Práticas simples do dia a dia que ajudam a preservar o meio ambiente

Nesta segunda-feira (5) é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, e teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais. É preciso cobrar dos poderes públicos, leis, soluções e compromissos para a preservação do Planeta Terra, tão ameaçado por práticas nocivas a exemplo da emissão de gazes pelas grandes industrias, desmatamentos, queimadas, inexistência de saneamento básico, poluição dos rios e dos mares com o lançamento de produtos químicos, lixões em áreas inadequadas, mas também devemos refletir sobre o que cada um tem feito nessa direção .São muitos os exemplos e iniciativas individuas ou coletivas que apontam para o entendimento de que esse é um problema de todos nós. Iniciativas simples como a de um grupo de moradores da Rua Almirante Barroso, que pintou uma placa apelando para a vizinhança colocar o lixo na rua somente nos dias de coleta, evitando dessa maneira a exposição desnecessária de detritos em decomposição na rua, se todos os moradores seguirem, pode ajudar bastante. Nessa mesma rua, na pracinha que fica bem no topo da ladeira conhecida também com São Gonçalo, outras praticas de inciativa dos moradores podem se observadas, uma delas, bastante criativa a iniciativa de disponibilizar saquinhos em uma cestinha para as pessoas que levam os cachorros para passear recolherem as fezes dos animais. Essa praça inclusive foi reformada e é mantida pelos próprios moradores. Deixar caca de cachorro nos passeios, praças e até na porta dos vizinho, além de falta de educação é desconhecer os princípios básicos de higiene, mas, infelizmente, acontece muito. Outra coisa que também se repete diariamente e que prejudica bastante o meio ambiente são as pessoas que levam lanches ou mesmo consomem bebidas e produtos alimentícios que são vendidos na praia e quando vão embora deixam todo o lixo na areia. São hábitos que precisam ser modificados, afinal, estamos em pleno século XXI onde as informações circulam por vários meios. Se na sua rua, condomínio ou estabelecimento comercial adota alguma iniciativa de preservação do meio ambiente, compartilhe. Quem sabe não estimula outras pessoas a fazerem o mesmo?

Abaixo algumas dicas simples que podem ser incluídas no dia a dia. Com certeza a natureza vai agradecer.
  • 1- Não deixe fezes de animais espalhadas pelos passeios e praças.
  • 2-Colocar o lixo na rua próximo ao horário do recolhimento. Entulho tem local específico para ser descartado. O caminhão de lixo não recolhe esse tipo de material
  • 3-Evite desperdício de água. Use balde para lavar o carro, passeios e regar as plantas. Quando notar algum vazamento na rua ligue para a Embasa, a ligação e gratuita 
  • 4-Não deixe lâmpadas acesa em ambiente vazio . Você pode economizar energia desligando os equipamentos que ficam em stand by.
  • 5-Fuja do consumo exagerado, aprenda a comprar somente o que precisar.
  • 6-Equipamentos eletrônicos, medicamentos com data vencida devem ser descartados em locais específicos.
  • 7-Adote o habito de levar sacolas retornáveis para as compras. Quanto menos sacolas de plástico na natureza melhor.
  • 8-Garrafas pet, vidro e outros matérias reaproveitáveis devem ser colocados nos muitos pontos de recolhimento espalhados pela cidade.
  • 9-Aprenda a separar o lixo doméstico.
  • 10-Quando for à praia não deixe sujeira na areia. Recolha palitos de picolé, embalagens, latinhas tudo deve ser levado de volta ao deixar o local e descartados nas lixeiras. 
  • 11- Roupas, sapatos, equipamentos e outras coisas que você não usa pode ser muito importante para alguém. Inclua em sua rotina o hábito de doar.
Praticas simples do dia a dia que ajudam a preservar o meio ambiente

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.