Header Ads


Denuncie maus tratos contra crianças, disque 100

Sessão especial discutirá vínculos entre Salvador e Havana

Sessão especial discutirá vínculos entre Salvador e Havana
As relações entre Salvador e Havana serão tema de sessão especial promovida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB) em parceria com o Consulado de Cuba na Bahia no dia 14 de maio, às 9h, no Plenário Câmara Municipal de Salvador.

O fortalecimento do vínculo entre os governos será tema do debate. "Salvador e Havana são muito parecidas no culto aos orixás, na origem afro, musicalidade, clima tropical e arquitetura, queremos nos aproximar também nas questões diplomáticas", explica a vereadora.

Além das questões diplomáticas, a consul de Cuba em Salvador, Laura Pujol, destaca o interesse pelo elo econômico." As relações comerciais com o Brasil estão em crescimento, mas a maior parte está concentrada no Sudeste, pretendemos expandir nossa relação com o Nordeste. Salvador foi escolhida como sede para o Nordeste pelos vínculos históricos que unem a cidade com Cuba. Mas queremos ampliar as nossas relações com toda a região”, esclarece.

Foram convidados para a sessão o governador da Bahia, Rui Costa (PT), a embaixadora de Cuba no Brasil, Marilena Ruiz, a consul geral de Cuba na Bahia, Laura Pujol, a senadora Lídice da Mata (PSB), a deputada federal, Alice Portugal(PCdoB), o deputado estadual, Marcelo Nilo (PDT), o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), o presidente da Associação Cultural José Martí, Antônio Barreto, o presidente da Fieb, Antônio Ricardo Alban e o presidente da Associação Comercial da Bahia, Marcos Fonseca.

Em março de 2014, a Bahia se tornou a sede Consulado de Cuba no Nordeste. A abertura do Consulado foi consequência do avanço nas relações entre o governo cubano e brasileiro. Mais de mil profissionais cubano atuam no Programa Mais Médicos na Bahia e 37 deles estão na capital baiana.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.