Santa Barbara esquecida pela Vila Caramuru

A tradição do Caruru de Santa Barbara que acontecia todos os anos no antigo Mercado do Peixe, hoje Vila Caramuru, foi quebrada e nenhum sinal de comemoração na data de hoje (04/12) no local, onde, inclusive, tem uma pequena gruta dedicada á Rainha dos Raios, madrinha dos Bombeiros e padroeira dos mercados. É assim que o Rio Vermelho vai perdendo sua identidade.

Patrimônio imaterial desde 2008 por decreto do governador Jaques Wagner, a festa, que acontece no Centro Antigo de Salvador marca uma história de mais de 300 anos de culto à Santa Bárbara, Iansã para o Candomblé, sendo o sincretismo religioso uma das principais características da devoção à divindade. Suas cores são o vermelho e o branco. A Festa de Santa Bárbara demonstra a importância das práticas religiosas e da diversidade para a cultura do povo baiano.

Santa Barbara esquecida pela Vila Caramuru
Imagem que fica na pequena gruta, no paredão da Mariquita,
ao lado da Vila Caramuru.

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.