Entidades apelam ao Ministério Público para preservar área verde no Morro do Conselho

O presidente da Amarv, Lauro Motta( Loly) deu entrada hoje(22) junto ao Ministério Público a uma representação no sentido de preservar a última área verde restante no Morro do Conselho, onde está projetada a construção de um edifício de apartamentos, composto de sete pavimentos, que se concretizada trará sérios prejuízos urbanísticos, ecológicos, estéticos e até estruturais para o bairro do Rio Vermelho.

Veja a íntegra do documento:

Salvador, 21 de novembro de 2012.

Ao 

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA 
PROMOTORIA DE JUSTIÇA DO MEIO AMBIENTE 

Prezados Senhores,

A ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES E AMIGOS DO RIO VERMELHO - AMARV, a COLÔNIA DE PESCA – Z 01, o CONSELHO COMUNITÁRIO, SOCIAL E DE SEGURANÇA DO RIO VERMELHO E ONDINA e o BLOG DO RIO VERMELHO, por seus Representantes Legais infra firmados, vem, pelo presente, trazer ao conhecimento de Vossas Senhorias, fato da maior gravidade e do interesse desse respeitável órgão.

As Entidades acima relacionadas tomaram conhecimento de um projeto de edificação, de autoria da Alvarez Arquitetos Associados, cuja concretização pretende levar a cabo uma construtora denominada Espaço R2, de origem e localização ignorados por estas Associações. Trata-se, segundo o projeto que se teve acesso, de um edifício de apartamentos residenciais, que receberia a denominação de “La Vista Morro do Conselho”, composto de nada menos que sete pavimentos, cuja estrutura viria a ser erguida em área de terreno remanescente, situada no Morro do Conselho, neste Bairro do Rio Vermelho.

Não é preciso acentuar os prejuízos urbanísticos, ecológicos, estéticos e até estruturais para o bairro do Rio Vermelho, caso esta edificação venha a ser aprovada e levada a efeito, justamente naquele local, que consiste na última área não edificada do Morro do Conselho, e que assegura a ventilação e a visibilidade do Morro para o restante da cidade. Sabe-se que o terreno pertence ao Grupo Pestana, e que teria sido prometido em venda à incorporadora BraCyL Incorporações, tudo conforme dados colhidos em sítio eletrônico de anúncio do empreendimento (http://lrvimoveis.com.br/e/la-vista-morro-do-conselho), cujas vendas, ao que se sabe, já foram iniciadas, trazendo grande preocupação para estas Entidades, que tudo farão para chamar a atenção das autoridades competentes e evitar mais este desastre ecológico no nosso tradicional bairro do Rio Vermelho.

Estas Entidades, por fim, ao tempo em que requerem a adoção de providências no sentido de apurar-se a regularidade e a legalidade da pretendida edificação, hipoteca em favor deste respeitável Órgão, todos os esforços, para, em apoio às políticas públicas e à atuação institucional, fazer cumprir as lei federais, estaduais e municipais, sobretudo as regras locais pertinentes às posturas construtivas exigidas em área de marinha, de preservação ambiental e limítrofe ao Oceano Atlântico.

Atenciosamente,
Lauro Alves da Matta Júnior
Presidente da Amarv

Marcos Antonio Chaves dos S.Souza
Presidente da Colônia de Pesca Z - 01

Eloysa Cabral Novaes
Presidente do Conselho Social Comunitário e de Segurança do Rio Vermelho e Ondina

Carmela Talento
Blog do Rio Vermelho

Postar um comentário

3 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Vocês acham que vão conseguir alguma coisa? Quem manda é o poder econômico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, se não conseguirmos nada ao menos tentamos, o pior é ficar olhando tudo acontecer e silenciar.
      Há homens que lutam um dia, e são bons;
      Há outros que lutam um ano, e são melhores;
      Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
      Porém há os que lutam toda a vida
      Estes são os imprescindíveis" Bertold Brecht

      L

      Excluir
    2. Concordo plenamente CARMELA...
      Atitude é cidadania!

      Excluir