Comandante garante que índices de criminalidade vem caindo no bairro desde o mês de abril

Comandante garante que índices de criminalidade vem caindo no bairro desde o mês de abril
Atento à segurança do bairro, estamos intensificando as rondas com as viaturas, motocicletas e um incremento de 60 (sessenta) policiais militares nos últimos dois meses, em sua grande maioria trabalhando em duplas de policiamento à pé. Os índices criminais do bairro vem caindo desde o mês de abril, sendo por exemplo da ordem de 48% de redução dos casos de roubo a transeuntes. Roubo a estabelecimentos comerciais só tivemos registro de 02 (dois) casos, no mês de junho. Está em pleno desenvolvimento uma operação específica para coibir os assaltos praticados por motociclistas. Em suma, a 12ª CIPM tem se esforçado e conseguido melhorar as condições de segurança do nosso bairro.
Att.,
André Ricardo - Maj PM
Cmt da 12ª CIPM
Tópicos:

Postar um comentário

14 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Não tem como negar que a segurança no bairro teve uma melhora significativa nos últimos meses, o problema da Almirante Barroso é que ela é uma rota perfeita de fuga. Os elementos deixam as motos próximo ao colégio Medalha Milagrosa e praticam os assaltos a pedestres e motoristas quando estão chegando ou saindo das casas ou escritórios, depois pegam a moto e se mandam.

    ResponderExcluir
  2. Muito pelo contrário. A criminalidade do bairro cresce em progressão geométrica. As ações da polícia militar só acontece exclusivamente até às 22:30, de modo que, a partir desse horário como já haviamos falado anteriormente, aqui, todos os dias, vira um reduto de todos os tipos de criminalidade possível, desde prostituição infantil, roubo e furto de veículos, assalto contínuos a pessoas nos pontos de ônibus, assaltos repetidamente a estabelecimentos comerciais, tais como; lanhauses, estúdios fotográficos e lojas, estes inclusive com uma peculiaridade, os proprietários sendo ameaçado de morte pelos criminosos, caso prestarem queixa, contínuo e permanente tráfico de drogas em todo o bairro, tendo como focos principais, Largo e Praia de Santana, Largo da Mariquita e Mercado do Peixe e Praia do Buracão, esta modalidade particularmente sendo praticada abertamente, sem nemhum tipo de coação. A Tribuna da Bahia recentemente fez uma matéria sobre a questão da criminalidade e da violência no Rio Vermelho, inclusive identificando com depoimentos dos moradores e comerciantes todos estes fatos. Esta é de fato, a real realidade do bairro, não adianta tapar o sol com a peneira.

    ResponderExcluir
  3. Endosso seu comentário Carmela, mas é impossível fazer segurança efetiva sem desenvolvimento social e educação. O trecho que compreende as ruas, Almirante Barroso, Eurycles de Mattos, Bartholomeu de Gusmão, Vila Matos, Garibaldi, Praia da Paciência e a Conselheiro Pedro Luis são perigosos por que as opções de fuga são inúmeras. Nestas, não tem dia, noite ou reforço policial que dê jeito, os delitos são constantes. Invasões de prédios e condomínios com furtos consumados e roubo de veículos nas vias públicas não foram abordados na prestação de conta do Comandante da área. Mesmo assim é louvável a interação do Major com a comunidade e sua disposição em prestar contas. Ambos, Militares e Civis estão de parabéns pela disposição em nos ouvir, mesmo com as melhoras relatadas sabemos que ainda estamos muito longe do desejado.

    ResponderExcluir
  4. AS ESTATÍSTICAS SÃO FAJUTAS
    Mesmo reconhecendo o empenho do Major André, acho que ele não deveria se basear em estatísticas para afirmar que a criminalidade no bairro está melhorando. Acontece que a maioria das pessoas assaltadas não vai à delegacia prestar queixa, e motivos para isso não faltam. Para ser atendido na 7ª DP a pessoa perde uma manhã ou uma tarde e se foi roubo de pequena monta ainda tem que ouvir repreensão do agente que está lavrando o BO (tipo: Mas rapaz, você vem aqui por causa de uma bobagem dessa!). E não é só a rua Almirante Barroso que está entregue a criminalidade, é o bairro todo.

    ResponderExcluir
  5. FALTOU DIZER
    Que o policiamento também deixa muito a desejar. Geralmente o que vemos são policiais em lugares desnecessários (desfrutando de uma boa sombra, ou em porta de bares) e lugares onde eles seriam necessários completamente acéfalos. A tráfico de drogas à noite, no largo de Santana e no entorno da colônia Z-1, e nas praias de Ondina e da Paciência no final da tarde, não é combatido, os guardadores de automóveis (muitos deles também vendedores de drogas) não são abordados, isso prá falar somente de alguns problemas visíveis a todos.
    Alem disso, como observou Roger em seu comentário, os moradores do bairro se omitem em relação ao policiamento (e a outros problemas também), achando que as autoridades vão resolver tudo.

    ResponderExcluir
  6. O Rio Vermelho é cercado por favelas de altíssima periculosidade.
    Sabendo disso a ronda deve ser intensiva sem respiro.

    RIRV

    ResponderExcluir
  7. PARABÉNS BRANCO, você faz uma radiografia dos problemas do bairro quanto ao policiamento, seria o caso do major esquecer as estatísticas e seguir o roteiro indicado por você.
    Lembrando que até hoje estamos aguardado o encontro com o secretário de segurança. Eu não esqueci.

    ResponderExcluir
  8. Para completar, ontem mesmo a Praia da Paciência foi palco de uma festa, tendo como cardápio, uma farra de drogas de todos os tipos, com presença da grande maioria de estudantes inclusive menores, conjuntamente com seus respectivos fornecedores, (traficantes), começando no início da tarde e adentrando pela noite, sem serem importunados por nemhuma viatura policial. Para confirmar basta assistir o Bocão hoje!

    ResponderExcluir
  9. É isso aí Branco. Se fosse uma turma da favela será que a polícia não tinha baixado? E aí? Filhinho-de-papai pode usar droga sem ser molestado? E olhe que a festa durou todo o dia e parte da noite!

    ResponderExcluir
  10. Isso sem falar nos carros estacionados em todo canto, inclusive passeios e portas de garagens, e da imundice que amanheceu a praia hoje.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de avisar aos caros leitores que todas as segundas-feiras, às 18h tem reunião do Conselho de Segurança, no Comando da 12ªCIPM que fica na Rua Ilhéus. O Comandante André é um oficial aberto ao diálogo com a comunidade.Seria interessante uma maior participação dos moradores nesse fórum de debate.

    ResponderExcluir
  12. A ação da Policia em muitos casos é limitada, o policial não pode sair prendendo a torto e a direita sem o flagrante, fora as limitações impostas pela própria lei.O bairro ainda tem problemas sim como os citados, mas não podemos deixar de reconhecer que o policiamento está bem melhor.

    ResponderExcluir
  13. 1 - Eu não estou pedindo para a polícia sair prendendo gente a torto e direito, só estou pedindo um policiamento mais eficiente, que não faça de conta que não está vendo nada
    2 - Deixei de participar dessas reuniões porque toda vez que alguém fazia alguma crítica ou dava alguma sugestão, aparecia um policial para dizer que nós não entendíamos de segurança, que segurança era especialidade deles.

    ResponderExcluir
  14. Mas realmente é verdade Pino, não entendemos nada de segurança, contudo, entendemos tudo de "INSEGURANÇA" !!! Notadamente, a do Rio Vermelho.

    ResponderExcluir