Seminário discutirá Política de Educação Integral no Estado da Bahia

A Educação Integral será o tema principal de dois seminários que acontecem no mês de novembro, em Salvador.
  1. O Seminário Educação Integral será no dia 05 (terça-feira), das 8h30 às 18h, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) e no auditório do Colégio Central, localizados na Av. Joana Angélica, s/n, Centro.
  2. O II Seminário Bairro-Escola Rio Vermelho: Construindo o Plano Educativo Local acontece no dia 06, das 8h30 às 18h, no Ciranda – Café, Cultura & Artes, localizado na Rua Fonte do Boi, 131, Rio Vermelho.
Os dois eventos serão realizado pela CIPÓ Comunicação Interativa, pelo Instituto Inspirare, pela Secretaria Estadual da Educação do Estado da Bahia e pela Secretaria Municipal da Educação de Salvador. O objetivo  é discutir os desafios para a implementação de uma Política de Educação Integral no Estado da Bahia. Educadores, pesquisadores e gestores públicos participam do evento.

Programação
Palestras e atividades práticas fazem parte da programação do Seminário Educação Integral. Durante a manhã, debates sobre experiências bem-sucedidas, articulação de redes e os desafios e possibilidades para escolas interessadas em implementar a Educação Integral serão realizados. À tarde, o público poderá experimentar os equipamentos do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) e participar de oficinas pedagógicas.

O II Seminário Bairro-Escola Rio Vermelho busca fazer um balanço da iniciativa em 2013 e debater com seus integrantes as estratégias para o ano de 2014.

Educação Integral no Estado e no Município

Atualmente, escolas estaduais e municipais mantêm programas de Educação Integral.

O programa Mais Educação, do Governo Federal, está presente em 183 escolas municipais de Salvador. Dez dessas escolas são de tempo integral.

O Programa de Formação de Profissionais de Educação: Articulação Escola-Comunidade é uma iniciativa da SEC e do Instituto Inspirare, realizada sob gestão técnico pedagógica da CIPÓ – Comunicação Interativa e em parceria com a Associação Cidade Escola Aprendiz e o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP). O Programa promove formação profissional em serviço para gestores, coordenadores pedagógicos e professores das escolas do Projeto Estadual de Educação Integral, bem como para os membros da CEDI e do PAIP.

A Coordenação Estadual de Educação Integral (CEDI) é responsável pelo Projeto Estadual de Educação Integral, desenvolvido em 44 escolas do interior do estado e em 42 escolas de Salvador.

O Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (PAIP) é responsável pelo monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção pedagógica nas escolas. O projeto atua em conjunto com a CEDI no acompanhamento às escolas de Educação Integral.

Também fazem parte das ações de Educação Integral o Programa Mais Educação (PME), o Programa Escola Aberta (PEA) e o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI).

Educação Integral

A educação é por definição integral à medida que deve atender a todas as dimensões do desenvolvimento humano e se dá como processo ao longo de toda a vida. Assim, Educação Integral não é uma modalidade de educação, mas sua própria definição.

O objetivo da Educação Integral é promover o desenvolvimento do indivíduo em suas múltiplas dimensões (intelectual, emocional, social, física e simbólica). Sua implementação requer o envolvimento e a articulação de diversos agentes, tempos e espaços.

Fundamentalmente, a educação integral reconhece oportunidades educativas que vão além dos conteúdos compartimentados do currículo tradicional. Assim, mais do que um conjunto de espaços, a cidade é compreendida como território educativo e o binômio escola-comunidade é sua síntese.

Bairro-Escola Rio Vermelho

O Bairro-Escola Rio Vermelho é uma iniciativa de articulação comunitária que busca melhorar a qualidade da educação oferecida para crianças, adolescentes e jovens por meio de ações que aproximem escolas e comunidade. Sua atuação é pela implementação da Educação Integral na rede pública de ensino.

As inscrições para os dois seminários são gratuitas. Para participar, clique aqui.

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1 Comentários
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  1. A Dilma declarou que a renda oriunda do pré-sal seria usada em educação. SERÁ???
    Bem: Considerando-se que no Brasil a educação não se resume apenas ao pagamento dos salários do professores (e o salário ó), acho que ela está coberta de razão, se não, vejamos:
    1)Construção de milhares de prédios e mais prédios cujas obras serão sempre SUPERFATURADAS;
    2)Móveis, carteiras escolares, lousas... sempre SUPERFATURADOS;
    3)Milhões de livros impressos sem revisão e com graves erros de Português..etc. também SUPERFATURADOS serão uma constante;
    4)Fardamento escolar também SUPERFATURADO
    5)Material de limpeza xiii, nem se fala!
    6)E a tal merenda escolar feita nas cozinhas imundas e com produtos já vencidos e sem fiscalização???!!!
    Me desculpem, mas em se tratando de Brasil me tornei um homem sem fé, pois não acredito em nada que saia da boca de um político.
    (Pra que servem 32 partidos políticos, a não ser para desviar o dinheiro desse tal pré sal?)

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