A Mariquita está uma verdadeira esculhambação

O fraco  movimento em uma tarde de domingo nos boxes do Mercado do Peixe, inaugurada há pouco mais de um ano, é o reflexo da decadência do local. O mega projeto sonhado para o local pela Central de Entidades, acabou se transformando em um grande pesadelo. O que deveria ser um centro de artesanato virou uma cabana abandonado onde marginais se abrigam, o  memorial Caramuru, sequer saiu do papel,  o restaurante panorâmico foi embargado antes mesmo de começar, o anfiteatro ninguém mais ouve falar, o estacionamento virou garagem de veículos de médio e grande porte e o monumento  a Caramuru virou uma lenda semelhante  à que se conta sobre a chegada do português  à Pedra da Concha.

Os permissionários dos boxes do Mercado do Peixe,( a única obra concreta realizada até o momento, mesmo assim cheia de defeitos),  até se esforçam para revitalizar o local, colocam música ao vivo, promovem shows, capricham no cardápio, mas o local não ajuda. Abandonado, sem manutenção,  lixo por todos os lados, segurança inexistente e um número assustador de cachorros em todo ambiente, compõem um cenário de degradação em uma moldura belíssima  que tem como pano de  fundo o mar que se estende até o Farol da Barra. Será que essa é a cidade que vamos apresentar ao Mundo durante os Jogos das Confederações que acontecem já no próximo ano?

Está na hora das entidades representativas do bairro e os permissionários dos boxes se unirem em busca de   uma providência emergencial junto à  Prefeitura. Já que o projeto ficou mesmo engavetado no judiciário, que se faça uma intervenção no local, promovendo um  mínimo de organização.  Entenda o caso aqui.

A quantidade de cachorros de rua é impressionante, eles ficam entre as mesas

No  material de construção deixado  no calçadão  

Os bancos já quebrados servem de cama para o  cachorro 

Nas rampas de acesso o sono dos justos

Alguns bastante feridos ficam nos estacionamentos

Ou mesmo circulando entre as mesas se esfregando nos clientes

A falta de manutenção é visível no entorno do Mercado, um perigo para quem gosta de tomar umas e outras

Nem parece uma obra inaugurada há pouco mais de um ano

Se um biritado sair do passeio pode acabar dentro do buraco

O abandono  do local se reflete no movimento cada vez menor nos boxes 

Pensado para servir de centro de artesanato a obra abandonada virou  refúgio de desocupados 
Desse cenário decadente uma das vistas mais bonitas da cidade, 

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Sempre mencionei aqui neste blog, pelo menos é minha visão, um mirante neste local, preservando o Mercado e que o projeto tenha toda infra estrutura necessária para tal...se estivéssemos na Europa com certeza já tinham tomado providência nesse intuito, como é aqui, já sabem...com a proximidade da Copa, seria uma boa opção de espaço de lazer, admirando não só o por do sol, como os surfistas pegando onda na Torrefação e os pescadores jogando suas linhas atrás do pescado, associado a isso tudo, quiosques, mesas, quadras poliesportivas, ciclovia, etc...
    Será que vão tomar alguma atitude decente quanto a este local?????
    Na verdade se o projeto não houver "viabilidade financeira" pra muitos, nada sai do papel, essa é a grande verdade.

    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Temos tudo para transformar Salvador num paraíso , mas os terráqueos que gerem a cidade, ou não enxegam a jóias que têm nas mãos, ou não deixam .

    ResponderExcluir
  3. Ficam pensando nos conchavos políticos e esquecem de administrar a cidade, esse que é o problema.

    ResponderExcluir
  4. A atual situação é uma característica intrínseca dos responsáveis pela ideia(absurda) e execução(crime). O referido refúgio de desocupados bem que poderia servir de oca para o caramuru mirim...

    ResponderExcluir