Ultimas homenagens a D. Valdete

Ultimas homenagens a D. Valdete
 Parentes, amigos, ex-alunos, ex-funcionários, professores e diretores do Colégio Guiomar Pereira compareceram está manhã ao Cemitério Jardim da Saudade para prestar as últimas homenagens a D. Valdete. Além da tristeza o sentimento de agradecimento foi o que mais predominou, frase como :“ela fez muito pelos meus filhos”, era ouvida com frequência durante o velório.
Ultimas homenagens a D. Valdete
Ultimas homenagens a D. Valdete Para o professor Edison Carlos dos Santos diretor do Guiomar durante muitos anos, D.Valdete, além de grande educadora era um ser humano extraordinário. “ Ela ajudou muita gente que não tinha condições de pagar as mensalidades, sempre encontravam uma maneira para o aluno continuar estudando”, relembrou. Essa mesma qualidade foi destacada pelo professor Eduardo Roldão, que lecionou durante 13 anos no Colégio “ Ela influenciou muitas gerações e teve uma participação decisiva em minha formação”, acrescentou.
Para Egnaldo Araujo, jornalista e genro de D. Valdete, a Bahia só tem a agradecer ao trabalho educativo e comunitário que ela desenvolveu em prol das crianças e jovens que sob sua tutela encontraram um caminho seguro, o da educação. Lembrou que foi no Guiomar, sob a inspiração dela que foi fundado ao grupo ambientalista “Eco Terra”, que existe até hoje, com sede atualmente em Lauro de Freitas, presidido por Débora Fontes.

 Mas foi Lúcia Requião, em uma homenagem emocionante que sintetizou o perfil de D.Valdete:
Ultimas homenagens a D. Valdete
“Foi-se um estrela maior, a matriarca Valdete. Hoje, nossos corações sofrem a dor da perda e da grande saudade que ficará para sempre em nossa memória. Diretora do Colégio Guiomar Pereira, grande educadora! Tratava seus alunos como netos e os funcionários, não como tais, mas como verdadeiros amigos, dando-nos tanta confiança para atuar, que nos sentíamos completos.

 Agora, a estrela maior segue outra jornada, e com certeza colhendo muitas flores que aqui plantou. Vai em paz amada Valdete, que Deus abra as portas do céu para seu eterno deleite.

 Estamos aqui vibrando pela luz do seu caminho, na certeza querida amiga, mãe, avô, sogra, diretora, tia, prima, irmã, cunhada, as nossas saudades serão eternas. Despede-se sua família, amigos, alunos e funcionários do Colégio Guiomar Pereira”.

Ultimas homenagens a D. Valdete
Professora Sônia ao lado de Marisa que durante muitos anos foi o braço direito de D. Valdete 
Ultimas homenagens a D. Valdete
 Nascida em Nazaré das Farinhas, Valdete Martins dirigiu o Colégio Guiomar Pereira durante 43 anos, mesmo sem diploma de professora era uma educadora nata. Diariamente às 6h da manhã já estava na escola para receber os alunos que conhecia pessoalmente e chamava todos pelo nome. Nas quatro décadas de funcionamento da escola passaram pelos bancos do Guiomar gerações de baianos, a exemplo da deputada Alice Portugal, do administrador de empresas José Honorino, os jornalistas Biaggio Talento e Aguirre Peixoto, o jogador Beijoca, ídolo da torcida da Bahia, entre tantos outros nomes que hoje se destacam nas diversas áreas. Ela deixa dois filhos, Valquiria Martins
 e Guilherval Martins , filhas adotivas, netos e bisnetos, uma legião de alunos pela Bahia a fora e um legado de muita dedicação à educação, o que a fará lembrada para sempre..
Tópicos:

Postar um comentário

10 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Ai que saudade de entrar na escola e encontrar aquela doce senhora, sentada em sua sala, zelando por seus alunos!

    "Bom dia vó!"
    O dia não começava sem isso. Saudade do seu carinho, de andar por aqueles corredores, de encontrar os amigos, de se sentir em casa, em família.

    Muito obrigada D. Valdete, muitíssimo obrigada por ter proporcionado os melhores anos da minha vida. Sua escola foi o meu lar por alguns anos, e vai ser uma doce lembrança por toda a minha vida.

    Descanse em paz. Sua memória estará viva em cada um dos seus netos e netas que tiveram a sorte de conhecer e conviver com um exemplo ímpar de professora, cidadã e ser humano.

    ResponderExcluir
  2. "QUEREMOS PARABENIZAR A EXCELENTE COBERTURA DO ÚLTIMO ADEUS DA EDUCADORA NATA DO RIO VERMELHO, VALDETE MARTINS. O BLOG RIO VERMELHO NA PESSOA DA JORNALISTA CARMELA TALENTE VEM ASSIM PROMOVER A DEVIDA E MARAVILHOSA HOMENAGEM AQUELA FIGURA IMPAR QUE FOI DONA VALDETE, COMO EDUCADORA, COMO PESSOA E COMO, SOBRETUDO MÂEZONA DE SEUS PEQUENINOS ""FILHOS, QUE ELA TANTO AMAVA E CONTINUARÁ POR CERTO A AMAR DE ONDE ESTIVER.
    EM SINTESE, OBRIGADO, MUITO MESMO.
    Egnaldo Araújo - sempre aprendendo com quem sabe jornalizar."

    ResponderExcluir
  3. Fará muita falta mesmo na vida de todos nós , Vai em paz dona Valdete e pode ter certeza que sempre terá seu lugar nos corações de todos nós Alunos e familiares ♥

    ResponderExcluir
  4. Incólume Ela sempre estará em nossas lembranças e corações. A ideia de fundar uma instituição quase q filantrópica, proporcionando a educação e cultura aos menos favorecidos.
    Um exemplo a ser seguido por nossos políticos !!!
    A luta sempre contínua em prol de uma comunidade mais preparada e consciente.

    Agradeço de coração a todos os presentes por esta homenagem rica em sentimentos e esperança de uma passagem tranquila e serena.

    Brilhe Vovó querida iluminando assim os caminhos dos q necessitam de PAZ, AMOR e CONFORTO.

    ResponderExcluir
  5. D. Valdete escreveu a própria história no Rio Vermelho dando a sua contribuição para educar várias gerações. O que pode se dizer sobre ela é que sua passagem por essa vida não foi em vão.

    ResponderExcluir
  6. Prezada jornalista Carmela Talente:

    Gostaria muito de ver no seu BLOG fotos do Guiomar Muniz Pereira, poder rever os professores com quem estudei no ginásio entre 1979 e 1981.Fiquei muito feliz em saber que o professor de Ciências, Edison Carlos, está vivo.Não o vejo desde 1985, quando retornei ao colégio para pegar um documento e o encontrei Diretor.Ele foi uma das referências que levei para a minha vida! A família de D. Valdete e esses professores devem ter guardado algumas fotos, inclusive das gincanas que movimentavam o bairro. Participei da de 1979 e, sei que foram tiradas fotos da de 1980, pois alguém me mostrou uma foto em que estou com os colgas cumprindo tarefa numa praia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. já solicitei algumas fotos aos familiares, mas ainda não obtive retorno

      Excluir
  7. Hoje, já não moro em Salvador.Primeiro, fui surpreendido pelo fechamento do colégio e, mais recentemente, pela notícia do falecimento da professora Valdete.
    Realmente, foi um privilégio ter sido aluno dessa instituição e, reitero as palavras do meu ex-professor de Ciências, Edison Carlos. A DIRETORA Valdete não desamparava quem estava em dificuldades de pagar a escola, embora esse nunca tenha sido o caso dos meus pais.Lamento, não ter tirado fotografias com os professores e colegas naqueles anos incríveis de 1979 a 1981.Seria bom, num momento como esse recordar o passado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! de 2012 sua postagem. Mas talvez ainda possa ler a minha. Bem, acredito que quem estudou no Guiomar, guarda doces lembranças na alma como eu. Eu nao sei seu nome, mas estudei lá esse período também. Ainda tenho na memoria, a Angeli, o Erick, O Pedro vagueiro, o Cleiton, as irmãs Melo, as irmãs Café... A voz do professor Eduardo de Matemática... O professor de ingles e suas musicas (...) nossa! Muita coisa. Meu nome é Anaina. Sou irmã do Clodoaldo.

      Excluir