Mais de 18 mil alunos da rede municipal participam de Olimpíada de Matemática


A 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) começa nesta terça-feira (6), durante o horário das aulas, e contará com 18.808 alunos de 50 colégios da rede municipal de Salvador. A iniciativa busca estimular o estudo da matemática, além de revelar novos talentos na área. Por conta disso, as expectativas são altas para o desempenho dos estudantes soteropolitanos, visto que os baianinhos obtiveram performance destacada na última edição (2016), quando despontaram entre os dez melhores resultados da competição.

As provas da 1ª fase terão duração de duas horas e 30 minutos e serão aplicadas nas próprias escolas onde os alunos inscritos estão matriculados. Estão aptos a participar desta etapa da Obmep alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio. Para 2017, a olimpíada terá 18,2 milhões de estudantes de 51.373 instituições de ensino de todo o Brasil.

Cronograma e premiação - Seguindo o cronograma de premiações dos anos anteriores, os melhores colocados na Obmep receberão, no total, 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e 46.200 menções honrosas. A grande novidade da 13ª edição serão as premiações para estudantes de escolas particulares, que concorrerão a 25 ouros, 75 pratas, 225 bronzes e até 5.700 menções honrosas.

Após a prova desta terça-feira, as escolas terão até o dia 19 de junho para o envio dos cartões-resposta dos alunos. O resultado desta etapa será anunciado apenas no dia 11 de agosto, onde ocorrerá ainda a revelação dos locais onde serão aplicadas as provas da segunda fase do torneio de conhecimento.

Passada esta etapa, os colégios têm o período entre os dias 14 e 22 de setembro para indicação dos professores que irão acompanhar os estudantes classificados. As provas da segunda fase estão marcadas para às 14h do dia 16 de setembro. O resultado final da Olimpíada ocorre no dia 22 de novembro.

Mais de 18 mil alunos da rede municipal participam de Olimpíada de Matemática
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.