Pasquale de Chirico - Escultor dos principais monumentos de Salvador é relegado ao esquecimento

Castro Alves na praça que o homenageia Foto Albenísio Fonseca
Castro Alves na praça que o homenageia
Foto Albenísio Fonseca

Texto do Blog do jornalista Albenisio Fonseca

Mesmo sendo o maior criador individual dos principais monumentos existentes em Salvador, o escultor italiano Pasquale de Chirico (1873-1943) não mereceu, ainda, sequer ser lembrado como nome de rua ou praça da cidade. Após mais de um século das suas primeiras contribuições para o acervo artístico do mobiliário urbano da primeira capital do país e embora as monumentais intervenções estéticas dele componham os principais cartões portais desta urbe, o artista permanece banido do reconhecimento, seja pela Municipalidade ou demais órgãos responsáveis pelo patrimônio cultural e artístico, seja da maioria da população. Suas esculturas, vale ressaltar, não se restringem à capital da Bahia.

São criações dele os monumentos a Castro Alves, de 1923, na praça que homenageia o poeta; ao barão do Rio Branco, inaugurada na Praça de São Pedro em 1915; o Relógio de São Pedro, de 1916, também naquela praça (na Avenida Sete); o extraordinário conjunto de esculturas ao Visconde de Cayru, na praça em frente ao Mercado Modelo, inaugurado em 1934; o Jesus Salvador, ou Cristo da Barra, de 1920, no Morro do Ipiranga, próximo ao Farol da Barra, anterior ao Cristo Redentor do Rio de Janeiro; o busto do General Labatut, de 1923, no Largo da Lapinha; a fonte com um índio a enfrentar um dragão, no Largo dos Aflitos; as 13 esculturas a personalidades que contornam o anfiteatro da antiga Faculdade de Medicina, de 1909, apontadas como as primeiras obras de Pasquale na Bahia.

Bartolo Sarneli, neto de Pasquale, ao lado da obra O Remorso - Foto Divulgação
Bartolo Sarneli, neto de Pasquale, ao lado da obra O Remorso - Foto Divulgação

O amplo acervo, listado por Bartolo Sarnelli, neto de De Chirico, envolve, ainda, o monumento a Almeida Couto, inaugurado em 1924, em Nazaré (mas desaparecido); o conjunto em homenagem ao Barão de Macaúbas, também de 1924; o busto do médico Julio David e o seu mausoléu, de 1926; busto de Rui Barbosa, em Alagoinhas, de 1935; o busto ao Irmão Joaquim do Livramento, na Igreja dos Órfãos de São Joaquim, em 1936; busto ao padre Manoel da Nóbrega, em frente à Igreja da Ajuda; a estátua ao educador Góes Calmon, na Academia de Letras da Bahia, trabalho de 1938; o busto do benemérito Francisco Caminhoá, instituidor do Premio de Viagem Donativo Caminhoá, da então Academia de Bellas Artes da Bahia, através de verba testamentária, para proporcionar viagem de aperfeiçoamento à Europa, então centro de referência nas artes plásticas mundiais, de 1927. Há, também, quatro trabalhos no Palácio Rio Branco cujas datas não foram definidas.

As esculturas que contornam o anfiteatro da antiga Faculdade de Medicina são de 1909
As esculturas que contornam o anfiteatro da antiga Faculdade de Medicina são de 1909

Em toda essa cartografia icônica das esculturas criadas por Pasquale de Chirico, há, ainda, “O Remorso”, com duas cópias originais: uma na Escola de Belas Artes da UFBA, no Canela e outra no MAB-Museu de Arte da Bahia, no Corredor da Vitória. Existe, também, o monumento ao Conde dos Arcos, inaugurado em 1932, na praça que tem o seu nome; figuras na fachada da Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus; o monumento a D. Pedro II, de 1937, sob restauração, na Praça Almeida Couto, em Nazaré; o Medalhão a Eurycles de Mattos, também daquele ano, que era incrustado em uma coluna de granito mas, desaparecido, parece ter sido furtado, no Rio Vermelho; busto de D. Pero Fernandes Sardinha, de 1942, na Praça da Sé; estátua de Thomé de Sousa, na Praça Municipal e a escultura do primeiro governador-geral desnudo, no Palácio Rio Branco (provavelmente por volta de 1919, ano da reinauguração do Palácio), além de outras como o Cristo, em Ilhéus e Nossa Senhora Aparecida, na Praça da Basílica, em Aparecida (SP).

Se é certo que as esculturas compõem um simulacro da corporeidade humana no corpo urbano, mais importante ainda é contatar o quanto elas estabelecem um diálogo com outro corpo real e vivo, o daquele que se aproxima do seu espaço circundante. Nesse sentido, como se disséssemos de um Auguste Rodin, oextraordinário legado de Pasquale de Chirico para Salvador, onde é mais notória e pública suas criações, constituem um ‘panteon’ significativo da memória da cidade, a requerer preservação e mesmo o tombamento como forma de ressaltar a face escultórica do patrimônio cultural, em seu aspecto material e, sobretudo, dado ao seu caráter estético e histórico.

Quadros, maquetes, desenhos e bustos a serem listados

O Relógio de São Pedro ocupa lugar da igreja demolida para abertura da Av. Sete
O Relógio de São Pedro ocupa lugar da igreja demolida para abertura da Av. Sete
  
Sarnelli lamenta que “muitos trabalhos não puderam ser pinçados”. Entre os quais menciona quadros, desenhos, maquetes, como é o caso do monumento a Ruy Barbosa. Segundo o neto do escultor, “Pasquale venceu a concorrência para a execução do monumento em homenagem ao Águia de Haia, mas o trabalho não foi realizado por falta de verba”.

De todo modo, observou que a maquete ganhadora do concurso “existe e está exatamente na Casa de Rui Barbosa”, mantida pela ABI-Associação Bahiana de Imprensa, no Centro Histórico de Salvador. De acordo com Sarnelli, “há bustos, muitos bustos de personalidades espalhados pela cidade”, sobre os quais Bartolo disse ter enfrentado dificuldades para relacionar. Ele destacou, entre outros, o de Theodoro Sampaio, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

Por enquanto, a única homenagem ao velho mestre é proporcionada pela Universidade Federal da Bahia ao consagrar a ele o Salão Pasquale de Chirico, nome da sala onde os alunos da Escola de Belas Artes assistem às aulas de Escultura. Em suma, suas obras, notáveis e públicas, estão espalhadas pelos quatro cantos de Salvador e em outros pontos do estado, do país e mesmo na cidade natal dele.

Artista veio para Salvador em 1903, aos 30 anos
Artista veio para Salvador em 1903, aos 30 anos 

Escultor, desenhista e professor, o italiano Pasquale de Chirico (1873-1943) nasceu na cidade de Venosa, Sul da Itália, emigrou para São Paulo aos 20 anos, em 1893, e ali viveu por dez anos com uma fundição que instalou, casou-se e teve duas filhas. Em 1903, mudou-se para Salvador a convite de Theodoro Sampaio (então engenheiro civil, urbanista, geólogo, cartógrafo, geógrafo, historiador e político) para confeccionar as esculturas da Faculdade de Medicina da Bahia, no Terreiro de Jesus, que passava por reforma após um incêndio que atingiu a histórica edificação.

Aqui, montou ateliê na antiga Rua do Tijolo, atual 28 de Setembro, que dá acesso ao Viaduto da Sé, no Centro Histórico. De 1918 a 1942, foi professor de Escultura e Desenho na então Escola de Belas Artes da Bahia, onde atuou, inicialmente, como contratado até se tornar titular da instituição. Pasquale morou de aluguel por vários anos até construir sua casa própria no Rio Vermelho, com projeto de sua autoria, onde hoje funciona o restaurante Sukiyaki e na qual veio a falecer em 31 de março de 1943.

Homenagem foi barrada pela legislação
 
Na tentativa de corrigir a injustiça para com o escultor italiano, em 2014 a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) conseguiu aprovar projeto de lei na Câmara Municipal com a indicação do nome de Pasquale de Chirico para redenominar a Praça da Santa Cruz, no Rio Vermelho. Mas ocorreu de a iniciativa ter sido vetada pela Sucom, com base no Artigo 5º da Lei 3.073/79, segundo o qual não é permitida a alteração de nomes de logradouros já oficializados.

A vereadora deverá encaminhar novo projeto visando a denominação de outro logradouro a fim de que a homenagem com o nome dele, em sua memória e no reconhecimento às suas monumentais contribuições artísticas para a cultura visual de Salvador sejam finalmente, reverenciadas.

Confira o que já foi publicado sobre Pasquale de Chirico no Blog do Rio Vermelho.

Matéria publicada em: Blog de Albenisio.
(full-width)

Postar um comentário

9 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. É um comentário simples. Fui surpreendido, esta manhã , pela reportagem, digo postagem ,no Blog do Rio Vermelho , da extensa reportagem do jornalista ALBENISIO FONSECA sobre os trabalhos do escultor italiano Pasquale De Chirico que , em vida, foi o meu avô materno.Nada fácil , agradecer um trabalho tão criterioso do jornalista dedicado e a gentileza do Blog de colocar a matéria no ar , divulgando o nome e as obras de alguém que, por muito tempo , ficou esquecido e que, inequivocamente, doou parte de si nas obras que deixou espalhadas pela cidade. É bom , é cultura, conhecer a autoria dos monumentos plantados pela cidade e, sobretudo, se possível, a história de cada vulto homenageado . Não existem outras palavras . Não me resta que dizer aquela palavrinha que todos conhecemos : obrigado Albenisio Teixeira, obrigado , Blog do Rio Vermelho , na pessoa de Carmela Talento. Bartolo Sarnelli ( 84 ) , neto de Pasquale de Chirico .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Sarnelli, pela reportagem sobre seu avô. Memória é sempre importante, mas a cultural é imprescindível. Bj

      Excluir
    2. Obrigado, Sarnelli. Graças a você foi possível mencionar as fabulosas obras do legado de Pasquale de Chirico. Albenísio Fobseca, e não Teixeira. Abração!

      Excluir
  2. Um dos filhos de Pasquale de Chirico encontra-se vivo.Tem uma empresa de extintor de incêndio próximo ao largo dos Mares.O nome dele é MIguel Arcanjo Chirico-filho de um caso extra-casamento desse gênio da escultura mundial.Gostaria que o mesmo fosse procurado e fizesse um relato a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o número me correto é Miguel Ângelo de Chirico. Filho de Pasquale de Chirico e Eleonora da Paixão Filgueira.

      Excluir
  3. Sim, um dos filhos de Pasquale de Chirico encontra-se vivo e se chama Miguel Ângelo de Chirico, nascido e criado em Salvador-Ba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Pai (Falecido) se chamava: Miguel Angelo Fiorenza. Filho de Cecília de Chirico Fiorenza.

      Excluir
    2. Correto, Miguel Angelo de Chirico (vivo) filho de Pasquale de Chirico e Eleonora da Paixão Filgueiras) o Sr Miguel recebeu O nome do seu avô paterno Miguel Angelo de Chirico o pai de Pasquale De Chirico.

      Excluir
  4. Parabéns ao grande jornalista que desarquiva valores históricos esquecidos e desconhecidos. As inúmeras obras de Chirico nos quatro cantos de Salvador personalizam a forte identidade cultural baiana. O artista Pasquale com seus feitios merece relevância e destaque mundial. Por onde anda o ministério da educação e cultura? Albenízio pode ser uma "celula"regeneradora desse orgãos inanimados!

    ResponderExcluir