Santo Junino ganha exposição no MuNEAN

No mês de junho o nordeste brasileiro comemora os três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. E abrindo os festejos está o santo português, considerado o casamenteiro e protetor dos fies, que querem comprar sua casa própria ou encontrar coisas perdidas.

Pensando nessa tradição devocional o Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, inaugura no dia 4 de junho a exposição: “Oratórios de Santo Antônio”.

São produções feitas por devotos, alunos da ONG ICEC, Instituto Central de Cidadania, do bairro de Pernambués, componentes do Grupo Fonte de Vida do SESC Rua Chile, Estudantes Colégio Estadual Carlos Santana, no bairro do Nordeste de Amaralina e pelos funcionários do MuNEAN.

Santo Junino ganha exposição no MuNEAN
O altar central é criação da artesã santamarense, Dinorah Oliveira, devota de Santo Antônio e que se dedicou a criação de oratórios e altares, do tamanho de uma caixa de fósforos a um altar central como o que está exposto aqui no MuNEAN.

Dinorah também assina a criação da reprodução de uma cela, nome dado ao quarto onde os freis dormiam nos conventos, onde ela traz para os visitantes a representação da vida simples de Santo Antônio.

A exposição fica aberta ao público na sala multiuso do museu de 4 a 27 de junho nos horários de funcionamento do museu.
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.