Morre Ubaldo Marques Porto Filho, o escritor do bairro

É com pesar que noticiamos o falecimento na noite desta terça-feira (15) do escritor Ubaldo Marques Porto Filho, historiador com vários livros pulicados e uma vida voltada para o bairro do Rio Vermelho. De acordo com informações passadas para o Blog ele sofreu um infarto e estava internado há alguns dias no Hospital Português. O sepultamento será nesta quarta-feira (16), no Jardim da Saudade, às 16h.

Formado em administração pela Universidade Federal da Bahia, com 27 obras publicadas (14 relacionadas ao Rio Vermelho), Ubaldo foi um dos fundadores da Amarv e de várias outras entidades, inclusive a Academia dos Imortais do Rio Vermelho, a Central de Entidades... . A notícia da sua morte deixou o bairro entristecido.

A professora Itana Marques, uma das coordenadoras no movimento de Ex-alunos do Manoel Devoto, encaminhou a seguinte mensagem: "Nós ex-alunos do CEMD abraçamos o Rio Vermelho nesse momento de dor". O também historiador Gildásio Freitas, expressou seus sentimentos de pesar, ressaltando o legado deixa por Ubaldo para a história do bairro." Nessa hora é preciso deixar as divergências de lado e reconhecer a grande contribuição que ele deu escrevendo sobre o bairro".

Nota da Amarv

É com tristeza que a AMARV, informa aos seus sócios ,amigos e moradores do bairro, o falecimento do Sr. Ubaldo Marques Porto Filho. Fundador e ex presidente dessa entidade; escritor e historiador do bairro, que descansou ontem no Hospital Português.

O sepultamento ocorrerá hoje ás 16:00, no cemitério Jardim da Saudade.

Mensagem do professor Héllio Campos- Mestre Xeréu

O Rio Vermelho perde uma expressão singular do Bairro. Ubaldo desde criança se ocupava pelas coisas do Rio Vermelho, mas foi durante a juventude que convivi diuturnamente com Ubaldo, e pude perceber a sua dedicação ao futebol, especialmente ao Clube do Parque como jogador e dirigente. Em seguida se dedicou ao Grêmio da Juventude do RV., festejos do Rio Vermelho, criou a AMARV, a Academia dos Imortais do Rio Vermelho e tantas outras instituições com a finalidade de preservar a memória do bairro, melhorar a infraestrutura e dá visibilidade turística. Inquieto Ubaldo começa a escrever, neste momento tenho em mãos o meu livro favorito de Ubaldo o Rio Vermelho. Ubaldo amplia, sobremodo seus horizontes literários escrevendo vários livros sobre personalidades marcantes do RV. Por mais que escreva e fale, sempre será pouco, muito pouco mesmo traçar a trajetória sobre a fantástica contribuição. Ubaldo um amante inveterado das coisas do Rio Vermelho. Ubaldo Fica com Deus.

Mensagem do jornalista e pesquisador Jorge Ramos publicada no face

O corpo de Ubaldo Marques Porto Filho será sepultado nesta quarta-feira (16) às 16 h no Cemitério Jardim da Saudade,em Salvador. Ubaldo era filho de Ubá (MG), a terra de Ari Barroso, mas se criou em Cachoeira Bahia, onde seu pai foi durante muito tempo gerente do Banco do Brasil (agência de São Félix) e uma destacada liderança pessoal junto à comunidade, com muitos serviços prestados ao comércio e à sociedade local. Mais tarde, Ubaldo Marques Porto transferiu-se para o Rio Vermelho, bairro que amava e do qual se tornou uma das figuras mais emblemáticas, tendo escrito vários livros sobre Yemanjá, Caramuru, a história dos nomes das ruas do bairro e sobre a presença da Família Taboada na comunidade. Grande pesquisador, era presença cativa no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, do qual era sócio. Deixa um livro inédito "De UBá a Cachoeira e ao Rio Vermelho", onde conta a sua trajetória de vida, contextualizando a vida em cada um desses locais onde viveu e amou. Escreveu no ano passado, juntamente com Álvaro Dantas de Carvalho Júnior, o livro "2 de Julho, a Independência da Bahia e do Brasil". Há poucos dias, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, dividíamos informações sobre a figura histórica de Geraldo Rocha ( tio e padrinho político do ex-governador Antonio Balbino), um engenheiro baiano, notável empreendedor, que entre 1907 e 1912 esteve à frente da construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré, na região amazônica, e que foi jornalista e dono de jornais e revistas no Rio de Janeiro (A Noite, A Noite Ilustrada, O Mundo Ilustrado). Sobre ele, Ubaldo pretendia escrever a biografia dele e estava na fase de coleta de dados.

QUE DEUS ACOLHA A SUA ALMA!

Morre Ubaldo Marques Porto Filho, o escritor do bairro
Tópicos:

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. O Rio Vermelho perde uma expressão singular do Bairro. Ubaldo desde criança se ocupava pelas coisas do Rio Vermelho, mas foi durante a juventude que convivi diuturnamente com Ubaldo, e pude perceber a sua dedicação ao futebol, especialmente ao Clube do Parque como jogador e dirigente. Em seguida se dedicou ao Grêmio da Juventude do RV., festejos do Rio Vermelho, criou a AMARV, a Academia dos Imortais do Rio Vermelho e tantas outras instituições com a finalidade de preservar a memória do bairro, melhorar a infraestrutura e dá visibilidade turística. Inquieto Ubaldo começa a escrever, neste momento tenho em mãos o meu livro favorito de Ubaldo o Rio Vermelho. Ubaldo amplia, sobremodo seus horizontes literários escrevendo vários livros sobre personalidades marcantes do RV. Por mais que escreva e fale, sempre será pouco, muito pouco mesmo traçar a trajetória sobre a fantástica contribuição
    Ubaldo uma amante inveterado das coisas do Rio Vermelho. Ubaldo Fica com Deus.
    Hellio Campos - Xaréu

    ResponderExcluir