Empresa proprietária do Camarote Salvador e autoridades não comparecem ao debate no Vila Velha

A sessão do fórum “A Cidade que queremos”, que está sendo realizada essa noite no Teatro Vila Velha para debater a ocupação da praça de Ondina pelo Camarote Salvador, começou sem a presença do representante da empresa proprietária do empreendimento, a Premium Entretenimento, Luiz Mendes Júnior. O tema da sessão foi definido pelo movimento a partir de sugestão da empresa que, na última hora, encaminhou mensagem por e-mail aos organizadores alegando que, estando a questão judicializada “acreditamos que, em respeito ao Poder Judiciário, a sede do debate deve ser a própria Justiça”, afirma. 

A judicialização do debate começou por iniciativa do próprio Camarote Salvador, quando ajuizou ação intimando a jornalista Nadja Vladi, arbitrariamente indicada pela empresa como líder do movimento, a suspender manifestação pública contra a ocupação da praça de Ondina, sob pena de prisão e multas diárias. Diante do crescimento do movimento Desocupa nos últimos dois meses, a empresa encaminhou mensagem por e-mail para um dos integrantes do movimento propondo um encontro para debater o assunto.

O movimento, em contrapartida, propôs que o debate fosse público, com a presença de autoridades e cidadãos interessados no assunto. Hoje à tarde, o representante da Premium desistiu de comparecer ao encontro. 

Além da Premium, foram convidados representantes da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom), Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Ministério Público do Estado da Bahia e Ministério Público Federal. Nenhuma das autoridades compareceu e não apresentaram justificativas. 

O coordenador da mesa, professor Ordep Serra, depois de constatado que os convidados não estavam presentes lembrou “que o movimento está aberto ao diálogo. Diálogo não é conchavo, mas deve ser aberto e franco diante do público e das autoridades. Se não acontece não é por nossa vontade", afirmou.

A representante do Grupo de Trabalho de Análises Técnicas do Movimento, urbanista Glória Cecília Figueredo aproveitou a oportunidade para questionar a cessão da praça para a exploração comercial do camarote. "Uma coisa é privatizar o serviço de limpeza ou algum outro serviço público. Mas como privatizar uma praça, um bem de uso comum, que serviço a empresa presta ali para os cidadãos", protestou. 
Tópicos:

Postar um comentário

3 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Ah tá, pensar que alguém iria aparecer é no mínimo ingênuo. Ainda mais em ano eleitoral com vários pré-candidatos em secretarias...cadeia nos Claudios de Jão...

    ResponderExcluir
  2. Será que alguém pensava que o pessoal no Camarote Salvador iria mesmo comparecer ao debate ? Que iria se expor num ambiente que lhe seria desfavorável ?

    A ocupação da praça , da forma como aconteceu este ano , é um absurdo que só ocorre em Salvador , uma cidade desgovernada ... A turma que tira proveito disso , vai, certamente, insisitir... Não , à pretensão absurda e ilegal !

    Se a decisão fica aos cuidados da Justiça, vamos esperar que ela seja realmente cega e que faça bom uso da balança ...

    ResponderExcluir
  3. por incrivel que pareça ainda tenho muito que aprender, pois eu acreditei que eles iriam aparecer sim, mas este tipo de coisa é bom pra eu entender de uma vez por todas que os senhores do $$$ não vão nunca abrir mão do seu lucro a menos que a justiça assim o determine, mas como na bahia tudo é possivel... é bem provavél que isso fique como esta e os incomodados que se mudem.

    ResponderExcluir