Header Ads


Denuncie maus tratos contra crianças, disque 100

A Secretaria Municipal da Saúde responde sobre dificuldade do cidadão em obter o cartão do SUS

A Secretaria Municipal da Saúde respondeA Secretaria Municipal da Saúde esclarece que houve equívoco na informação prestada ao cidadão através do telefone 136, da Ouvidoria Geral do SUS, em Brasília. Ao tomarmos conhecimento da denúncia, entramos em contato com esta central e identificamos o erro no encaminhamento dado, sendo um deles o fornecimento de um ramal da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador que não trabalha com atendimento ao cidadão e sim com cadastro de serviços. A Ouvidoria SUS de Salvador foi orientada a alinhar as informações junto à Ouvidoria Geral, para evitar novas ocorrências do tipo. Vale destacar que a central telefônica da Prefeitura, para quaisquer tipos de informações, é o 156, opção 4 para a saúde. Através desse canal, o cidadão será devidamente orientado sobre os serviços prestados pelo SUS da capital baiana e os documentos necessários para acesso aos mesmos. No caso do cartão SUS, este pode ser obtido sem restrições nos postos de saúde da atenção básica espalhados pela cidade, após a apresentação dos documentos necessários (original e xerox). No caso dos Multicentros de Saúde, não é realizada a confecção do documento tendo em vista que se trata de uma unidade especializada, cujo paciente é referenciado pela unidade básica já em posse do cartão. Na unidade de Amaralina, diante da necessidade de garantir a cobertura vacinal, foi autorizada a confecção apenas para os pacientes atendidos na sala de vacina.

No Distrito Barra / Rio Vermelho, onde está inserido o Multicentro, outras 08 unidades de saúde fornecem o cartão SUS. Confira a lista:
1. 5º centro Clementino Fraga, Av. Centenário;
2. Unidade Básica de Saúde São Gonçalo; Federação;
3. Unidade Básica de Saúde Dr. Osvaldo Caldas Campos, Santa Cruz;
4. CAPS Osvaldo Camargo, Rio Vermelho;
5. Unidade de Saúde da Família Alto das Pombas;
6. Unidade de Saúde da Família Calabar;
7. Unidade de Saúde da Família Federação;
8. Unidade de Saúde da Família Garcia.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3334-0133, do Distrito Sanitário Barra/Rio Vermelho, coordenado por Louriceia Daltro.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.