Tendas substituirão as barracas na orla de Salvador

Matéria divulgada nesta terça-feira(13), no Jornal Correio, informa as mudanças que ocorrerão na orla de Salvador no próximo verão. Confira as principais mudanças                      

1 - Os 250 comerciantes aprovados no processo licitatório, que deve ser realizado até outubro, terão que providenciar tendas desmontáveis e removíveis para voltar a trabalhar regularmente. 

2 - Da Praia de Tubarão, em Paripe (Subúrbio Ferroviário), à Praia do Flamengo, as novas estruturas só poderão ocupar um espaço de 9m² e serão organizadas com um espaçamento de 10 a 25 metros, a depender da praia.

Tendas substituirão as barracas na orla de Salvador
3 - As baianas de acarajé não vão ocupar a faixa de areia, mas poderão vender seus quitutes na calçada da orla, junto com as barracas de água de coco.

4 - Os cerca de 50 quilômetros da orla foram divididos em 13 trechos, de acordo com a configuração do solo e a vocação natural da região, mas a quantidade de instalações em cada um ainda não foi delimitada.

5 - Entre 7h da manhã e 19h, as tendas, inspiradas nas que existem no Rio de Janeiro, funcionarão normalmente. Depois disso todo o material do kit praia, que inclui 40 cadeiras de alumínio dobráveis, 20 banquetas de apoio e 20 guarda-sóis, deverá ser recolhido. Caberá aos comerciantes encontrar local pra guardas os apetrechos.

6 - Quanto ao material comercializado, apenas cerveja em lata e alimentos preparados anteriormente serão permitidos. Nenhuma manipulação de comida, o que inclui acarajé e queijo coalho, poderá acontecer na areia.

7 - A chamada faixa de terra, que compreende o passeio da orla, também está inclusa na intervenção. No mesmo período das tendas móveis serão regulamentados cerca de 80 quiosques, com delimitações de 30, 50 e 100m², a depender do tamanho disponível em cada lugar.

8 - Nesses espaços edificados será permitida a manipulação de alimentos e instalação de restaurantes. Baianas de acarajé e barracas de água de coco também terão lugar ao sol na calçada. Ainda não foi definida a quantidade de instalações, mas o tamanho varia entre 9 e 16m², sendo que esse último inclui dois sanitários químicos.

9 - Além das mudanças na areia, cerca de R$ 111,6 milhões serão gastos para intervenções na orla de Salvador, anunciaram prefeitura e governo do estado. Até 2014, calçadas, ciclovias e praças devem fazer parte do cenário de São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Barra, Jardim de Alah/Armação, Rio Vermelho, Boca do Rio, Piatã e Itapuã, nove dos 13 trechos em que a beira-mar está dividida.

10 - O prazo do Rio Vermelho é março de 2014 e a pretensão é de que o bairro todo passe por uma requalificação.
Tópicos:

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Tendas substituirão as barracas na orla de Salvador - Colado da postagem !

    Essas tendas , eu ainda, até hoje , não as engoli Com elas, estão descaracterizando a nossa cidade. A cidade das tradições , do acarajé, do abará, da cocada , das barracas característicamente e originariamente cobertas por palmas ou piassava...

    Não discuto a necessidade ou não e ou como se faz o ordenamento das barracas de praia, assunto do qual não entendo ,mas descaracterizar o caracterítico ? Descaracterizar o que o turista dá valor ? Para mim, é demais ! Barracas de plásticos na terra do coco ? Essas barracas foram boladas aqui , ou a ideia, vem de algum deserto? Por que temos que fazer igual ao Rio, se temos a nossa personalidade que seria necessário mantê-la ? O Quiosque das baianas de Amaralina desapareceu e colocaram as barracas iguaizinhas às que a polícia usa para colocar os carros na sombra. Os vendedores de coco , não combinam com a paisagem . Depois fazem declarações sorridentes afirmando que o turismo vai bem na Bahia ( Salvador ) . Acarajé preparado em casa e levado para ser vendido frio na praia ? Qual é a graça que tem ? Queijo qualho frio ? É melhor proibir a venda !

    Não dá para imaginar !

    Me parece que uma coisa é certa: em Salvador, só vai bem o que anda sozinho...

    Fica aqui o meu protesto ! Sarnelli

    ResponderExcluir