses últimos com aproveitamento de barricas de bacalhau. O couro de cobra jibóia era comprado no antigo Mercado Modelo.

Postar um comentário

6 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Está aí um belo relato de como era a vida no nosso Rio Vermelho. Como morador antigo , talvez mesmo um dos mais antigos do bairro , que vivi a época , aplaudo calorosamente a iniciativa de Pino ao colocar este relato no ar para que a juventude de hoje saiba um pouco mais a respeito do pedaço que ocupa. Parabéns Pino . Você foi genial ! Abraços do Sarnelli .

    ResponderExcluir
  2. Realmente Sarnelli, eu também gostei muito da iniciativa da exposição e apelo mais uma vez aos moradores que puderem contribuir para enriquecer a exposição como fotos, documentos ou mesmo alegorias utilizadas no Bando que ajudem, isso vai ser muito importante no resgate histórico dessa festa.

    ResponderExcluir
  3. Que boa ideia! Parabéns para Gildásio, Pino e a Biblioteca Juracy Magalhães (Biblioteca do Rio Vermelho) Vou vasculhar minhas fotos sobre o Rio Vermelho, principalmente sobre o Bando Anunciador e contribuir para o sucesso do evento. Contem comigo, ao tempo que convido a outros moradores que tenham fotos também participarem da boa ideia.

    ResponderExcluir
  4. Oi Hélio. Contamos mesmo com sua ajuda, você que também participou de várias comissões, sem falar no incentivo que seu pai, seo Campos, sempre nos deu.Caso encontre algum material entregue a Maria José ou até mesmo a D. Sônia na biblioteca.

    ResponderExcluir
  5. Não seria o caso de, se possível, juntar fotos, selecioná-las e escaneá-las para montar um CD que possa servir para palestras na Biblioteca? Seria alguma coisa , também, de duração ilimitada..

    ResponderExcluir
  6. Boa ideia Sarnelli, ficaria registrado pra sempre....e Hélio, bom dia, aquele papo que tivemos na missa de Pino sobre a caminhada,lembra??? pois bem, eu qdo coloco uma ideia na cabeça coloco logo em prática, ou seja, enviei e-mail para todos da AMARV, sugerindo a confecção da camisa, com roteiro, mapa delimitando a área, café da manhã e tudo mais, nada confirmado, somente uma sugestão que pode muito bem ser aceita ou não, sabendo desde já, que a pessoa mais indicada para esta organização é justamente vc.
    Como disse no e-mail, espero que seja realizada em 2012 e já denominei até de 1º CAMINHADA LIMÍTROFE DO RIO VERMELHO, com apoio da AMARV, é claro..

    Abraços e bom ano novo pra todos.

    P.S. Liguei ontem pra Jorge, falei com a filha dele, vaso ruim não quebra mesmo rsrsrsrsr

    ResponderExcluir