Muito cuidado com as crianças no manuseio de fogos

Durante o período junino, pais e responsáveis por crianças e adolescentes devem redobrar a atenção referente aos cuidados no manuseio de fogos de artificio, fogueiras, artefatos que contenham pólvora e demais inflamáveis. As equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) estão em alerta para prestar os primeiros socorros e encaminhar feridos para hospitais de referência - quando em estado grave - e Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) mais próximas do local do incidente.

Os fogos e explosivos além de provocar queimaduras e mutilações podem deixar outras sequelas graves e irreversíveis, como surdez, cegueira, e também levar a morte. É preciso aumentar os cuidados, principalmente para as crianças, idosos, além da população jovem, predominante nos festejos. Por conta disso, é de suma importância uma atuação eficaz e eficiente do serviço pré-hospitalar para prestar o primeiro atendimento, principalmente em relação aos casos mais graves, o que ajudará a minimizar possíveis sequelas e reduzir os riscos de morte.

Cuidados - A primeira providência para casos de queimaduras é contatar gratuitamente o Samu, por meio do telefone 192, que atende a Salvador e aos municípios da Região Metropolitana. Este primeiro contato servirá para expor a situação do ferido, bem como receber informações acerca dos primeiros socorros que devem ser ministrados ao paciente. O local deve ser lavado com água limpa até que o socorro chegue ao ponto do acidente. Caso haja lesão da mão ou dos dedos, eleve o braço para diminuir a hemorragia.

Muito cuidado com as crianças no manuseio de fogos














Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.