Sábado é dia da padroeira da Bahia

Sábado é dia da padroeira da Bahia
 O ciclo de festas populares de Salvador prossegue, neste sábado (8), com as comemorações em louvor a Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cidade Baixa. A padroeira da Bahia, instituída em 1971, através de decreto do Papa Paulo VI, será homenageada com missas durante todo o dia.

 A principal será a missa campal das 9h, celebrada pelo arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, defronte à Basílica da Conceição, seguida de procissão pelas ruas do bairro do Comércio, passando por pontos turísticos como o Elevador Lacerda, Mercado Modelo, Associação Comercial da Bahia e o Porto de Salvador. As missas acontecem às 5h, 6h, 7h e 9h. As celebrações prosseguem a partir das 12h, às 14h, 15h30 e 18h, encerrando os festejos religiosos.

 Com o trânsito fechado nas imediações da festa, durante todo o dia haverá festa de largo no entorno da igreja, com barracas de bebidas, comidas típicas, frutas e doces, além de música, principalmente o samba de roda, como é tradição nas festas de largo da capital baiana. Além da Nasílica da Conceição da Praia, Salvador ainda possui outras paróquias dedicadas à padroeira, nos bairros de Itapuã, Periperi e Tororó. Todas as paróquias terão novena até esta sexta-feira (7) e missas solenes seguidas de procissão no sábado (8).

 O ciclo de festas populares em Salvador prossegue no dia 13 de dezembro, com a festa de Santa Luzia, na Igreja do Pilar, Comércio. Depois, vem Bom Jesus dos Navegantes (de fé católica), no 1º de janeiro, com procissão marítima pela Baía de Todos-os-Santos; Iemanjá (do culto afro), no dia 2 de fevereiro, no Rio Vermelho, também com cortejo marítimo para entrega do presente à orixá das águas salgadas; e Itapuã, 31 de janeiro, com cortejo e lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia de Itapuã, na orla.
Tópicos:

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Daqui a pouco estarei lá acompanhando a preocissão e depois tomar um Caju no Mercado Modelo para relembrar o tempo que a Conceição era a maior festa de largo da Bahia. Saudade.

    ResponderExcluir