Quando em patrulhamento ostensivo a pé, o trio de alunos-soldados próximos ao módulo do Shopping Barra foi acionado por populares que estavam com um indivíduo reconhecido como integrante de uma quadrilha acusada de realizar diversos furtos e roubos em apartamentos locais.
Uma adolescente fingiu-se de neta de uma moradora para conseguir autorização de entrada a um dos imóveis. Quando os outros membros colocavam produtos roubados em um táxi, K.O.J., 22 anos, sem documento de identificação, foi reconhecido por um morador e detido por populares até a chegada dos policiais militares.
A 9.1115, da 11ª CIPM, compareceu ao local para verificar a situação. *Quando rendido, o suspeito ofereceu ao Coordenador de Área, R$ 100.000,00 (cem mil reais) como suborno por sua liberdade, sendo dada imediata voz de prisão*. Foram apreendidos com o criminoso: 01(um) revólver calibre 38, 01(um) aparelho celular, 01(um) cofre de pelo menos 20kg, 01(uma) bolsa contendo grande quantidade de material roubado (joias de alto valor e dezenas de cédulas em dólar e euro).
A guarnição da 12ª CIPM manteve contato com uma das vítimas residente na Mansão Pedro Calmon, Rua Sabino Silva, que reconheceu o indivíduo preso, conforme as câmaras de segurança, conduzindo-o até a 7ª Delegacia para fazer o registro.
Informações preliminares dão conta que outros criminosos estavam hospedados em uma Pousada em Itapuã, porém não foram encontrados. A autoridade policial, Dr. Borba, recepcionou as vítimas e adotou as providências cabíveis.
Fonte 12ª CIPM
Essas crimes poderiam ser evitadas se os porteiros estivessem atentos às dicas de segurança amplamente divulgadas pela PM.