Exercer a fé sem agredir a natureza


Foto/ BlogRV Os devotos devem evitar presentes de material de dificil decomposição

Desde hoje(31) muitas pessoas estão se deslocando até a Casa do Peso, onde fica a gruta de Iemanjá para depositar oferendas e fazer pedidos. O recomendável é que os devotos evitem presentes de plástico, vidro, isopor e outros materiais de difícil decomposição e que prejudicam o meio-ambiente. Iemanjá agradece e a natureza também. Esse, inclusive, deveria ser tema de campnha tanto dos pescadores como da Secretária de Meio-Ambiente.

Os pescadores da Colônia Z1, os são encarregados pelo presente principal que é ofertado todos os anos à Rainha do Mar. O ritual de preparação é cercado de preceitos da religião afro, iniciados nos diversos terreiros da cidade às véspera da festa.Tradicionalmente é revelado apenas no dia , de modo geralmente é uma obra de arte inspirada em temas relacionados ao mar, pesca e à própria deusa.

A programação tem início à zero hora, com a entrega do presente de Oxum no Dique do Tororó. Em seguida, por volta das 5 horas, o cortejo segue para o Rio Vermelho, onde as comemorações se concentram durante todo o dia.

Ponto alto da festa, a procissão marítima, formada por aproximadamente 200 embarcações para a entrega das oferendas, está prevista para começar por volta das 17 horas. Os presentes serão depositados a três milhas da costa, no ponto chamado "Buraquinho de Iaiá". 

Levando em consideração que a Festa de Iemanjá é o evento de maior visibilidade realizado no bairro, estarei postando nos próximos dias fotos e fatos relacionados à festa.Se algum morador queiser participar enviando informações ou mesmo fotos sobre qualquer acontecimento que achar relevante divulgar, mande para o blog. Vamos fazer juntos essa cobertura!
Tópicos:

Postar um comentário

6 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Ótima idéia a de passar a utilizar materiais biodegradáveis para o exercício da fé.
    Infelizmente não é isso que pude notar, por exemplo na Feira de São Joaquim, com um amigo, fomos comprar os apetrechos para ele presentear a Rainha do Mar, tivemos que andar bastante, evitando um barquinho de isopor que existia em toda a feira.
    No natal pude notar também que estes valores ambientalmente sustentável, não são respeitados, tantos pedidos de racionalização de energia elétrica por diversos motivos não só o ambiental, não são suficientes para mudarmos a cultura dos enfeites natalinos luminosos.
    É proibido destruir a natureza, mas para o prazer o humano pode.
    rac

    ResponderExcluir
  2. Áchei interessante essa ideia de uma campanha para o pessoal deixar de jogar no mar material que não se decompõe.Já vi algumas pessoas abrindo o fransco de perfume e jogando no mar apenas o liquido, mas tem outras que jogam com garrafa e tudo.
    Cinira

    ResponderExcluir
  3. Também acredito que é possível se fazer uma campanha educativa nesse sentido. O ato de depositar o presente é simbolico. Mas hoje à noite fui até a Casa do Peso e conversando com os pescadores que organizam os balaios eles disseram que os perfumes são todos deramados, nas flores. Ao menos os que são levados para os balaios são descartados.

    ResponderExcluir
  4. Será o perfume um líquido saudável para para a biosfera marinha??

    ResponderExcluir
  5. Que bom não estamos sozinhos!!!
    http://www.atarde.com.br/cidades/noticia.jsf?id=1063731
    rac

    ResponderExcluir
  6. Acredito que o perfume não deve prejudicar porque é muito pouco diante do volume de água no mar.Estou falando isso no achometro, somente um especialista da área para falar com mais propriedade.Uma coisa é certa: levando em conta o cheiro do peixe ele não deve gostar lá muito de perfume(kkkkkkk).

    ResponderExcluir