Mais uma novidade da Central de Entidades

Cada vez me convenço de que realmente tem alguma coisa fora da ordem por essas bandas. Acabo de ler na Folha do Rio Vermelho, de responsabilidade da tal Central de Entidades, que se auto intitula de jornal oficial do bairro, que o vereador Pedro Godinho foi escolhido nosso representante no Legislativo Municipal. Nada pessoal contra o vereador que é conhecido pelo jogo de cintura para negociar com todas as tendências políticas, tanto que sempre está bem com os que estão no poder. A questão é ,quem no bairro foi consultado para a definição dessa escolha. Quer dizer que agora temos um entidade que nomeia, indica, confere títulos e horárias em nome do bairro? Que coisa mais antiga, parece que tem gente que perde os vícios deixados pelo regime autoritário.

O vereador foi comunicado oficialmente dessa representatividade por meio de um documento no qual são destacados os relevantes serviços prestados por ele ao bairro. Segundo ainda o impresso das Entidades do Rio Vermelho é dele a autoria do projeto de Lei que instituir o dia cinco de outubro, Dia de Caramuru.

Isso posto, fica todo mundo sabendo que mesmo sem votar temos um representante da Câmara de Vereadores exclusivo para tratar das questões do Rio Vermelho junto à Prefeitura . Vamos aproveitar então e mandar para ele todos os problemas do bairro a começar pela revitalização da Praia de Santana.
Tópicos:

Postar um comentário

30 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. É mesmo, Carmela ! Tem gente que não perde o vício deixado pelo regime autoritário . Pior ainda: tem algo de ambicioso nisso... Até onde pretendem chegar ?
    Como nasceu essa Central que se diz dona do Rio Vermelho e a população do bairro não sabe de nada , pois não foi consultada ?
    Bem , vamos aproveitar a deixa e encaminhar as nossas reinvidicações ao vereador , figura merecedora de todo o nosso respeito e consideração.
    Vamos aproveitar o que tem de bom nesse festival de entidades e centrais do Rio Vermelho.

    ResponderExcluir
  2. Ratificando o que Fabio comentou numa postagem anterior, percebo uma movimentação para a oficialização destas entidades, que como o Fabio disse "culminará no evento dos 500anos do bairro", isso é só o começo para manipulação de verba pública em benefício próprio.
    Agora com um vereador as coisas começarão a ter uma representatividade reconhecida.
    Que nojento...
    Como Sarnelli sugeriu, aqui está um canal para relatarmos nossos problemas para o referido vereador, vamos vê se responde.Será?
    http://www.pedrogodinho.com.br
    rac

    ResponderExcluir
  3. Boa Ró, tá ai o endereço eletrônico de Gadinho, vamos usar e mandar prá ele todas as reivindicações do bairro, vamos ver o que acontece.

    ResponderExcluir
  4. Essa tal Central das Entidades (como vcs se referem) é a entidade que está atualmente correndo atrás de melhorias para o bairro do Rio Vermelho. Correr atrás significa: ir ao gabinete do prefeito e apresentar idéias; ir ao gabinete do vereador (seja ele quem for) e apresentar projetos a exemplo do Memorial Caramuru e Festejos dos 500 Anos do Rio Vermelho, etc... aliás, 500 Anos que ninguem se lembrava, inclusive a mentora deste blog. Correr atrás é publicar obras que enalteçam a história do bairro; é homenagear figuras importantes, mesmo que meia dúzia não concordem. Infelizmente nem Deus agradou a todos, não é verdade?

    É muito fácil ficar em frente a um computador atacando, criticando e “bufando” asneiras. Aqui só vejo ataques e ironias. Se as idéias não forem do “grupinho” do blog da Carmela, essas ideías não prestam, ou seja, esse blog é totalmente PARCIAL. Acredito que se o blog se preocupasse menos nos ataques pessoais, teria um maior acesso, uma maior participação, porque sinceramente só vejo umas duas ou três pessoas comentarem, e sempre as mesmas do “grupinho”, aliás todos parentes. A idéia da Central é agregar e não desagregar... levem suas opiniões, mandem um e-mail...se mexam! Esses “ataquezinhos” pessoais que fulano é dono do Rio Vermelho e que uma pessoa não merece ser homenageada não levam a nada!

    Por que esse blog não ataca a atual administração da AMARV??? A atual diretoria (que vcs apoiam) até o presente momento não apresentou nenhum projeto de relevância para o bairro. So quero ver o que vocês irão falar quando o Memorial Caramuru for construído. Essa tal Central das Entidades foi quem apresentou ao prefeito João Henrique, juntamente com o vereador Pedro Godinho, o projeto do Memorial, projeto este que irá revitalizar o degradado Mercado do Peixe e será um dos principais pontos turísticos da nossa cidade.

    Para os desinformados: leiam a notícia que saiu no blog do Tasso Franco http://www.bahiaja.com.br/noticia.php?idNoticia=14332.

    Ass: Ubaldo M. Portto Neto

    ResponderExcluir
  5. Esse blog é a favor do Rio Vermelho. Mostramos sim o que tem de bom no bairro,como o trabalho sério que é feito na Igrejinha, na Biblioteca, no Sesi, as manifestações populares como o Banho a Fantasia da Vila Matos, a Romária de São Lazaro, homenagem ao mestre Cacau do Pandeiro, lançamentos de livros relativos ao bairro, entre outros fatos relevantes. Entretanto, não vamos deixar de mostrar o abandono e a falta de manutenção que está levando uma das áreas mais bonitas da cidade à degradação, e nem tampouco deixar de expor situações como essa que irritou tanto o nobre escriba. Não adianta criar novos equipamentos se não se conseguem dar manutenção aos que já existem.Pessoas que se dizem interessadas pela cultura o bairro deveriam estar cobrando das autoridades uma manutenção adequada para a escultura de Mestre Didi, para a Praia de Santana, transformada em um moquifo. Não tomei conhecimento, por exemplo, de nenhuma manifestação dessas entidades quando uma associação alheia às tradições do povo de santo tentou tomar a organização da festa de Iemanjá dos Pescadores .Infelizmente, tem gente que não consegue convier com crítica e acha que todos devem dizer amém ao que fazem, o que não é o nosso caso. Quanto a AMARV , esse blog não tem nenhum compromisso de não criticar essa Associação, e o fará, sem nenhum problema, se tiver motivo. No mais, o blog está aberto à participação de todos, sem nenhuma pretensão de ser o blog oficial do bairro.

    ResponderExcluir
  6. Quero dizer que nem sou parente e muito menos conheço essa tal Carmela.O que sei é que ela teve um grande saque ao criar um blog para discutir o bairro sem qualquer tipo de imposição do que pode ou ou não ser comentado. Por falar em parente esse que escreveu o desabafo do alto não é parente do que vai lançar o livro de Caramuru, que está divulgado no blog? Pois é, eu mesma vou comprar o livro porque vi a notícia do lançamento no blog e fiquei interessada.

    ResponderExcluir
  7. O TODO PODEROSO
    Parece que este Blog está incomodando "o Todo Poderoso do Rio Vermelho". E o "Filho" vem em sua defesa atacando aqueles que não rezam pelo seu catecismo. Te esconjuro!

    ResponderExcluir
  8. Engraçado !... estou vendo os comentários que estão se acumulando e dando uma atenção especial àquele do SR. Ubaldo Neto , que avalio ter sido um pouco precipitado. Ele acha que há uma família formada e cita que são sempre os mesmos a comentarem os artigos ,mencionando a formação de uma família ,o que sugere um grupinho , no que está solenemente enganado. Se mais pessoas não comentam , com certeza, é porque não querem . Aliás, o próprio Sr. Ubaldo Neto foi aceito e está tendo o seu comentário publicado no Blog , está sendo mais um a entrar com a sua opinião, que foi devidamente divulgada.
    Eu comecei a me comunicar com o blog porque ele está aberto ao público e fui bem recebido.Eu sou e sempre fui independente ,e me aproximo de qualquer pessoa ou entidade que aprecie a minha presença. Tenho idéias próprias e não sou mais criança.Sou um antigo morador do Rio Vermelho ,ainda do tempo do velho .Taboada ,do Sr. Astério, do Pasquale De Chirico , Quém se lembra deles ? Das quermesses no largo de Santana , do banho de mar a fantasia ... Não sei porque entidade alguma aqui do Rio Vermelho , não me procura ou se comunica comigo.Nem imagino porque porque um morador tão antigo como eu ,fica tanto tempo invisível ! No lugar daquele desabafo, o Sr. Ubaldo Neto deveria, isso sim, procurar uma aproximação com o público e tornar a coisa mais transparente, porque , também os moradores , precisam tomar conhecimento das coisas , relatar os seus problemas , opiniar e acompanhar a vida do bairro e não de serem mantidos à parte Eu, pelo menos , não sei onde está instalada a Central e não sei quem são as pessoas que a fazem .
    Gostaria de saber,para que possa emprestar a minha presença , saber o que está acontecendo e, eventualmente, prestar a minha colaboração . Além do mais, saber a quem encaminhar os meus pleitos. Do jeito que está, parece que os moradores não representam coisa alguma na comunidade . Se é colaboração que ele deseja, aqui está uma ótima oportunidade de se apresentar à comunidade e estreitar relações. Caso contrário , as forças continuarão dispersas e, se alguma coisa realmente for feita, os méritos serão atribuídos a uma entidade que, na realidade, fala e age por si só, essa é a impressão. É preciso divulgação.
    Esta é a minha opinião pessoal. Repito : a minha opinião pessoal e não de participante de família ou de grupinho - O meu endereço pessoal , para que todos saibam , é : sarnelli@terra.com.br .
    Aliás, muito estimaria se o endereço da Central fosse divulgado. A oportunidade é essa !Afinal, precisamos saber a quem nos dirigir...e de quem cobrar as coisas...

    ResponderExcluir
  9. Ubaldo, também tenho que afirmar que a Senhora Carmela age com as armas que tem, e diga-se de passagem, uma ótima idéia, é assim aos poucos, que se tenta uma mobilização, PARA A PARTIR DAI, montar qualquer liderança em nome da comunidade em questão para que se debata junto ao administrador da cidade.

    Com todo o respeito, não é desta forma como você e os seus agem e vem agindo a muitos anos, que o digam os que viveram com seus antecessores, estiveram sempre metidos com supostas lideranças do bairro exercendo politicagem, sem resultados notórios ou de favorecimento da área, pois até hoje os problemas continuam os mesmos. Ruas esburacadas, passeios públicos inadequados, utilização ilegal de via ou área pública, deterioração da aparelhagem pública, falta de manutenção etc.

    O memorial que sua família quer criar e instalar é uma boa idéia, só que você não acha que seria melhor mantermos e cuidarmos dos que já existem e estão em péssimas condições como este idôneo blog tanto retratou. Talvez a intenção seja mostrar a seus bisnetos que o bisavô construiu ou ajudou a construir isso, se não deteriorar até lá.

    Casa dos imortais do Rio Vermelho???? Tenha paciência companheiro, vá dar uma volta no "seu suposto bairro" para realmente identificar seus problemas angariar pessoas e tentar realizar suas "boas idéias". E não se usar de amigos ou conhecidos envolvidos ou influentes no poder que nada tem a ver com o bairro. O problema não é você fazer, e sim como você ou os seus estão fazendo.

    Não sou parente da autora do blog, mas apoio sua iniciativa, inclusive se assim for, a de criar uma entidade que realmente represente os verdadeiros moradores do Rio Vermelho.

    Nâo é como você e seus familiares, que simplesmente tem até uma boa idéia, mas se posicionam como líderes de supostas entidades sem ter uma participação quantitativa e qualitativa da população. Para não falar do reconhecimento. Revitalizar o Mercado do Peixe? Está história é antiga e não é uma idéia sua, ok?

    O vereador GOdinho é morador do bairro? Por que ele? é proximidade com sua família também?

    Fabio Monteiro
    Morador do Rio Vermelho a mais de 30 anos.

    ResponderExcluir
  10. Ubaldo tenho algumas perguntas para você?

    1. Quais são suas qualificações para este cargo que você denomina como: presidente do Conselho de Cultura e Turismo do Rio Vermelho?

    2. Nós não temos nem uma associação dos moradores descente ou atuante, como é que temos o conselho de cultura e turismo do Rio Vermelho?

    3. O que te credencia para ser presidente deste orgão?

    4. Para ser presidente é necessário dirigir os trabalhos de uma assembléia ou corporação, seu conselho é formado por quem?

    5. Estátua de bronze? O salitre agradece viu Ubaldo. Talvez você ou Sidiney Rezende(ao seu lado na foto que divulgou)limparão com suas próprias mãos ou flanelas para que seus sucessores familiares desfrutem de mais este patrimônio.

    Não sou parente da autora do blog, só um internauta morador do Rio Vermelho, bairro abandonado pela presidência de supostas entidades do bairro.

    Continue assim Dona Carmela, parabéns. Só assim percebemos que existem pessoas oportunistas e que se veste de cordeiro para esconder sua carapaça de lobo.

    rac (23 anos de Rio Vermelho)
    (não preciso me identificar, pois diferente de você não exerço nem pretendo exercer cargos públicos, não pretendo administrar verba pública, não utilizo de politicagens para obter vantagens ou favores de instituições públicas)

    ResponderExcluir
  11. Vamos em frente Blog do Rio Vermelho.
    Estou de longe e quando vou a Salvador o que comprovo é o que leio nesse blog. Não estou falando que esse blog é o Dono da Verdade
    Pelo que vejo nada nesse blog é pessoal ele é extremamente imparcial.

    ResponderExcluir
  12. Graças a informação que saiu no blog foi ontem ao lançamento do livro de seo Ubaldo sobre Caramuru, tinha até muita gente. Ainda não tive tempo de ler,mas assim que o fizer tecerei meus comentários.

    ResponderExcluir
  13. Situação hilária debater com uma pessoa que não tem a coragem de se identificar e tem a petulância de fazer tantas indagações e insinuações. E para completar é mal informado, porque quem postou a mensagem acima fui eu: Ubaldo Neto, não foi meu pai. Ele nem está sabendo deste debate, apesar de que ele sabe da existência do blog.

    A crítica que fiz foi em relação aos ataques pessoais e ironias em relação à Central das Entidades. O blog tem suas qualidades sim, mas é PARCIAL a partir do momento que apoia uma associação de moradores (que no caso é a AMARV), e não abre a boca para criticar a mesma. Por falar em AMARV (que a dona do blog apoia), vcs já esqueceram que o antigo presidente em setembro passado convocou uma Assembléia Geral ao apagar das luzes dois dias antes da votação para nova diretoria!?. Sabe o que aconteceu nesta Assembléa fraudulenta?? Houve nomeação de novos sócios, pessoas coligadas da atual presidência, inclusive pessoas que nem moram no Rio Vermelho ou tem qualquer envolvimento com o bairro. Qual a finalidade destas nomeações? R: Ter maior número de votos na Eleição. E quem ganhou a eleição?? R: A atual diretoria. Isso sim é politicagem e tal fato nunca fora citado neste glorioso blog!! Já no caso da Central a coisa é diferente. Se a Central apresenta o projeto do Memorial Caramuru, tal projeto não presta!! Se homenageia um tradicional pescador do bairro (Tenente), tá errado e ainda o chamam de Tenente sem patente, se cria um jornal, ironizam, entaõ tudo tá errado e vcs é que estão certos. A Central das Entidades do Rio Vermelho realmente está correndo atrás de benefícios em prol do Rio Vermelho, e os resultados virão, mas infelizmente o apoio do governo é um processo muito lento. Atuar é procurar parcerias, mas se o vereador/prefeito não é do agrado de meia dúzia...tenha paciência. Atuar não é ficar em frente ao computador como anônimo fazendo insinuações e chamando os outros de oportunistas.

    Ao pseudônimo RAC, dentre as perguntas feitas por você direcionadas ao meu pai, só vou lhe responder esta que segue abaixo.

    RAC pergunta: Quais são suas qualificações para este cargo que você denomina como: presidente do Conselho de Cultura e Turismo do Rio Vermelho?

    Resposta: No Rio Vermelho reside desde 1958, criou em 1965 o jornal Vip, órgão informativo do Grêmio Juventude do Rio Vermelho, entidade da qual foi um dos fundadores. Em 1986, lançou o Jornal do Rio Vermelho, porta-voz da Associação dos Moradores e Amigos do Rio Vermelho (Amarv), entidade que presidiu por dez anos, desde a sua fundação. Em 2008 criou a Folha do Rio Vermelho, periódico para divulgação de fatos históricos, culturais e turísticos. Atualmente é presidente do Conselho de Cultura e Turismo do Rio Vermelho (Conturv) e da Academia dos Imortais do Rio Vermelho (Acirv), tendo coordenado a implantação do site www.acirv.org.
    Bacharel em administração de empresas, pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Ubaldo Marques Porto Filho é autor de dezenas de trabalhos técnicos centrados nas temáticas em que é ícone: turismo, cultura, biografias familiares e empresariais, história dos charutos e tudo que possa se referir ao Rio Vermelho. Tem os seguintes livros editados:

    1.Turismo, Realidade Baiana e Nacional – trabalho técnico. 495 páginas, 1976.

    2.Rio Vermelho - história do bairro que foi o primeiro balneário turístico da Bahia. 273 páginas, 1991.

    3.Deraldo Motta, Realizador de Sonhos – biografia de uma das personalidades mais marcantes que a Bahia teve no século XX. 207 páginas, 2005.

    4.Bahia, Terra da Felicidade – história do turismo na Bahia e da Bahiatursa. 263 páginas, 2006.

    5.Família Taboada na Bahia – saga de um clã familiar com grande relevância na história do Rio Vermelho e da Bahia. 412 páginas, 2008.

    6.Cartilha dos Logradouros do Rio Vermelho – histórico e relação de todos os logradouros do bairro com 500 anos de descoberto. 28 páginas, 2008.

    7.Dois de Fevereiro no Rio Vermelho – tudo sobre a Festa de Yemanjá mais importante que se realiza no mundo. 96 páginas, 2009.

    Outros seis livros de Ubaldo se encontram no aguardo da publicação. São os seguintes: Dinha do Acarajé – biografia de Lindinalva de Assis, famosa baiana de acarajé; Rio Vermelho, de Caramuru à Dinha do Acarajé – registro histórico; Rio Vermelho Cronológico, 1509-2009 – história dos 500 anos do bairro descoberto por Caramuru; José Taboada Vidal, Benemérito do Rio Vermelho – biografia do patriarca da Família Taboada na Bahia; Nelson Taboada, Pai & Filho – biografias do industrial Nelson Taboada Souza e do empresário Nelson Almeida Taboada; e Suerdieck, Epopéia do Gigante – história da família e da empresa (1892-1999) que foi a maior produtora mundial de charutos artesanais.

    E vc RAC?, quem é vc mesmo??

    Respondendo ao Fabio Monteiro, que citou:

    1) ”....sem resultados notórios ou de favorecimento da área...”
    R: A construção do Mercado Municipal (Mercado do Peixe), foi uma sugestão da AMARV na epoca presidida por meu pai, em 1988 se não me engano, que em parceria com o então prefeito Mário Kertéz fez o projeto virar realidade.

    2) “...O memorial que sua família quer criar e instalar...”
    R: ????????? Minha família??? rs rs

    3) “...Casa dos imortais do Rio Vermelho????...O problema não é você fazer, e sim como você ou os seus estão fazendo.
    R: Faça alguma coisa vc também, escreva uma carta para a Administração Regional do Rio Vermelho - AR VII - descrevendo os problemas do “seu bairro”.
    Finalizando, prezado Fabio Monteiro, antes de atacar os outros, primeiro aprenda a escrever. “morador do Rio Vermelho a mais de 30 anos”. Correto: “há mais de 30 anos”.

    Ass: Ubaldo M. Portto Neto

    “Mantém-te distante da inveja, pois assim como o fogo queima a lenha, a inveja consome as boas ações.” (Autor Desconhecido).

    ResponderExcluir
  14. Nossa! O debate aqui tá pegando fogo. Esse blog está tocando nas feridas e por isso está incomodando. Não conheço as pessoas envolvidas na polêmica, mas gostaria de dizer que a iniciativa do blog para divulgar e denunciar as coisas do bairro é muito boa, por isso resolvi dar meu pitaco. Pelo currículo apresentado percebe-se que o Sr. Ubaldo é um intelectual, mas isso não lhe dá o direito de apontar erros de ninguém. Achei uma postura arrogante e antipática.
    - Quais são mesmo as entidades associadas a essa Central?
    - Qual o endereço?
    Parabéns a Carmela e a todos os colaboradores do Blog do Rio Vermelho. E aproveito para pedir uma passadinha pelas ruas do Céu e Nelson Galo, para constatar a falta de segurança que reina por aqui.
    Mônica Dias

    ResponderExcluir
  15. Apresentado o Sr. Ubaldo...que tantos livros escreveu, que vários anos dedicou ao bairro...e que hoje preside duas instituições...

    As perguntas proferidas não têm tom de agressão ou desrespeito e só refletem a minha desinformação sobre seu genitor.

    Com toda esta atenção que você dedicou em apresentar seu Pai, convido-o a um raciocínio rápido.
    Não é um desperdício uma escultura de bronze numa área com um índice de salitre altíssimo?
    Tenente o que você defende, é acusado por diversas irregularidades a frente da associação dos pescadores.
    A Praia de Santana não deveria ser tema principal da(s) reunião(ões) "conseguida(s)" por seu Pai com o atual gestor da cidade?
    A praça ou área pública que o Pároco do bairro se apossou cercando, para servir de estacionamento, também não deveria ser debatido em tal reunião?
    Dez anos não é tempo demais para um cargo de administração pública?

    Começo a entender os dez anos de presidência do Ilustríssimo Sr. Ubaldo.
    A intenção do blog é discutir a vida do Bairro e assim estamos fazendo.
    Como já deve ter procuração, sinta-se a vontade, para se quiser , responder minhas dúvidas.
    Já que agora teremos um porta voz do "nosso" Presidente...VOCÊ.
    Dúvidas de um simples morador que ainda não escreveu biografias. E por não exercer, nem almejar lideranças ou representatividades PÚBLICAS prefiro permanecer no anonimato.
    O Rio Vermelho precisa de você ou de seu Pai, URGENTE.

    ResponderExcluir
  16. Que absurdo...as perguntas feitas, são consequência de uma posição que SEU PAI exerce ou tentou exercer com competência, mas mesmo com toda sua experiência como autor de livros e como você mesmo se orgulha, com dez anos de administração a frente do Bairro, ele, SEU PAI, não obteve êxito como PRESIDENTE, mas continuem tentando, porque Presidente é um cargo que sua família deve prezar e tem como objetivo para os seus, mesmo que seja necessário criar uma nova instituição, que o diga o histórico que você mesmo ressaltou.
    Sobre o erro, terei sua mesma atitude, rsrsrrsrs, prefiro não comentar. Mas lembre-se três dos livros do seu Papai, que já li, também estão precisando de uma revisão, atenha-se aos seus erros e pontos fracos porque assim poderemos nos unir para um Rio Vermelho melhor.
    Só por curiosidade, o filhinho do papai deve responder. O(a) anônimo(a) RAC pretende ser Presidente também?
    Por favor filhão, faça um favor para seu Pai, peça a ele, se de interesse for, que responda as perguntas e as acusações contra ele.
    Fabio Monteiro

    “Quem olha para fora , sonha. Quem olha para dentro, desperta.” Jung

    ResponderExcluir
  17. Como revisor o Sr. Ubaldo Filho se saiu muito bem, será que ele também herdará a má gestão de seu Pai?
    Não esqueçamos que aqui é para se discutir ações em nosso bairro, em nenhum momento na discussão, vi o clã Ubaldo sugerir uma união deles com o blog para assim aumentarmos ainda mais nosso poder de realizações.
    Troca de farpas, sarcasmos e agressões é tudo?
    O Rio Vermelho precisa nós.
    Vamos nos mobilizar minha gente.
    Multirão para recolher detritos nas praias num domingão, que tal?
    Marcelo

    ResponderExcluir
  18. VAMOS EM FRENTE PARA MELHORAR O RIO VERMELHO QUE ESTA ABANDONADO.
    NÃO HÁ JUSTIFICATIVA PARA ISSO.
    NÃO HÁ BIOGRAFIA PARA ISSO.
    O QUE TEMOS QUE VER É QUE O RIO VERMELHO A CADA TEMPO QUE PASSA ESTA FICANDO MAIS DECADENTE E SUJO.
    MOREI 20 ANOS NO RIO VERMELHO E SEMPRE QUANDO VOU A SALVADOR ESTOU NO BAIRRO E NUNCA OUVI FALAR NA AMARV, UBALDO, JÕAO, 2 FILHOS DE FRANSCISCO E ETC. E GRAÇAS A INFORMAÇÃO DESSE BLOG ESTOU SABENDO DESSAS COISAS.
    O QUE EU REALMENTE SEI É QUE O RIO VERMELHO ESTA UM ABANDONO.


    ISSO É O QUE EU ACHO.

    PARABÉNS AO BLOG PELA DIGNIDADE IMPARCIALIDADE E INFORMAÇÃO.

    ResponderExcluir
  19. Conversando com O Sr. Ubaldo Neto


    Todo mundo sabe que acompanho o blog do Rio Vermelho e que eu sou uma daquelas pessoas que estou sempre inserindo um comentário , produto da minha imaginação e maneira de pensar. Já disse que sou independente , acrescento que não pertenço à corrente alguma e que ajo por conta própria.

    Esta polêmica que surgiu no blog , até agora , não nos levou a lugar algum , ou levou ?

    Vi que o Senhor , comentou diversos itens de outras pessoas , mas não se referiu a nenhum ponto por mim levantado.

    Em postagem anterior , para que possamos nos integrar , sugeri uma aproximação que poderia ser promovida pela Central, através de quem a faz .

    Perguntei onde funciona a Central ( e também as Associações ).

    Outra coisa que desejo acrescentar, é que desconheço totalmente o projeto do Memorial ao Caramuru, que, dito aqui entre nós, até poderia aprovar , mas preciso conhecê-lo , já que me considero no direito, por ser algo público e de interesse da comunidade.

    Mas, existe tanta coisa por aí necessitando de reparos e manutenção que, provavelmente, talvez fosse mais conveniente manter o pouco que já temos , bem cuidado , do que criar mais um . Veja aquele “ monumento “ que festeja o famigerado emissário submarinho , que poliu e tornou imprestáveis algumas praias ..

    Não era necessário fazer referência à formação do Sr. Ubaldo M.Filho que todos nós sabemos quem é, e a sua capacidade intelectual , tanto que é conhecido como um renomado escritor. O que o pessoal perguntou, foi sobre a representatividade e como a conseguiu. Eu sou um dos moradores do Rio Vermelho que, só neste endereço atual, moro há 50 anos . Morei no alto de São Gonçalo , na avenida Oceânica, onde hoje o restaurante Sukyaki ocupa parte do terreno da casa do meu avô , Pasquale De Chirico , autor de diversos e importantes monumentos espalhados pela nossa cidade. Cresci na praia de Ondina e ainda morei no antigo posto policial ali no início da Oceanica e, de quebra, na Rua Bartolomeu de Gusmão. Andei trocando muitos endereços. O engraçado é que nunca fui consultado sobre coisa alguma !

    O nosso interesse, Sr.Ubaldo Neto , é unir as forças dispersas, sabermos a quem nos dirigir quando temos um pleito a apresentar e não ficarmos a criar polêmicas e perdendo tempo com elas. Uma corrente só é uma corrente, porque os elos estão unidos e aí ela passa a ter força ... Agora mesmo estou às voltas com a SET ( proc.63390-2008 01/12/2008 ) porque precisamos, e urgentemente, de um conjunto de sinaleiras ali onde existe uma faixa de pedestres que corta a Av. Conselheiro Pedro Luiz , esquinas com as ruas José Taboada Vidal e Canavieira, já do lado do Parque. Como ponto de referência, basta tomar os fundos da Academia FORMA . Bem que a Central poderia dar uma mãozinha. Mande ver o local e ficará escandalizado com o perigo que os pedestres, todos moradores do Rio Vermelho, correm ao tentarem atravessar as pistas ( são duas ). Os motorista, como é notório, simplesmente não respeitam os pedestres. Pisam no acelerador e, para intimidar, ainda buzinam... No local, nem ao menos existem placas de avisos daquelas que a SET costuma colocar... “ Pisou...parou ! “.. Pois sim !...

    Longe de desejar abrir polêmica e de querer dar oportunidade para isso , apenas desejo algumas informações que um morador do bairro, novo ou antigo como eu, precisa saber.

    Acredita que não sei onde funciona a AMARV e quem está à frente dela ? Tentei digitar www.amarv.com.br e o que abriu na minha telinha foi o site da Academia dos Imortais.

    O Senhor precisa divulgar os endereços das entidades, algo que interessa à toda a população . Porque não ser mais transparente ?

    Sarnelli

    ResponderExcluir
  20. Conversando com o Sarnelli:

    Já que vc citou o site da Acirv, informo que há exatos três anos está no ar o site www.acirv.org. Para quem não sabe, Acirv significa: Academia dos Imortais do Rio Vermelho, entidade sem fins lucrativos fundada por antigos e tradicionais moradores do bairro no intuito de fomentar a cultura, história e turismo, além de reunir antigos amigos, etc.. Obs: Pelo que eu saiba hoje só existem dois sites que falam sobre o RV: www.portalriovermelho.com.br e www.acirv.org, além do blog da Carmela.

    A idéia de fundar a Acirv foi de Loli em 2003, que se juntou a Ubaldo, Roberto Garrafa, Clóvis, etc... No site da Acirv existe ENDEREÇO FIXO e E-MAIL para contato, ATA DE FUNDAÇÃO, e existe também uma homenagem ao seu avô, Pasquale de Chirico. Segue link: http://www.acirv.org/hp/revista.asp?id=24&tipo=geral. A Central das Entidades pelo que eu sei ainda não possui endereço, mas possui um canal de comunicação que é sempre publicado na Folha do Rio Vermelho, distribuida gratuitamentejá faz alguns meses. Na verdade são dois e-mails para contato: folha@acirv.org e central@acirv.org. O que ocorre Sarnelli, é que a maioria das pessoas abrem o jornal e tem preguiça em ler o conteúdo. Olham só as fotos que lhe interessam e depois amassa e joga fora. Aí na hora de criticar, fica esperneando parecendo “menino pequeno”. Não estou dizendo que seja o seu caso.

    Ao longo desses três anos, através do FALE CONOSCO, a Acirv recebeu dezenas de sugestões, perguntas, elogios, críticas e opiniões sobre o Rio Vermelho. Inclusive vários moradores discutiram sobre o Projeto Memorial Caramuru, que já consta no site fazem três anos. O site é público, então não me venha falar em transparência. Se vc digitar no Google uma dessas palavras: Caramuru, Memorial Caramuru, Rio Vermelho, História do Rio Vermelho, 500 anos do Rio Vermelho, vc vai ser direcionado ao site da Acirv, ao blog da Carmela, ao portal do Rio Vermelho, etc. Então, quem quer informação, deve correr atrás da informação, deve mandar um e-mail, ou se direcionar à uma das entidades que formam a Central: Paroquia de Santana, Colônia de Pesca, Casa de Cultura Carolina Taboada. E outra coisa, a provavel construção do Memorial Caramuru já vem sendo divulgada faz bastante tempo.

    Continuando Sarnelli, quando vc citou que não sabe onde funciona a AMARV e quem está à frente dela, eu lhe faço a mesma pergunta - onde funciona?? O nome do presidente eu sei: Sr. Ricardo Barreto. Mas esse blog não toca no nome AMARV, Por que??? Será que a dona do blog é amiga da atual diretoria??? Foi essa a questão que levantei, entende Sarnelli, eu não vou ficar calado vendo pessoas proferindo insinuações do tipo: “...começo para manipulação de verba pública em benefício próprio...” / “Só assim percebemos que existem pessoas oportunistas e que se veste de cordeiro para esconder sua carapaça de lobo”.

    Tenho a obrigação em defender as idéias da Central das Entidades, porque conheço de perto o empenho dos dirigentes (não só meu pai) em trazer projetos para o bairro. E tem um detalhe: estou defendendo sem chamar “meia dúzia” de amigos para tb postarem no blog. O Rio Vermelho está abandonado há muito tempo. A Pituba ganhou calçadas de marmore, a Barra sempre é privilegiada, a Av. Centenário ganhou calçadão moderno, enfim vários bairros estão buscando melhorias. Concordo que o RV tem outros inúmeros problemas para serem resolvidos. Mas, após anos e anos do bairro ficar jogado no escanteio, quando uma entidade consegue de fato chamar a atenção dos governantes para ser construído um empreendimento importante, vejo criticas e ironias de carater político e pessoal contra os idealizadores do projeto.

    Portanto, para mim este assunto já está saturado, já expressei minha opinião à respeito do tema parcialidade.

    Ubaldo M. Portto Neto

    ResponderExcluir
  21. Bem, agradecendo a atenção dos seus esclarecimentos ,lhe digo que eu só sou responsável pelo que eu mesmo falo ou escrevo, portanto, considero boa parte das suas críticas não direcionadas à mim e, assim, não vou tomar conhecimento delas. Realmente , eu mesmo não sei onde funciona a Amarv e ainda desejo saber se é uma entidade ativa e por que , se não é, ainda se fala nela .
    Até onde eu sabia, ela não existia mais.A minha curiosidade está no fato de o Senhor mesmo, em um dos seus comentários, perguntou por que o blog não criticava a Amarv.
    É só o que posso dizer. Quanto ao projeto existir há três anos, confesso que, somente agora , tomei conhecimento e não sei também qual a explicação para o fato.Gostaria muito de conhecê-lo . Com relação ao jornal que é distribuído,há alguns meses, posso lhe garantir que nenhum exemplar chegou às minhas mãos e até pediria que me informasse como é feita a distribuição e qual é a sua periodicidade. É, evidentemente, um meio de comunicação com o público e de divulgação de atividades, do qual eu estive privado. Com relação às lições que me passou , de como se buscam as coisas na Internet, agradeço, mas eu não poderia estar procurando algo que não sabia se existia. Na verdade, somente a partir do aparecimento do blog , é que eu estou tomando conhecimento de como andam as coisas no bairro e começo a participar. Antes disso, estava me sentindo perdido , sem informações ...
    Agradeço também os endereços que me forneceu e lembro que tenho um eletrônico que é " sarnelli@terra.com.br ", que peço a gentileza de cadastrar. Para efeito de encaminhamento de correspondência, todo mundo sabe que moro à rua Feira de Santana 319 - CEP 41.940-600.
    Como a Central ainda não tem endereço fixo, como disse, vamos esperar que o consigam para breve , mas, na atual circunstância, onde é que está funcionando ?
    Agradeço a divulgação dos nomes das pessoas que poderão dar algumas informações mas confesso que preferia tomar conhecimento das coisas através mesmo da Central. Termino com uma pergunta:
    por que não foi bastante divulgado o lançamento da pedra fundamental do memorial ? Acontecimentos importantes merecem boa divulgação.Bem, é só!

    ResponderExcluir
  22. Tomara que vcs consigam mais que nós moradores da barra, onde Pedro Godinho é morador e "amigo da associação do bairro" - de boas intenções o inferno esta cheio queremos ações concreta, bjs

    ResponderExcluir
  23. Taí , Carmela. O anônimo que se assina como Marcelo, deu uma boa idéia ! Por que não se organizar um mutirão para dar uma geral nas praias do Rio Vermelho? Poderia-se até aproveitar a oportunidade para fazer " uma espécie de vistoria " e anotar diversas irregularidades que, certamente , serão encontradas. Assuma o comando, amiga, daí de cima , unindo o pessoal em torno do blog. Pode-se fazer a coisa até mesmo chamando àtenção da imprensa falada e escrita.

    ResponderExcluir
  24. EM NOME DO PAI!
    Ubaldo Neto, parabéns pela defesa do seu pai e dos serviços prestados por ele ao bairro - que não sou poucos. De um bom filho não se podia esperar outra coisa.
    Naturalmente que meu amigo Ubaldo atingiu um patamar intelectual bem acima do nosso – “escrevedores de asneiras”, como você bem frisou - e não iria se dar ao trabalho de nos responder...mas plagiando a canção eu diria que os escrevedores de asneiras “também tem um coração” ...e também se interessam pelos problemas do bairro.
    O que aconteceu com seu pai é que a glória e o orgulho lhe subiram à cabeça, Ele julga-se a única pessoa apta a falar em nome do bairro.
    Veja:
    1 - A ACIRV - como você citou - foi uma idéia de Loli, mas seu pai apropriou-se dela. A ACIRV hoje é uma entidade de Ubaldo, que não tem sede e jamais se reuniu para o que quer que fosse. Os pretensos “acadêmicos” (entre os quais eu me incluo) não são ouvidos para nada.
    2 – O Memorial Carmuru foi bolado por seu pai que apresentou o projeto à diretoria da ACIRV de então e não permitiu que fosse mudada sequer uma vírgula.
    3 – O Site da ACIRV também foi-nos apresentado já pronto e na Internet sem que ninguém da “Academia” tivesse sido chamado par dar qualquer opinião.
    4 – Seu pai dá-se o título de “historiador do bairro”. Ora prof. Cid, prof, Aurélio, Hildegarde Vianna que eram pessoas (na minha opinião) com bem mais cultura que seu pai, também escreveram sobre o bairro e jamais se auto-proclamaram “historiadores” do bairro.
    5 – Tudo que seu pai faz coloca o carimbo de “Oficial”. O site da ACIRV é “o site oficial do Rio Vermelho”, O jornal é “o jornal oficial do Rio Vermelho”.Fui ver no Aurélio e “oficial” é algo que emana de uma autoridade, seu pai, pelo que eu saiba, mesmo com tanto serviços prestados ao bairro, ainda não é nenhuma autoridade, mas ele pensa que é.
    6 – Seu pai criou a Associação Iemanjá para tomar a festa de do dia 2 de fevereiro da mão dos pescadores da colônia Z-1. Formou uma diretoria onde mistura ingênuos pescadores com pessoas ligadas a políticos. Qual a finalidade? Eu desconfio qual seja. E direi na época oportuna...
    7 – Por fim, todas essas entidades - ACIRV, CENTRAL DE ENTIDADES, CONSELHO DE TURISMO, ASSOCIAÇÃO IEMANJÁ, etc – foram criadas por seu pai que, ou é presidente ou colocou na presidência e na diretoria pessoas de sua influência. O que leva uma pessoa querer exercer tanto poder no bairro?
    Se não fosse lhe dar trabalho gostaria que você mostrasse essas “asneiras” a seu pai, que apesar do pesares ainda considero meu amigo, assim como você, e por isso gostaria de lhes dar um conselho final: MAIS HUMILDADE!

    ResponderExcluir
  25. EM NOME DA IRMÃ

    Pino Talento, parabéns pela defesa da sua irmã (autora do blog). De um bom irmão não se podia esperar outra coisa. Evidentemente que vc tá “rodando a baiana” e falando inverdades pq toquei na ferida, quando falei sobre PARCIALIDADE. A questão da eleição fraudulenta da AMARV vc sequer tocou no assunto muito menos sua irmã, e o Blog na época apoiou a AMARV! DEIXE DE SER PARCIAL SR. PINO TALENTO!!! Vc tem o talento em apenas criticar, vc é do contra, vc já fez o quê pelo Rio Vermelho?, além de ficar pelos butecos enchendo a cara??? Vc recebeu sim o convite para o lançamento do livro sobre Caramuru, que teve a presença do Prefeito João Henrique, vc não foi pq não quis, compareça mais aos eventos e exponha seus sentimentos e suas idéias! Não fique refém do computador, em frente ao computador todo mundo fica poderoso. A Acirv sempre comunicou aos seus sócios e dirigentes, através de carta (eu já digitei várias) todas as Assembléias, Reuniões, e Festas de Congraçamentos. Aliás nas Festas de Congraçamentos idealizadas por Loli e Ubaldo, o senhor Pino Talento estava em todas, tomando todas!! Já nas cartas que recebe para Assembléia Geral , Reuniões e Lançamentos de Livros (que a comunidade está presente) o mesmo não comparece!!! FAZ-ME RIR!!!

    ACREDITO QUE VC TEM ALGO PESSOAL CONTRA MEU PAI (que ainda não sei qual é). Ubaldo é uma pessoa idônea e respeitada no bairro. Se ele cria entidades, é pq está faltando iniciativas. Que grande besteira vc falou sobre ser historiador. Se uma pessoa escreve sobre um bairro ou determinada coisa, a pessoa é historiadora e conhecedora daquele assunto próprio. O renomado prof. Cid Teixeira, por exemplo, é historiador da Bahia, pq escreve sobre a Bahia em geral, meu pai é simplesmente historiador do Rio Vermelho, não da Bahia.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS - TRANSCREVENDO SEUS COMENTÁRIOS:

    A ACIRV foi uma idéia de Loli, mas seu pai apropriou-se dela. A ACIRV hoje é uma entidade de Ubaldo, que não tem sede e jamais se reuniu para o que quer que fosse. Os pretensos “acadêmicos” (entre os quais eu me incluo) não são ouvidos para nada

    MENTIRA

    Memorial Carmuru foi bolado por seu pai que apresentou o projeto à diretoria da ACIRV de então e não permitiu que fosse mudada sequer uma vírgula.

    MENTIRA Além de mentiroso é desinformado. Projeto da Prefeituta.

    O Site da ACIRV também foi-nos apresentado já pronto e na Internet sem que ninguém da “Academia” tivesse sido chamado par dar qualquer opinião.

    MENTIRA

    Seu pai criou a Associação Iemanjá para tomar a festa de do dia 2 de fevereiro da mão dos pescadores da colônia Z-1. Formou uma diretoria onde mistura ingênuos pescadores com pessoas ligadas a políticos. Qual a finalidade? Eu desconfio qual seja. E direi na época oportuna

    MENTIRA Desde 1986, Ubaldo contribuiu para a Festa de Yemanjá. Diga qual finalidade?

    Dispenso seus conselhos Sr. SEM PINGO DE TALENTO, quem vc pensa que é para julgar as pessoas e dar conselhos?? Não me considero amigo de uma pessoa que ofende outra num debate com o termo: “te econjuro!”. (memória curta)

    Gostaria de retribuir a gentileza e também lhe dar um conselho: MENOS RAIVA e MAIS TALENTO NAS ATITUDES!!

    Ubaldo M. Portto Neto

    ResponderExcluir
  26. Acredito que cada um já disse o que quis e bem entendeu sobre esse assunto, Foi um debate embora virtual, mas bastante caloroso e esclarecedor, melhor ainda demostra que as pessoas estão antenadas e esse é o dado positivo de toda essa polêmica. Mas vamos procurar sair do campo dos insultos pessoais e voltar a discutir as questões do bairro, seja em nome do pai, da irmã do neto ou do vó.

    ResponderExcluir
  27. Paróquia de Santana, Colônia de Pesca, Casa de Cultura Carolina Taboada? Essas são as entidades que integram a Central? Será que o Rio Vermelho é assim tão pobre de entidades? E como pode uma central de entidades não ter sequer um endereço????? Vá ser presidencialista e gostar de poder assim lá na .....
    Humildade não faz mal a ninguém.
    O debate é muito bom, mas o negócio aqui degringolou para o baixo nível. Gente, vamos tentar manter o nível e se prender ao foco do debate que é o bairro. Grande abraço a todos,
    Mônica Dias

    ResponderExcluir
  28. DIREITO DE RESPOSTA

    "EU BEBO SIM, ESTOU VIVENDO/
    TEM GENTE QUE NÃO BEBE E ESTÁ MORRENDO"

    Ubaldo Neto: Não vamos partir para ofensas pessoais. Aqui não é espaço para isso. Repare que as críticas que tenho feito referem-se as atitudes de seu pai (pessoa que eu conheço há mais de 40 anos -portanto muito antes de você nascer - e contra quem não tenho nada de pessoal)em relação ao bairro do Rio Vermelho.
    Nas confraternizações que houve bebi tanto quanto os demais, realmente não tenho ido mais a eventos providos por seu pai por achar que são eventos feitos só para enaltecê-lo e eu não estou a fim de servir de platéia para ele, já os bares do Rio Vermelho frequento sim, bem menos do que gostaria, mas sempre que posso apareço, e tenho orgulho disso, afinal foi nos bares que nossa geração fez grandes amizades.
    Sobre a ACIRV tenho a dizer o seguinte:
    Ao voltar a morar no Rio Vermelho, Loli idealizou um evento para reunir velhos amigos e daí a criação de uma entidade que congregasse amigos de infância do bairro. Foi marcado um encontro num bar (olha o bar aí!) onde pudemos rever amigos de longa data e que há muito tempo não víamos. A partir daí entra o estilo Ubaldo. O que era para ser um simples encontro tornou-se a criação da "Academia dos Imortais do Rio Vermelho". O critério para entrar na academia foi a assinatura no livro de presença, os primeiros 50 tornaram-se “acadêmicos”, os restantes formaram os conselheiros. Foi criada uma comissão provisória (formado por Ubaldo, Loli, LucianoFigueiredo, Hélio Campos e este “escrevedor de asneiras”) para fazer uma minuta dos estatutos, depois seria marcada outra reunião qundo seriam discutidos os mesmos e eleita uma diretoria. Surpresa! Ubaldo transformou a comissão provisória em diretoria com mandato de 4 anos! Ele mesmo escreveu os estatutos, registrou tudo em cartório reservando para ele o cargo de presidente. Durante os 4 anos de meu mandato a diretoria reuniu-se umas 4 veses. As reuniões eram quase sempre na casa do presidente, ele determinava a pauta, falava o tempo todo, expunha o que tinha decido e encerrava a reunião. Se a diretoria reuniu-se umas 4 vezes, os “acadêmicos” jamais foram chamados para qualquer reunião, a não ser os encontros de confraternização organizados por Loli ( onde, segundo você, eu enchia a cara), quando questionado o presidente dizia que não adiantava marcar reunião porque ninguém compareceria. Terminado meu longo mandato de 4 anos, onde nada fiz, disse a Ubaldo que não me colocasse em mais nenhum cargo o que ele deve ter feito com a maior satisfação. Num dos encontros de confraternização realizou outra “eleição” e reelegeu-se presidente por mais 4 anos. Moral da história a ACIRV não serve para nada, a não ser para dar mais um título ao seu presidente
    Deixo pra quem nos conhece avaliar se o que tenho escrito aqui é mentira.
    Para você não dizer que não falei da eleição da AMARV (da qual faço parte por ser morador e não ocupo qualquer cargo na diretoria ):
    Você diz que houve falhas. Não houve. Havia duas chapas: a de Ricardo e a de Ubaldo, este quando viu que estava em esmagadora minoria tentou adiar a votação, no que não foi atendido pela mesa, e retirou-se com “meia dúzia” de correligionários. A Chapa eleita formada por amigos (ou ex-amigos, como você quizer) de Ubaldo teve mais de 80 votos, fora os que não votaram porque chegaram depois da votação ter sido encerrada
    Cite-se que Ubaldo já havia capitaneado “o impeachment” do ex-presidente da AMARV, Mário Veras. O caso foi parar na polícia e não sei se existe algum processo tramitando na Justiça
    Processo eu sei que houve na eleição do Conselho Comunitário de Segurança. Ubaldo não satisfeito com os prováveis eleitos tentou impedir a eleição, como não conseguiu entrou com um processo na Justiça impugnando a eleição,o processo continua tramitando.
    Agora, só uma perguntinha: Ubaldo já é presidente da ACIRV, do Conselho de Turismo, é mentor, diretor ou conselheiro, da CENTRAL DAS ENTIDADES, da Associação Iemanjá, da Associação Caramuru e outras mais que não me lembro agora, será que não basta?
    Quanto ao "esconjuro" ,eu estava falando de um suposto "Todo Poderoso do Rio Vermelho", não sei porque vocês tomaram a carapuça.
    É... humildade realmente não é o forte de vocês.

    ResponderExcluir
  29. Senhores (as), acabei de mandar uma mensagem para o vereador godinho solicitando a retirada da favela que se formou nos barcos proximos a colonia . Ubaldinho, pede para entidade brigar por isso , aproveitando a frequencia na prefeitura e gabinetes . P. S . - impossivel esse blog não lembrar do descobrimento, D. Carmela já estava "na rede" nessa epoca.

    ResponderExcluir
  30. O e-mail do vereador Godinho é: pedrogodinho@cms.ba.gov.br . Vamos registrar as demandas do rio vermelho , principalmente a questão da favela que se formou nos barcos abandonados da praia de santana.

    ResponderExcluir