O bicicletário da discordia

No final da tarde de sexta-feira(25), o tempo chegou a esquentar entre moradores do Parque Cruz Aguiar que não querem a instalação do bicicletário no passeio da Praça Engenheiro Carlos Batalha e os coordenadores ligados ao projeto. Eles tiveram duas surpresa: a prefeitura foi terem encontrado todo o trabalho feito na noite anterior( que receberia o suporte do equipamento) destruído e a segunda a reação dos moradores, um deles inclusive bastante exaltado que esbravejava afirmando que não permitiria em hipótese alguma a instalação do bicicletário na praça. Uma das coordenadoras disse que não esperavam essa reação no Rio Vermelho, até porque o projeto vem recebendo grande aceitação em toda a cidade. Já os moradores alegam que nada tem contra o bicicletário o que não querem é que seja instalado na praça. Serenado os ânimos e na busca de um consenso ficou definida uma reunião na Ouvidoria do Município, na próxima terça-feira.

O bicicletário da discordia
Moradores do Parque Cruz Aguiar não querem que a prefeitura instale o bicicletário na praça
Tópicos:

Postar um comentário

8 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. O que a coordenadora precisa entender é que ninguém está contra o bicicletário, apenas o local escolhido é que está sendo rejeitado pelos moradores do entorno. Repito: é a mania de achar que na prefeitura só tem gênios e que sempre eles acertam.
    Quanto a mim, acho que isso é um modismo e vontade de um banco em faturar marketing em cima da Copa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o projeto for bom para que algumas pessoas que gostam usem as baiks não vejo problema nenhuma do banco faturar marketing, pior os que faturam e nada fazem, A questão central é saber se o equipamento vai mesmo danificar a praça, se vai tem mesmo que procurar outra alternativa.

      Excluir
  2. A discordância está resumida exclusivamente na escolha do local que os moradores não aceitam. Eles querem o jardim preservado como está. Nada contra o bicicletário nem contra as magrelas. O equipamento pode muito bem ser colocado em outro local do Rio Vermelho , no lugar de ficar" escondido " aqui dentro do Parque. Afinal de contas, por que ser contra as bicicletas ? Eu fui moleque em cima delas e tive diversas. Pino, se lembra daquelas alemãs com freio contra-pedal ? E da elegância das bicicletas inglesas? O que os moradores dizem é: bicicletário , sim. Mas não sobre o passeio da praça , que ainda é o único local de lazer disponível que ficou para as crianças brincarem e adultos relaxarem, dentro do Parque Cruz Aguiar . Não faz sentido usar o passeio da praça.Uma informação adicional. Apenas , um suporte foi mexido e levemente danificado. Apenas um , e não mais. Por sinal, ontem recolocaram tudo em ordem , mas o assunto está pendente de um encontro.

    ResponderExcluir
  3. Acreditamos no modelo de planejamento participativo adotado pelo Prefeito ACM Neto. No episódio referido, pensamos que faltou alinhamento com os moradores do entorno para instalação desses equipamentos. Todavia, temos observado há algum tempo, que quando existem as parcerias "PPP" (Parcerias Público Privadas), acabam prevalecendo as determinações do "Privado" na execução, em detrimento da opinião das localidades impactadas! Talvez esse pequeno episódio sirva de reflexão para os futuros projetos a serem implementados em uma cidade tão necessitadas de boas idéias como é Salvador.

    ResponderExcluir
  4. Já tenho um outra informação: na próxima terça feira, às 14 horas, haverá uma reunião na Ouvidoria do Município à qual deverá comparecer o Sr. Lauro Loli, presidente da AMARV, para discutir o assunto em nome do Rio Vermelho e dos moradores do Parque , que são contrários à instalação do biciletário sobre o passeio que contorna a praça que, dito de passagem, é estreito, prtanto, inadequado, para comportar o equipamento.

    ResponderExcluir
  5. Sugestões, a praça do padre, a praça da mariquita, a praça da sereia, a praça da entrada da rua caetite e ainda a praça do monumento do Mestre Didi. O que não falta é praça.

    ResponderExcluir
  6. Ainda no item sugestões (que nunca são levadas em conta pelos "gênios" que ocupam cargos públicos) que tal a segunda escada em frente à praia da Paciência? Alí, antigamente, ficava uma bomba de gasolina, tem também a Praça da Fonte do Boi, lá tem até um bicicletário já. Enfim lugar no Rio Vermelho é o que não falta.

    ResponderExcluir
  7. Cá comigo , tenho o assunto como já decidido definitivamente, apesar da mise em cene de que vai haver uma reunião para decidir-se . A reunião aconteceu ontem, mas tudo indica que os moradores têm poucas chances de serem atendidos. Forças ocultas, como diria o saudoso Presidente Jânio da Silva Quadros.Fim de papo ! Enquanto isso, enquanto a colocação do bicicletário ocupa a atenção de todos, ninguém se lembra de organizar o bairro , fiscalizar os estabelecimentos da área e acabar com a bagunça reinante no local, principalmente disciplinando a questão do estacionamento dos veículos atraídos pelos restaurantes, pizarias, casas de espetáculos e outras atividades comerciais instaladas na área, que tomaram conta dos passeios deixando o asfalto para os moradores. Só vão se lembrar do problema quando algo grave acontecer. É assim que sempre acontece.

    ResponderExcluir