Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Denunciar é preciso!

A Prefeitura promoveu nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, atividades de conscientização da população acerca destes crimes, além de disseminar formas de denunciar e enfrentar o problema. A ação foi realizada na Praça Municipal e, na ocasião, agentes das secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) realizaram para o público apresentações culturais de grupos de capoeira e dança, além de teatro de fantoches.

Números e denúncia – Em Salvador, no ano de 2016, os Creas realizaram o acompanhamento de 31 vítimas de violação sexual e suas famílias. Do total, foram 19 crianças (14 meninas e cinco meninos) e 12 adolescentes (oito do sexo feminino e quatro do sexo masculino). Até o mês de março deste ano, já estão sendo acompanhadas sete adolescentes do sexo feminino e suas famílias.

Na Bahia, no mesmo ano, foram registrados 1.760 casos de abuso sexual e 182 de exploração envolvendo crianças e adolescentes. Em todo o país, foram registradas cerca de 398 denúncias de casos de violações por dia – um total de 145.428 registros anuais.

Qualquer pessoa pode denunciar casos de violência sexual procurando o Conselho Tutelar da cidade onde mora, delegacias especializadas em crimes contra criança ou adolescente ou uma delegacia comum. Outra opção é ligar para o Disque 100 ou para a polícia, no número 190.

História – O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual foi instituído em 18 de maio por uma lei federal. A data é em referência à morte de Araceli Crespo, em 1973, em Vitória (ES). A menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. O corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os agressores nunca foram punidos.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Denunciar é preciso!
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.