Importante: Hoje é Dia Mundial de Combate a Aids

 Hoje é o Dia Mundial de Combate a Aids. O Ministro da Saúde , Alexandre Padilha está em Salvador participando no Candeal do lançamento da campanha Fique Sabendo, ação de incentivo ao teste de Aids, com foco na conscientização da população.Das 530 mil pessoas que vivem com HIV no Brasil, estima-se que 135 mil desconhecem a sua situação e 30% chegam aos serviços de saúde tardiamente. A campanha visa mudar essa realidade. 

 TESTE RÁPIDO -Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado do teste rápido sai em 30 minutos. A pessoa recebe aconselhamento - antes e depois do exame – e, em caso positivo, é encaminhada para o serviço especializado. “O grande foco da ação é a melhoria da qualidade de vida e a garantia dos direitos humanos à saúde, com sigilo e confiabilidade”, explica o ministro. 

 CAMPANHA– O tema da campanha pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids, deste ano, irá destacar a importância de se realizar o teste, tendo como porta-vozes pessoas que vivem com HIV/aids. A estratégia prevê veiculação de mensagens de promoção ao diagnóstico de HIV, com base nos direitos humanos e no combate ao estigma e preconceito. A divulgação nacional será feita em TV, rádio, salas de cinema e internet. 

 O público-alvo é a população em geral, especialmente a que vive em situação de maior vulnerabilidade. A campanha também incentiva os profissionais de saúde a recomendarem a testagem aos pacientes, independente de gênero, orientação sexual, comportamento ou contextos de maior vulnerabilidade.
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.