Bombeiros alertam para cuidados com os fogos no São João

Do período que antecede as festas juninas até o final das de São Pedro é tradição, para a maioria dos baianos, fazer o uso de fogos de artifícios. Pensando nos cuidados para evitar acidentes, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM) resolveu deixar algumas dicas de segurança.

O coordenador de fiscalização do Comando de Atividades Técnicas e Pesquisas do CBM, capitão Leandro Costa, destacou instruções relacionadas aos cuidados com as crianças em contato com fogos de artifício. "A garotada não deve ser incentivada a brincar com os materiais sozinha e os responsáveis devem sempre supervisionar. Os fogos devem ser de baixo poder ofensivo, adequados à idade", alertou.

Lembrou que os artefatos só devem ser adquiridos em casas comerciais credenciadas, conforme a lei, e com rótulos trazendo orientação de manuseio. "Se forem de fabricação artesanal ou amadora, a aquisição não deve ser feita. Locais que estejam comercializando produtos duvidosos devem ser denunciados à polícia", salientou.

O coordenador informou também sobre as situações envolvendo balões. "Soltar este tipo de material é crime, previsto no artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais. Eles causam incêndio, ameaçam o tráfego aéreo, o meio ambiente e colocam vidas em risco”, ressaltou Leandro.

Procedimentos com queimaduras


Em casos de acidentes envolvendo queimaduras, as instruções, segundo o capitão, são: Retirar ou afastar a fonte de calor da vítima, resfriar a área atingida com água corrente – exceto em grandes lesões –, não cobrir com tecidos ou outros materiais o local atingido e acionar o socorro especializado.

“As bolhas pós queimaduras não devem ser rompidas. O uso de pomadas anticépticas, anestésicas ou outras medicações caseiras precisam ser evitadas para não aumentar a possibilidade de contaminação”, disse, acrescentando ainda que é indispensável a supervisão médica.

Fonte: Ascom/ Mariana Andrade

Bombeiros alertam para cuidados com os fogos no São João
Bombeiros alertam para os cuidados com as crianças em contato com os fogos( foto Elói Correia Agecom)




Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.