Domingo é dia de Banho a Fantasia no Rio Vermelho

Domingo é dia de Banho a Fantasia no Rio Vermelho Acontece no Rio Vermelho neste domingo, por volta das 13h, o tradicional banho a fantasia realizado sempre 15 dias antes do Carnaval e que sai da Vila Matos, segue pela Rua da Paciência e retorna pela João Gomes em direção a Praia da Sereia onde a galera se refresca depois de pular e cantar debaixo do sol escaldante do verão de Salvador.

Manifestação frequente na capital baiana o Banho à Fantasia onde as pessoas se fantasiam com roupas feitas em papel crepom colorido e desfilam cantando e dançando atrás de uma batucada, até a praia onde se banham com roupa e tudo, desapareceu do calendário de festas, restando apenas a do Rio Vermelho organizado pelos moradores da Vila Matos e Alto de Ondina e que se mantem pela obstinada persistência de alguns moradores, destacando-se Luciana Cruz, filha do mestre Cacau do Pandeiro, que faz uma verdadeira peregrinação pelos órgãos públicos para conseguir patrocínio e colocar literalmente o bloco na rua.

O historiador Gildásio Freitas, ex-morador da Vila Matos, lembra que O Banho à fantasia é remanescente do tempo em que os festejos em louvor a Nossa Senhora Santana se destacavam no ciclo das festas de largo e foi a melhor maneira que os moradores da Vila Matos encontraram para contribuir com o brilhantismo da festa, saindo sempre 15 dias antes do Carnaval, no domingo em que também era a data que à tarde saia o “Bando Anunciador dos Festejos do Rio Vermelho,” com seus belos carros alegóricos.

O Bando Anunciador do Festejos do Rio Vermelho acabou, mas o Banho à Fantasia se mantem e chega aos 75 anos puxado pelo Bloco Lero-Lero, que é oriundo dos Blocos Jaraguá e rei Zulu fundados por Aloísio, o “Velho Monarca”, ainda na década de 30 e que o mestre Cacau do Pandeiro, deu seguimento .

Este ano o Banho à Fantasia presta homenagem a João Boy(foto), artista que além de ajudar a botar o bloco na rua chama atenção com as belas fantasias com que sempre se apresenta no desfile.

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.