Moradores do Parque à beira de um ataque de nervos

Os moradores do Parque Cruz Aguiar já não sabem mais para quem apelar. O local que até pouco tempo era uma área exclusivamente residencial, foi tomado por inúmeros bares e restaurantes tirando o sossego durante o dia e principalmente à noite quando bares e restaurantes registram um grande movimento. Além do barulho característico de comercio dessa natureza, os passeios são tomados por carros, estacionados até mesmo nas portas das garagens impedindo o acesso dos moradores. Essa situação ficou ainda mais complicada com o volta às aulas das duas faculdades que funcionam nas proximidades. Como se tudo isso não bastasse a coleta de lixo começa a ser feita na madrugada com recolhimento de latas e garrafas aumentando ainda mais o tormento noturno.Tudo isso acontece porque a Prefeitura autoriza indiscriminadamente o funcionamento de atividades comercias sem o mínimo cuidado de analisar se são adequados ao local e qual o impacto para a vizinhança, conforme determina o Estatuto da Cidade, instrumento que estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. (Lei Federal nº 10257/01) Aliás, a maioria dos problemas do bairro são causados única e exclusivamente pela Prefeita, por conivência ou por omissão.

Postar um comentário

7 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Complementando a postagem, temos que acrescentar a inauguração de mais uma cervejaria no Rio Vermelho, instalada na esquina da rua Cachoeira com a rua Ilhéus , detro do Parque Cruz Aguiar. O detalhe , é que o estabelecimento, foi pintado num azul vistoso, berrante, de forma que não há como errar , não tem uma só vaga para veículos e, ainda por cima , está piquetando o seu próprio passeio. Por que ?... Mais carros no pedaço !

    Outro detalhe é que o novo estabelecimento está terminando de se instalar num imóvel que foi residência familiar, ficou uns meses interditado , mas conseguiu o alvará que legalizou a modificação do imóvel.

    Consta que o empreendimento tem o suporte de uma marca conhecida de cerveja. Tinha que ser !...

    Mais um transtorno para os moradores do bairro, que a própria prefeitura conseguiu destruir .

    Todos se lembram que o Parque Cruz Aguiar nasceu para ser exclusivamente um bairro residencial mas hoje tem de tudo... Restaurantesm clínicas, academias, escola de decoração e por aí vai. Só não tem mais espaço !

    Os moradores da parte baixa, que é aquela que interessa aos negociantes, estão fugindo, mas há sempre alguém que resista, como eu, por exemplo. A verdade é que o Rio Vermelho, de um modo geral, incluindo , principalmente , a rua da Paciência e o Largo de Santana , até a Mariquita onde está instalado o point da cerveja , é uma bagunça só, graças à propria prefeitura.

    Justiça seja feita : a degradação do bairro é obra de diversas gestões.

    Dessa culpa, o Sr. JH se salvou !...

    ResponderExcluir
  2. Seria interessante também o depoimento de outros moradores do Parque, com isso quem sabe podemos até montar um dossiê e encaminhar para o próximo prefeito mostrando que liberar novos empreendimentos nessa área é uma total falta de responsabilidade. O Blog está à disposição para encaminhar isso.

    ResponderExcluir
  3. Sim, seria muito interessante se mais moradores da área e mesmo defensores do Rio Vermelho se manifestassem , mas ocorre que, como já me lamentei publicamente através desse mesmo blog, ninguém comenta, ninguém se manifesta , sobre assuntos sérios que demandam uma tomada de posição e, certamente , uma certa exposição. Para comentar assuntos de pouca importância , tenho visto pronunciamentos risíveis e alguns até fazem isso protegidos pelo anonimato.

    Pior ainda : alguns moradores criticam e cobram uma solução , mas não participam ...

    Está aqui a oportunidade que precisávamos para levantar as nossas vozes. O Parque ( parte baixa ) está para exalar o último suspiro ! Não há espaço para mais nada. Os moradores que acompanham o Blog do Rio Vermelho têm agora a oportunidade de externarem a sua insatisfação. Ou melhor , estão convocados ( por mim ) para isso.

    Tenho a certeza absoluta de que este blog , democrático e aberto à comunidade, acatará toda a correspondência e comentários que lhe for enviado.

    ResponderExcluir
  4. Por favor, relevem algumas falhas na redação, falhas que ocorreram por falta de uma revisão mais acurada. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Tem nada não Sarnelli, o importante é o conteúdo de suas opiniões que enriquecem muito as postagens.

    ResponderExcluir
  6. Já está na hora dos moradores se unirem para por esta galera fora daqui. A Prefeitura é conivente com as irregularidades, veja a obra na Rua Feira de Santana que foi interditada varias vezes por não atender às leis de construção do município, voltou à atividade sem ter modificado o projeto e com alvará!
    Cristiano Teixeira

    ResponderExcluir
  7. É verdade , a obra da rua Feira de Santana agora exibe uma placa de licenciamento normal, por sinal colocada bem às minhas vistas . Estão trabalhando lenta e discretamente. De fato . apesar da exibição da placa da licença, não houve modificação alguma no projeto , já que o prédio está ocupando toda a área do terreno . O trabalho que está acontecendo ali é discreto e está acontecendo mais na parte interna...

    Será que ainda existe algum nó para ser desatado ?

    ResponderExcluir