Forte de São Gonçalo do Rio Vermelho e sua Guarda de Linha

A construção do forte do Rio Vermelho, bem como sua guarda e segurança, tiveram a participação, do Regimento de Linha, e segundo podemos notar pelas roupas coloridas dos uniformes, tinham mais uma função de Hierarquia, o que depois revelou-se como um erro pois o inimigo poderia distinguir os combatentes mais facilmente, dai , houve uma evolução dos uniformes militares, mais como uma preocupação de camuflagem usando-se roupas mais adequadas ao ambiente de combate. ( Ext. da ilustraçao, livro 1, A Bahia no Seculo XVlll, de Luis Carlos Vilhena, EDITORA ITAPUÃ)

Forte de São Gonçalo do Rio Vermelho e sua Guarda de Linha

Essa é a planta baixa do Forte. Trabalharam nas obras do Forte do Rio Vermelho a partir de 1712 tropas das Companhias do Regimento de Auxiliares da casa da Torre de Garcia d` ávila. D Joao V ( 1705-1750) pela carta Régia de 14 de setembro de 1722 mandou levantar o Reduto e Trincheira do Rio Vermelho para defender aquela parte da costa. Abandonado e em ruinas (1759) foi reconstruído em alvenaria de pedra e cal sob a invocação de São Gonçalo a partir de 1798. Denominou-se então de Forte de São Gonçalo do Rio Vermelho, ou Reduto do Rio Vermelho. ( Ext. do livro A Bahia no sec. XVIII, Luís dos Santos Vilhena Vol.1 Editora Itapuã-Coleçao Baiana). Desse modo, e a partir da planta baixa do forte, pude construir o desenho em Perspectiva do forte de Sao Gonçalo do Rio Vermelho ( Jose Fernando) O desenho do forte em Perspectiva, nos dá uma ideia das fortificações Portuguesas, construídas pela costa marítima do Brasil, com o objetivo de defender a costa Brasileira!

Forte de São Gonçalo do Rio Vermelho e sua Guarda de Linha

Através desse mapa é possível ver, exatamente onde se posicionava o Forte do Rio Vermelho, em relação a outras fortificações que protegiam a cidade de Salvador, ( Credito da foto Internet )

Forte de São Gonçalo do Rio Vermelho e sua Guarda de Linha

Sugestão do Blog: Para identificar onde ficava o forte, bem que a Prefeitura por meio da Fundação Cultural ou Secretaria de Turismo deveria colocar uma placa na Igreja de Santana assinalando que o templo foi construído sobre as ruínas no antigo forte. #fica a dica

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.