Header Ads

Esquema da prefeitura já está montado para a Festa de Iemanjá

A Prefeitura já está preparada para a festa que toma conta do Rio Vermelho no próximo dia 2. Aqueles que pretendem prestar suas homenagens à Iemanjá contarão com serviços como limpeza urbana logo após a festa, atendimentos de saúde, ordena mento do comércio informal, operação de trânsito, entre outros. A Empresa Salvador Turismo (Saltur), responsável pela gestão do evento, estima que os investimentos para a festa cheguem a R$ 1 milhão. Confira abaixo os serviços que foram preparados pelos órgãos municipais.

Ordenamento - A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) disponibilizou 410 vagas para comerciantes informais que trabalharão com isopores, food trucks e carros de gelo. O cadastramento será feito presencialmente, na sede da Semop, nos dias 30 e 31, das 8h às 17h. Não existem mais vagas após a primeira etapa de inscrição, que aconteceu pela internet. Como já acontece em outras festas populares, o uso de louças, vidros e alumínio não serão permitidos – todo material deverá ser descartável. Também não será permitida a comercialização de produtos em carros-de-mão, fogareiros, churrasqueiras, nem bebidas pré-preparadas artesanalmente. Todo material irregular será apreendido.

A instalação dos equipamentos pode ser feita a partir das 12h do primeiro dia de fevereiro e a retirada do material até às 8h do dia 3 do mesmo mês. Para a festa do Rio Vermelho, será empregado um efetivo de 70 agentes de fiscalização que irão fazer o ordenamento do comércio informal.

Guarda Municipal -
A Guarda Civil Municipal (GCM) irá atuar com 160 agentes, durante a festa. Os guarda civis realizarão apoio às atividades da Semop, no ordenamento e fiscalização do comércio informal, nas ações de barreiras de trânsito da Transalvador, além de colaborar com a segurança pública, desenvolvendo patrulhamento preventivo em toda área da festa.

Salvamar - A Coordenadoria de Salvamento Marítimo do Município dará apoio ao festejo com um posto móvel na Praia do Rio Vermelho, um jet ski e um bote que acompanha a entrega dos presentes à Iemanjá. Cerca de 12 salva-vidas devem atuar na operação durante o 2 de fevereiro.

Limpurb - A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) disponibilizará cerca de 250 agentes para a limpeza das ruas impactadas pela festa de Iemanjá. A limpeza começa à meia-noite, utilizando 32 equipamentos, entre compactadores e caminhões-pipa. Serão espalhados pela região mais de 200 sanitários químicos - sendo 141 para mulheres -, em locais como Praça Brigadeiro Farias Rocha, Avenida Presidente Vargas, Avenida Juracy Magalhães, Largo da Mariquita, Rua do Meio, entre outras.

Saúde - Para garantir assistência à saúde de soteropolitanos e turistas durante a festa de Iemanjá, a Prefeitura irá montar um esquema especial para operar exclusivamente no evento. Um módulo assistencial na Rua Vieira Lopes, semelhante aos instalados durante o Carnaval, funcionará das 10h às 22h, com uma estrutura montada que contará com seis leitos, dois médicos, dois enfermeiros e três técnicos. Uma ambulância de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também ficará de prontidão na unidade, garantindo maior otimização no atendimento das ocorrências que necessitarem de transferência para unidades hospitalares.

Manutenção - Para deixar tudo preparado para a festa de Iemanjá, a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) trabalha na montagem do barracão para a entrega dos presentes, recuperação dos passeios, pintura da Sereia e casa dos pescadores, entre outras estruturas, limpeza das caixas de passagem e poda de árvores. Trabalham na preparação prévia 60 homens.

Social - A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) fará a instalação de Espaço de Convivência,para crianças e adolescentes, filhos de ambulantes que estiverem trabalhando na festa. A unidade vai funcionar na Escola Municipal Hercilia Moreira, localiza na Rua Monte Conselho, nº 121, Rio Vermelho, das 8h às 20h.

No local, que terá capacidade para acolhimento de 30 crianças e adolescentes, serão ofertados todos os cuidados necessários, como cinco refeições diárias e higiene pessoal. Para tornar o espaço agradável e acolhedor, a equipe técnica formada por 21 profissionais realizarão atendimento em tempo integral e desenvolverão atividades lúdicas, esportivas e pedagógicas, previamente planejadas, respeitando a idade e a cultura do público atendido.

Também serão realizadas escutas de todos os acolhidos, sobretudo dos que demandem uma atenção especial, visando conhecer o seu histórico de vida e sua realidade. Os pais ou responsáveis, ao realizarem a visita, também serão escutados e orientados quanto às questões relacionadas aos seus filhos/parentes, e, quando necessário, encaminhados para atendimentos nos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e para atendimentos de saúde notificações ao Conselho Tutelar.

Todos os acolhimentos serão efetuados mediante a abordagem do educador e ou representante dos órgãos de proteção e defesa da criança e do adolescente, salvo em situações excepcionais onde o trabalho infantil possa ser confirmado.

Sedur -
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) contará com 30 agentes na festa de Iemanjá para combater a exibição de publicidade irregular e garantir a proteção à marca do patrocinador da festa. Para ordenar a exibição de publicidades na festa, a Sedur atuará durante o evento para coibir a veiculação de propagandas em postes, muros, árvores, gradis e demais suportes na região onde acontece a festa e realizar a remoção, caso seja necessário.

Os grupos e pessoas que quiserem se manifestar poderão carregar cartazes, bandeiras ou faixas, respeitando as normas definidas pela legislação municipal, que proíbe a fixação em mobiliário urbano sem autorização da Sedur e em equipamentos públicos.

Esquema da prefeitura já está montado para a Festa de Iemanjá

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.